Inflação acelera e a desigualdade social aumenta — este é o retrato de um país dividido

Desigualdade social cresce mais no Brasil do que em outros países, aponta  FGV

Desigualdade social vem aumentando progressivamente

Carlos Newton

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anuncia, pela enésima vez, que a inflação oficial do Brasil aumentou. Desta vez, acelerou para 0,84% em fevereiro, com a pressão dos reajustes da área de educação. É o que apontam os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados nesta sexta-feira. A oscilação do índice oficial de inflação veio acima da mediana das projeções do mercado financeiro.

Segundo o repórter Leonardo Vieceli, da Folha, analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam inflação de 0,78% em fevereiro, e o IPCA havia subido 0,53% na divulgação anterior.

ACIMA DA META – Para tentar conter a inflação, o BC vem deixando a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. Ao esfriar a demanda por bens e serviços, a medida busca frear os preços e ancorar as expectativas para o IPCA. Mas não está dando resultados, e o próprio presidente da República exige que o Banco Central aumente a meta de inflação e reduza os juros.

No caso atual, trata-se de inflação generalizada, porque, dos 9 grupos de produtos e serviços do IPCA, 8 tiveram alta em fevereiro, informou o IBGE. E o problema maior veio da educação.

Esse segmento foi responsável pelo maior impacto no índice, de 0,35 ponto percentual, e pela maior variação, de 6,28%. É a taxa mais alta desde fevereiro de 2004 (6,70%), disse o IBGE. Dentro do grupo, os cursos regulares subiram 7,58%, puxados por ensino médio (10,28%), ensino fundamental (10,06%), pré-escola (9,58%) e creche (7,20%), tudo subindo acima da inflação.

EXPECTATIVA DE INFLAÇÃO – Normalmente, essa alta de educação fica indexada ao próprio IPCA, ou seja, o reajuste das mensalidades era baseado na inflação do ano anterior”, afirmou Pedro Kislanov, gerente da pesquisa do IBGE. Mas desta vez não foi isso que aconteceu, porque a expectativa de inflação é um dos fatores mais importantes para alta de preços, e Lula foi criticar o BC em péssima hora.

Em tradução simultânea, sempre que o governo rompe o teto de gastos, como Bolsonaro fez no final do mandato, com o pacote de bondades eleitorais, e Lula repetiu no início de sua gestão, com a PEC da Gastança, o Banco Central tem de aumentar os juros para conseguir vender títulos e financiar o consequente aumento da dívida pública.

Governantes sem conhecimento econômico e desclassificados como Bolsonaro e Lula não conseguem entender essa equação simples. E suas assessorias tudo fazem, menos contrariar as asneiras presidenciais.

ONDE ESTÁ A SAÍDA? – Não há alternativas. Só existe uma saída, que é enxugar a máquina estatal, reduzir drasticamente as despesas, para acumular superávits primários que possam diminuir a dívida pública e aumentar investimentos, para possibilitar que o governo melhore a qualidade de vida da população.

O problema é que os três Poderes defendem seus privilégios salariais e funcionais com unhas e dentes, pouco se interessam pelo que acontece ao resto do país, e a desigualdade social só faz aumentar, ampliando cada vez mais a enorme distância entre os maiores salários e os menores.

Além disso, os políticos brasileiros não vivem sem cargos públicos e sem verbas públicas, levando os governantes a incharem a máquina administrativa.

###
P.S. – A superlotação dos três níveis de governo e os altíssimos salários dos servidores públicos de elite são problemas gravíssimos, que precisam ser discutidos. Porém, isso jamais acontece, porque ninguém se interessa. (C.N.) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *