TRF-3 confirma que Lula processa União para recuperar joias e peças que usurpou

Lava Jato pede a Moro que cobre de Lula explicações sobre presentes no cofre do BB - Estadão

Adaga de ouro, uma das peças levadas por Lula

Carlos Newton

Publicamos aqui na Tribuna da Internet um artigo sobre o processo que o presidente Lula da Silva está movendo contra a União, através do advogado Cristiano Zanin, na tentativa de recuperar as 133 joias e valiosas peças de arte, que ele usurpou quando saiu do governo em janeiro de 2011, na caravana dos onze caminhões da empresa Granero, que incluiu um veículo com ar refrigerado para transportar milhares de garrafas de vinho e outras bebidas guardadas no Palácio da Alvorada e que Lula considerou serem de sua propriedade.

Bem, até aí morreu Neves, como se dizia antigamente, porque já havíamos publicado artigo a respeito no ano passado e estávamos apenas atualizando as informações, estranhando que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, ainda não tenha examinado a apelação de Lula, cujo pleito foi negado pelo juiz federal de São Bernardo do Campo em 3 de janeiro de 2020.

O TEM PASSA… – No artigo afirmamos que até agora, três anos depois, o TRF-3 ainda não julgou o recurso de Lula, pois já se vão mais de 1.100 dias e o tribunal até costuma tramitar com presteza suas ações.

Bem, nosso texto foi publicado nesta segunda-feira, dia 6, e a surpresa foi de que na terça-feira, dia 7, às 14h52, tenham caído na minha caixa pessoal de e-mails (Gmail) duas mensagens enviadas pelo TRF-3 para corrigir informação aqui publicada.

Cheguei a ficar preocupado, julgando ter dado alguma mancada, porque o trabalho de jornalista é muito arriscado, é preciso matar um leão por dia e jamais cometer erros, para não perder a credibilidade.

LEIAM A MENSAGEM – Quando li a mensagem, fiquei aliviado, porque a matéria está rigorosamente correta em suas principais informações. E o único equívoco mencionado apenas se refere à substituição do relator da apelação. Leiam a mensagem, para conferir:

Sobre a notícia veiculada na Tribuna da Internet, no dia 6 de março, (“Acredite se quiser! Lula continua processando a União para ficar com as joias que usurpou”), há uma informação equivocada.

O relator do processo, a partir de março de 2020, passou a ser o desembargador federal Nery Junior, que assumiu o acervo do desembargador federal Mairan Maia, que assumiu a presidência da corte. Solicitamos a retificação da informação.

Acrescentamos que os processos são julgados por ordem cronológica de distribuição no Tribunal, excepcionadas as hipóteses de preferência legal e em atendimento às metas estabelecidas pelo CNJ.”

###
P.S. 1
– Bem, agradecemos à Assessoria de Imprensa do Tribunal esses esclarecimentos e elogiamos sua eficiência, pois em apenas 24 horas descobriu meu e-mail pessoal e enviou a mensagem desfazendo o equívoco.

P.S. 2 – O episódio demonstra a seriedade e o respeito com que a Tribuna da Internet vem sendo acompanhada neste trabalho em defesa do interesse público. Aliás, se os tribunais funcionassem com a competência demonstrada pela Assessoria do TRF-3, o Brasil certamente seria hoje um país melhor e mais justo.

P.S. 3 – Por fim, achamos muita coincidência Haddad e Lula terem anunciado a intenção de reduzir o endividamento dos trabalhadores, justamente em meio à série de artigos que a Tribuna publicou sobre a inadimplência de 68,4 milhões de brasileiros; Será que o Planalto está lendo a TI ou é tudo mera coincidência? (C.N.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *