Costa Neto planeja recepção a Bolsonaro e ato público, sem avaliar as consequências

Arquivos valdemar costa neto - Rede Brasil Atual

Costa Neto delira e nem percebe que a campanha já acabou

Carlos Newton

A cúpula do PL, comandada por Valdemar Costa Neto, está delirando e programa uma recepção apoteótica ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que volta a Brasília nesta quinta-feira, dia 30, após três meses nos Estados Unidos. O retorno está confirmado, e a previsão do PL é de que o voo chegue em Brasília às 7h10m da manhã diretamente da Flórida, e a recepção seria por volta das 7h30m.

Segundo o Estadão, o ex-presidente informou a aliados que gostaria de desfilar em carro aberto do aeroporto até Brasília, mas não houve confirmação.

HAVERÁ MOTOCIATA? – O fato concreto é que parlamentares e ativistas estão convidando os militantes a prestigiarem a chegado de Bolsonaro e sua comitiva.

Uma das ideias é organizar uma gigantesca motociata/carriata que saia do aeroporto e conduza o ex-presidente e sua comitiva até algum ponto de Brasília onde possa ser instalado um carro de som para que ele faça um discurso.

Em seguida, Bolsonaro iria repousar na mansão que o PL alugou para ele no condomínio Solar de Brasília, por R$ 12 mil mensais, com 400 metros de área construída, mas a programação ainda não está decidida, porque há muitas dúvidas a serem dirimidas.

ANIVERSÁRIO DO GOLPE – Na sexta-feira, dia 31, completa-se mais um aniversário do golpe militar de 1964, que Bolsonaro pretende comemorar em grande estilo. Por isso, na cúpula do PL há até quem defenda que a motociata seja transferida para sexta-feira.

No entanto,  a ideia não foi bem recebida, porque não se sabe como reagiria o Comando das Forças Armadas a uma provocação deste tipo.

Como não haverá sinal verde do Exército, o mais provável é que haja a motociata/carriata logo na recepção ao presidente, na manhã de quinta-feira, com trajeto até algum ponto da cidade onde possa ser concentrada a multidão sem causar graves problemas ao cotidiano da capital, algo que não é nada fácil de se organizar.

REFORÇO POLICIAL – Nesta segunda-feira, dia 27, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, enviou ofícios à Polícia Federal, ao governo de Brasília e ao Ministério da Justiça, pedindo reforço policial para a chegada de Bolsonaro.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal realizou uma reunião nesta terça-feira (dia 28), com os órgãos competentes pela segurança na capital da República, para tentar discutir um plano de atuação.

Mas as autoridades não sabem como proceder, porque o partido ainda não informou exatamente qual é a programação, que precisa ser decidida logo, para que sejam tomadas as providências acautelatórias.

###
P.S. –
 A questão que se coloca é preocupante. Como reunir uma multidão de bolsonaristas sem desencadear um fanatismo que se torne inconsequente? Aliás, é de uma cretinice nauseante essa ideia de fazer um ato público em Brasília, para comemorar o aniversário do golpe de 64. Convém abandonar essas “genialidades” e cair na real. Não é possível que se tente implantar no país um clima de permanente campanha presidencial. Como diz o famoso artigo 142, que Bolsonaro tanto citava, ninguém tem direito de tumultuar a ordem pública. (C.N.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *