Limpar a ficha de Lula foi um golpe jurídico do STF para destruir Bolsonaro

Carlos Newton

Esta quarta-feira,  último dia de julgamento do habeas corpus que anulou as condenações de Lula, é uma data para lembrar, na História do Judiciário brasileiro. Uma data triste e tenebrosa. O que se viu foi um erro judiciário absolutamente inacreditável, com a Justiça curvada a interesses políticos inconfessáveis, com a ressalva dos votos de apenas dois ministros, que fizeram jus à toga – Marco Aurélio Mello e Luiz Fux.

Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, que também votaram contra a suspeição de Moro, não merecem ser mencionados. Apenas tentaram se limpar na undécima hora, depois de terem “inventado”, em outro julgamento, uma incompetência territorial “absoluta” que não existe no Direito Universal.

E tudo isso foi armado para inocentar um criminoso vulgar como Lula da Silva e permitir que volte à política para derrotar o presidente Jair Bolsonaro.

FALSA INCOMPETÊNCIA – Conforme defendemos insistentemente aqui na Tribuna da Internet, não existe incompetência territorial “absoluta”, salvo em casos relacionados a imóveis. Em processos como as condenações de Lula, a incompetência do juiz ou tribunal é sempre “relativa”, sem capacidade de anular as decisões que passaram por dez magistrados (13ª Vara de Curitiba, Tribunal Regional Federal e Superior Tribunal de Justiça).

Em seu impecável voto, Marco Aurélio deixou isso claro: “Existe uma máxima, um ditado: de que algo que começa errado tende a complicar-se em passo seguinte”, comentou ao repetir que ficou ‘perplexo’ com a decisão individual de Fachin que declarou o juízo de Curitiba incompetente para processar as ações da Lava Jato envolvendo Lula e anulou as condenações.

Eis que, em verdadeiro passe de mágica, é aberta a possibilidade de revisão dos títulos condenatórios mediante habeas corpus”, alfinetou. “Em primeiro lugar, a competência territorial é relativa, passível de prorrogação. Em segundo, não se tem um quadramento da matéria como apta a ser examinada mediante revisão criminal”, resumiu, magistralmente.

FUX CONCORDA – Em seguida, o presidente Luiz Fux deu seu voto seguindo o impecável posicionamento de Marco Aurélio, e reforçou que a incompetência territorial para julgar Lula era “relativa” e não poderia justificar a anulação das condenação.

Nulificamos um processo de sete anos. Será que o senhor (Pedro) Barusco (ex-diretor da Petrobras e delator da Lava-Jato) devolveu 100 milhões de dólares por generosidade? Será que as malas de dinheiro eram para doação homeopática? Será que os colaboradores se autoincriminam sob efeito de psicotrópicos?” —  questionou.

Ao concordar com Marco Aurélio, Fux disse que os processos foram construídos numa “arquitetura legítima, porque Estado tem o direito de impor a sua ordem penal, e foi jogada por terra exatamente por defeitos que não causaram nenhum prejuízo para a defesa”.

PUSILANIMIDADE – O posicionamento de Marco Aurélio e Fux mostrou a pusilanimidade dos outros ministros que decretaram a incompetência da 13ª Vara Criminal – Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.

Por que esses ministros desrespeitaram as leis? A única justificativa seria de que agiram propositadamente, para limpar a ficha suja de Lula e possibilitar que se candidate contra Bolsonaro.

Se é tão criticada a hipótese de que Bolsonaro quer dar um golpe militar, como aceitar que o Supremo faça o mesmo e aplique um flagrante golpe jurídico contra Bolsonaro e as instituições?

A HONRA DE MORO – E para concretizar esse nauseabundo golpe jurídico, foi necessário destruir a imagem de um juiz que honrou a magistratura brasileira, como o voto de Marco Aurélio Mello deixou claro:

“O juiz Sérgio Moro surgiu como verdadeiro herói nacional e então, do dia para a noite, ou melhor, passado algum tempo, é tomado como suspeito. E aí caminha-se para dar o dito pelo não dito em retroação incompatível com os interesses maiores da sociedade, os interesses maiores do Brasil”, disse.

Este é o Brasil dos nossos dias. Um país cuja Suprema Corte não se envergonha de sujar a imagem de um grande juiz para tentar limpar um político imundo, que na Presidência criou um cargo público de alta remuneração para contratar a própria amante e que comandou o maior esquema de corrupção do mundo.

###
P.S. 1 –
 
Bolsonaro pode ter todos os defeitos do mundo. Mas foi eleito constitucionalmente e não deveria ser alvo desse tipo de “golpe branco jurídico” que já nasce todo sujo e fede a quilômetros de distância. 

P.S. 2 Também foi triste ver que grande parte da imprensa compactuou com esse golpe jurídico. Foi duro aturar a interminável declaração do advogado de Lula ao Jornal Nacional, posando de herói e denegrindo a honra de um homem como Sérgio Moro. Esse tipo de “notícia” deveria ser proibido para menores de 200 anos. Mas este é o Brasil dos nossos dias. (C.N.)

28 thoughts on “Limpar a ficha de Lula foi um golpe jurídico do STF para destruir Bolsonaro

  1. Parabens Carlos Newton. O STF nomeado em sua maioria pela quadrilha petista somente fez o que lhe foi encomendado, mostrando o quanto esta instituição envergonha os brasileiros do bem. E o novo baluarte da ética e honradez, “Renan Calheiros”, tentará fazer o resto, para deleite da quadrilha petista.

    • Bolsonaro tem todos os defeitos do mundo e mais alguns.
      Portanto, para livrar o país dele, até Lula.
      Nunca fui lulista. Mas estranho a sanha de vocês contra STF e Lula.
      Ajudam muito Bozo.

    • CN foi preciso, perfeito.

      Estamos vivendo um período trevoso. Vimos o desmonte de nossas instituições pela política.
      O que será que nos reserva o futuro?

    • Concordo que o STF tem errado bastante. Mas no caso do Moro, ainda bem que a justiça foi restabelecida.
      Como pode um triplex não ter NENHUM papel que indique seu proprietário?
      Ficaram 5 anos procurando, sem encontrar? Só se o triplex ficasse na Muzema ou Rio das Pedras.

  2. Parabéns, Newton, por mais este artigo impecável, onde mencionas um dos maiores escândalos protagonizados pela Justiça brasileira desde a criação do STF, em 1808!

    Jamais se viu algo igual com relação aos esforços despendidos pela Alta Corte em inocentar o maior ladrão da nossa História, e condenar justamente quem esteve à testa da maior operação contra a corrupção que registramos em 132 anos de República, o magistrado que trouxe à tona um dos maiores golpes contra uma Nação no mundo!

    Os favoráveis à liberdade de Lula usam os mais variados e ridículos argumentos pois, em contrapartida, lançam sobre Moro uma série de opiniões sem qualquer fundamento e lógica.

    A suposta parcialidade de Moro, pela qual foi condenado, paradoxalmente foi na sessão do Supremo que o povo ficou sabendo o que seria esta tal de parcialidade e tendenciosidade!
    Ministros que, se tivessem moral e ética, teriam de se declarar incompetentes, haja vista que foram nomeados por Lula e Dilma!

    No entanto, foram esses falsos magistrados que levaram Moro ao patíbulo, e assassinaram covardemente a sua reputação profissional, juntamente com o conceito que se tem de Justiça, igualmente deturpada, violentada e adulterada, de modo a possibilitar a disputa pelo Planalto por Lula, e agradar ao amo e senhor!

    Vergonhoso, lamentável, deprimente, deletério e profundamente sendo utilizada a má fé e má intenção nos seus apogeus mais infames e degradantes, que se constatou em um grupo de ministros que desrespeitaram as suas funções, e enlamearam o tribunal mais importante do País!

    As artimanhas foram tantas; as medidas tão avassaladoras contra a razão; o golpe foi tão prejudicial ao povo e Brasil, que por muito tempo haveremos de purgar esta decisão criminosa lavada a efeito pelo Supremo.

    Excelente postagem, Newton.

    Abraço.
    Saúde e paz.

  3. O circo de horrores do Brasil está montado. O povo brasileiro, contra sua vontade, assiste a tudo horrorizado. Democracia? Me digam onde ela está? Não é por nossa vontade que a carnificina da moralidade pública está a acontecer. Juízes suspeitos decidem numa canetada livrar bandidos e corruptos comprovados. Congressistas decidem é votam leis que os favorecem somente. O administrador escolhido vive um desvario louco vociferando ideias desprovidas de fundamento contrárias a razão e ao que jurou fazer. Todos são pagos pelos nossos impostos. E estão lá batendo, diariamente, como ditadores, naqueles que lhes apontam o erros. Para piorar, todos aqueles que são pagos pra defender a Nação, nossas instituições perenes, que estão aí para por limites nos transitórios, para evitar esse “show de horrores”, assistem tudo calados e passivamente, e quando agem, são impedidas por eles e tornadas marginais e suspeitas. Essa é a Democracia com a qual sonhamos? Perguntem aos injustiçados que não tem seus direitos reparados nos tribunais, perguntem as famílias e empresas que esperam a aprovação de Leis honestas, perguntem, se possível, aos que morreram gratuitamente e aos seus familiares, esperando que uma simples vacina fosse comprada e distribuida. Finalmente perguntem aqueles que esperavam, no mínimo a verdade, e somente a mentira lhes é entregue. Com tudo isso, emissivo que a esquerda volte? Sim, é possível. A direita no poder é a que está pavimentando essa volta e não o voto dos eleitores. Não votarei nunca na vida, na esquerda, seja quem for, mas também nunca mais votarei em Bolsonaro, pois o que ele faz é diz, vai de encontro com tudo o que acredito, a moral, a ética e os demais fundamentos da administração pública. Isento não sou, pois com certeza vou votar em alguém, mas não será nesses que estão ai. Votarei com consciência, sem pressão ou as ameaças que fazem esses dois lados, que já deram provas que não prestam. Esperamos que os brasileiros acordem, façam o mesmo, para por um fim nessa nojeira toda.

  4. Se limpar a ficha do Lula foi um golpe para destruir esse lixo que está aterrorizando a nação:
    1- O STF não foi Prometeu, mas Epimeteu; deveria ter agido proativamente, assim não teríamos tantas mortes por Covid-19 e outras desgraças que transcendem às fronteiras nacionais;
    3- Aliás, se o Supremo Tribunal Federal deu um Golpe, depois, ele mesmo vai descobrir que cegou o fio da sua navalha desnecessariamente. Porque é ele, Bolsonaro, um autocomburente, a forrageira de si mesmo;
    3- Numa disputa, entre Jair Messias e Lúcifer, eu fraudaria o meu título eleitoral para votar mil vezes em Lucy.
    PS: se o povo brasileiro ainda fosse do tipo apiedado com farsantes autovitimizados, o título acima poderia arrastar uma forte corrente solidária, em prol do Capetão. Um desserviço quase do tamanho dos efeitos domésticos, causados pela Pandemia!

    • “3- Numa disputa, entre Jair Messias e Lúcifer, eu fraudaria o meu título eleitoral para votar mil vezes em Lucy”

      Eu sempre soube. Agora saiu da sua própria “boca”, pois quando eram outros que te classificavam, o editor censurava, pensando se tratar de ofensa ou mentira.

      • Desde garoto, sempre tive o azar de ser patrulhado por maricas. -Ué, mas não há urucubacas que desaparecem com o decorrer do tempo?!
        Vade retro cancro maligno, vai baixar noutro terreiro, eu não existo!

  5. engraçado que o site conjur tem muitos “apoios” de propaganda passando no topo direito da pagina de escritorios criminais de adevocacia… esses mesmos que estao ganhando rios de dinheiro com clientes otoriedades e empresarius que roubas os cofres publicos… nos comentarios tb tem os contras a ladroagem: COMPETÊNCIA É DO JUIZ SERGIO MORO
    Gelson de Oliveira (Servidor)
    29 de dezembro de 2017, 4h48

    Para entender o motivo porque o processo do triplex adquirido por Lula em São Paulo é da competência do juiz Sergio Moro basta ler a petição inicial da denúncia feita pelo Ministério Público Federal onde imputa a Lula os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, da Lei 9.613/98. Nunca houve nenhuma dúvida sobre a competência da Justiça Federal para o julgamento deste crime, haja vista o fragmento do texto da petição inicial que apresento a seguir: “LULA, de modo consciente e voluntário, no contexto das atividades da organição criminosa abaixo exposta, em concurso e unidade de desígnios com MARISA LETÍCIA, LÉO PINHEIRO, PAULO GORDILHO, FÁBIO YONAMIME e ROBERTO MOREIRA,
    pelo menos desde data próxima a 08/10/2009 até a presente data, dissimularam e ocultaram a origem, a movimentação, a disposição e a propriedade de R$ 2.424.990,83 provenientes dos crimes de cartel, fraude à licitação e corrupção praticados pelos executivos da CONSTRUTORA OAS em detrimento da Administração Pública Federal, notadamente da PETROBRAS, conforme descrito nesta peça, por meio: (i) da aquisição em favor de
    LULA e MARISA LETÍCIA, por intermédio da OAS EMPREENDIMENTOS, do apartamento 164-A do Condomínio Solaris, localizado na Av. Gal. Monteiro de Barros, nº 638, em Guarujá/SP, no valor de R$ 1.147.770,96, assim como pela manutenção em nome da OAS EMPREENDIMENTOS do apartamento que pertencia a LULA e MARISA LETÍCIA, pelo menos desde data próxima a 08/10/2009 até a presente data;” Apenas esse pequeno texto da petição inicial apresentada pelo Ministério Público demonstra, de maneira clara e evidente, a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar o crime. O juiz Sergio Moro não fez escolha nenhuma.

  6. O crime da Lava Jato foi investigar a corrupção sistemática no Brasil, através de um doleiro.

    O erro de Moro foi julgar os processos que Lula estava envolvido, e condená-lo mediante as provas obtidas, depoimentos, e evidências.

    Lula é puro;
    o STF agiu de maneira absolutamente neutra e isenta;
    Moro perseguiu o ex-presidente porque não tinha nada para fazer pois, o seu time, agora está na segunda divisão;
    Curitiba não deveria ser a sede dos processos, questão que foi constatada seis anos após;
    A Segunda Turma do STF é constituída por ministros que, mesmo tendo sido escolhidos por Lula, jamais permitiriam ser influenciados pelo padrinho …

    Pretendem enganar a quem?
    Querem alterar a realidade para quem e por quê?!
    Se todos admitem que Lula é um ladrão contumaz, então não encontro explicações convincentes para que o criminoso não fosse condenado!

    Essa história que Lula errou, mas a Justiça não poderia ter usado expedientes estranhos para julgá-lo e condená-lo, respeitosamente afirmo que se trata de um belo sofisma, uma bem montada falácia!

  7. O que houve foi a consttitucionalização da corrup~çao. Nunca o Estado Clepto-patrimonialista chegou a tão baixo nível; Também sendo disputado – dentro do binarismo reducionista – por gangues como as atuais, comandadas pelos piores condutopatas que já tivemds, um gângster e um genocida, esperar o quê?

    Os operadores desse Estado são meros office-boys dos setores maos abjetos de nossas elites de centro, direita e esquerda, cujo único objetivo é assaltarem o povo.

    • Os operadores desse Estado são meros office-boys dos setores maos abjetos de nossas elites de centro, direita e esquerda, cujo único objetivo é assaltarem o povo.

      È ai que estão inseridas as mais variadas Máfias da Sociedade.
      Máfia do Lixo, Máfia do Asfalto, Máfia dos Onibus, Máfia das Empreiteiras, Máfia dos Empreendimentos Imobiliários, Máfia dos Supermercados, Máfia das Fármacias, Mafía dos Combustíveis, Máfias dos Postos de Gasolina, Máfia dos Varejistas, Máfias dos Fiscais, Máfia dos Desmanches, e outras pequenas Máfiazinhas á 1,99
      Está tudo ai, bem á vista de todos..

  8. Senhor Newton.
    Já disse aqui, e repito, estamos correndo um sério risco de entrarmos numa “sinuca” de bico.
    Estas provocações poderão desaguar numa instabilidade sem precedentes.

    A quem interessa estas provocações!
    O país que se lasque….

  9. Verdade seja dita, Justiça seja feita. Peraí, peraí, peraí, LULA NÃO É INOCENTE COISA NENHUMA, arguir a presunção de inocência a seu favor é forçação de barra, depois de tudo que vimos com os próprios olhos, e que se tornou público e notório, via “Mensalão” e “Petrolão”, mas, graças a Moro, que tb não tem nada de inocente no caso, no exercício do cargo de Juiz, que viu no seu réu, tipo celebridade política nacional, a grande chance da sua vida, inclusive política, e não hesitou em usá-lo a seu favor, e a favor até de uma possível exitosa carreira política que parou em Bolsonaro, que, por sua vez, tb não tem nada de inocente, a julgar pela sua “capivara” política. Todavia, não pode ser negado a ambos e a todos os envolvidos no caso os benefícios legais a que fazem jus, não obstante terem colocado os pés pelas mãos, ou na jaca, cada um na sua função, e diante das oportunidades que tiveram para mostrar quem eram e são, e a que vieram. E é por tudo isso e muito mais que lhes digo que Lula e Bolsonaro são dose pra Leão, porque o resto é puxadinho dos me$mo$. E QUE O DIGA a Dona Bebel Barbosa Loriaga Leão, abaixo de Deus, a dona do destino do Leão: “Falo com convicção apenas sobre o que eu de fato conheço, não tenho bandidos de estimação, e tenho certeza de que está na hora H e no dia D o Brasil parar de se comportar como avestruz, especialmente as ditaduras midiática e partidária, e dar vistas e ouvidos para o Político mais sensato, mais inovador e mais propositivo da história do Brasil, até aqui mantido no anonimato, mas que, na verdade, é o único Estadista que temos, que tem muita coisa boa e inovadora a nos mostrar e ensinar, como me mostrou e me ensinou durante 31 anos, que é o grande amor da minha vida, e que será, com certeza, o grande amor, o “mozão”, da vida do Brasil, aquele que de fato veio para mudar tudo para melhor, que gostaria que ficasse aqui do meu lado a vida inteira, mas que está cada vez mais difícil de segurá-lo porque Ele está sentindo que chegou a hora de se dedicar de corpo e alma, cabeça e coração, à sua Missão de transformação do nosso Brasilzão de Deus Nosso Senhor…”, não obstante os entulhos autoritários e mafiosos que continuam impedindo o descortino do novo caminho para o novo Brasil de verdade porque evoluir é preciso. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/06/23/decisao-stf-moro-confirma-verdades-cristalinas-diz-defesa-lula.htm?fbclid=IwAR1pxOJfdcXhNJWoxzDmcMi69JOoecTEl-5MvTFfX1B5wH5y7-LYEfO9cNI

  10. P.S. 2 – Também foi triste ver que grande parte da imprensa compactuou com esse golpe jurídico

    Sr. Newton

    Grande parte da Mídia e seus respectivos jornalistas estão doentes.
    Estão pouco se lixando para o povo
    Veja o Sr. que não querem deixar o Brasil seguir em frente
    E insistem com velhacos e velhacas na velha política corrupta que tanto mal causam ao Páis e ao seu povo.
    Facínoras ,corruptos, vagabundos, ladrões do erário como os Irmãos Metralhas, FHChorume e Luladravaz, ainda são os idolos desses jornalistas.

  11. Tanto Bolsonaro quanto Lula não participarão das próximas eleições.

    Ambos terão as candidaturas impugnadas pelo STF através da lei da ficha limpa.

  12. Fiquei pasmo com o artigo do jornalista Carlos Newton que acabei de ler. Sou amigo dele sem sequer o conhecer pessoalmente. Mas sou obrigado a confessar: fiquei muito triste de lê-lo. Lula realmente é cheio de defeitos, dos quais o principal é pertencer ao PT. Mas, convenhamos, É UM MILHÃO DE VEZES MELHOR QUE O BOLSONARO, O PIOR DIRIGENTE JAMAIS ELEITO EM TODA A HISTÓRIA DO BRASIL !!!!!! Bolsonaro não passa de um moleque mal educado, ambicioso, metido a besta, É UMA DESGRAÇA PIOR QUE O CORONAVIRUS !!! Todo mundo sabe que o meu candidato é o Ciro Gomes. Entretanto, votarei até no DIABO se eu perceber que ele derrotará o Boçalnato.

  13. Dilma foi vítima de Golpe.
    E essa Tribuna apoiou…
    Agora chama de golpe jurídico quando o que se vê é um atraso de ação contra um aspirante a Ditador, Genocida, Covarde, Corrupto…

  14. artigo verdadeiro, a banda podre do stf apelou para ressucitar lullarapio, relembrando o Ciro Gomes avisa que o Lulla escolheu o Bolsonaro e o Bolsonaro escolheu o Lula:

    Progama Segunda Chamada (Antonio Tabet, Mara Luquet, Juliana Braga e Pedro Doria)

    Entrevista com Ciro Gomes
    https://www.youtube.com/watch?v=ZPfvqybkEIY
    Transmitido ao vivo em 14 de jun. de 2021

    [30m20s Ciro Gomes]
    A charada é essa: o Lula escolheu o Bolsonaro e o Bolsonaro escolheu o Lula

    [35m00s Mara Luquet]
    Então o que vocês está dizendo Ciro, é que o PT (no caso, Lula) impede essa reação dessas forças democráticas para interromper, enfim, esse governo que gente…

    [Juliana Braga]
    Posso acrescentar alguma coisa?: E o PT teria força para sozinho dar esse start?

    [Ciro Gomes]
    Eu ia ser justo: o PT não tem sozinho essa força porque se desmoralizou profundamente. Você vê o seguinte: aí o Bolsonaro nomeia o Crivella embaixador na África do Sul, eu parto para cima para esculhambar [a nomeação]… cadê uma palavra do Lula? Por que que não pode dar uma palavra para esculhambar [a nomeação]? Porque o Lulla nomeou o Crivella ministro… aí a gente parte para cima para esculhambar a corrupção no Rio de Janeiro, Eduardo Cunha, Sérgio Cabral, não sei o que e tal, o Lula é que está por trás de tudo isso! Aí a gente diz que houve um golpe, que não houve razão jurídica (até discuti com o Pedro Doria sobre isso, razão jurídica bastante para cometimento de crime de responsabilidade pela Dilma) e o Lula se agarra com Renan Calheiros, com Sarney, com Eunício Oliveira: isto é o fundo do poço do Brasil! E está destruindo, tentando destruir tudo o que há de progressista no Brasil, está destruindo o PSOL, está liquidando o PC-do-B, parte para cima para tentar subornar quadros do PDT (que é o meu partido). É o maior corruptor da história moderna brasileira, eles ficam zangadíssimos quando eu falo isso mas, infelizmente, na história moderna do Brasil, é o maior corruptor que República tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *