Procuradoria “enlouquece” e pede 30 anos de prisão para vândalos do dia 8 de janeiro

Prioridade da oposição na CPMI de 8/1 é quebrar sigilo de vídeos

É preciso lembrar: essas pessoas pensavam que salvariam o país

José Marques
Folha

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu nesta segunda-feira (7) ao STF (Supremo Tribunal Federal) a condenação de 40 pessoas acusadas de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro, com solicitação de penas que, somadas, podem chegar a 30 anos de prisão.

Os acusados respondem por cinco crimes e são suspeitos de atuarem na depredação dos prédios dos três Poderes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado pela violência e grave ameaça (com emprego de substância inflamável) contra patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima.

ALEGAÇÕES FINAIS – As manifestações da PGR foram feitas nas alegações finais do processo, antes de os réus serem julgados. Nesses documentos, o órgão reitera acusações feitas nas denúncias.

Segundo o subprocurador-geral Carlos Frederico Santos, que coordena o Grupo de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, “a pena a ser aplicada aos acusados deve ser exemplar por se tratar de crimes graves praticados em contexto multitudinário que visavam a implantar um regime autoritário no lugar de um governo legitimamente eleito”.

Ele usa como provas registros fotográficos e vídeoS da depredação dos prédios públicos, além de documentos com relatórios de inteligência, autos de prisões em flagrante e depoimentos de testemunhas e dos réus.

PROPÓSITO CRIMINOSO – Segundo o subprocurador-geral, os acusados tinham um propósito criminoso “plenamente difundido e conhecido” ao depredarem o patrimônio público.

Ele afirma ainda que os envolvidos insuflaram as Forças Armadas a tomar o poder e agiam com dolo para tentar impedir de forma contínua “o exercício dos Poderes Constitucionais e ocasionar a deposição do governo legitimamente constituído”.

As alegações da PGR destacam o fato de o grupo de acusados ter participação de CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores de Armas de Fogo) e a possibilidade de ocorrerem bloqueios em refinarias e em distribuidoras.

AÇÕES VIOLENTAS – “Nesse mesmo sentido, os Informes de Inteligência produzidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), amplamente divulgados em fontes abertas, já noticiavam risco de ações violentas contra edifícios públicos e autoridades, destacando-se que haviam incitações para deslocamento até a Esplanada dos Ministérios, ocupações de prédios públicos e ações violentas”, diz o documento.

Na semana passada, o gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF, concluiu a fase de instrução de 228 processos criminais contra acusados pelos ataques e já deve liberar este mês os casos para julgamento.

Na fase de instrução, tanto a vítima quanto a acusação apresentam provas no processo, como testemunhas e documentos. Depois, o juiz ou um tribunal decidem sobre o caso. No caso, o Supremo.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Com todo o respeito, o ilustre subprocurador-geral Carlos Frederico Santos está totalmente equivocado e deveria ser interditado para tratamento médico-psiquiátrico. Esse acúmulo de cinco crimes é um exagero absurdo. Como pretender condená-los a 30 anos? Eles não lideraram nada, não mataram nem feriram ninguém. Pelo contrário, eram liderados e foram flagrantemente usados. Por isso, merecem ser julgados com atenuantes, inclusive o inafastável “comportamento de manada”.

Foram levados para a Praça dos Três Poderes sob escolta policial. Somente este fato já era suficiente para que entendessem que estavam se rebelando com apoio das próprias Forças Armadas, mas nada disso está sendo levado em consideração. Desse jeito, sugiro que juntem esses revoltados bolsonaristas e os queimem a todos, em praça pública, como no tempo da Inquisição, desculpem a tentativa de ironia. (C.N.)

17 thoughts on “Procuradoria “enlouquece” e pede 30 anos de prisão para vândalos do dia 8 de janeiro

      • “insuflaram as Forças Armadas a tomar o poder e agiam com dolo para tentar impedir de forma contínua “o exercício dos Poderes Constitucionais e ocasionar a deposição do governo legitimamente constituído”.
        Mais um Torquemada petralha com verbo manjadíssimo, retórica cuspida e cagada dos abestados.
        Por outro lado o ‘governo legitimamente constituído’ fez corpo mole como está sendo mostrado na CPI, a ABIN ficou careca de avisar que haveria possibilidade de invasão.

    • Quando se fala em legalizar a corrupção, não existe ideologia ou partido polítco. PT, Bolsonaristas, PP, PL, Corruptos e etc … dão as mãos e votam em bloco.

      O que mais querem é que continue essa briga por político ou partido e fazer com que eleitores passem a agir como um torcedor fanático por clube de futebol.

  1. “insuflaram as Forças Armadas a tomar o poder e agiam com dolo para tentar impedir de forma contínua “o exercício dos Poderes Constitucionais e ocasionar a deposição do governo legitimamente constituído”.
    Mais um Torquemada petralha com verbo manjadíssimo, retórica cuspida e cagada dos abestados.
    Por outro lado o ‘governo legitimamente constituído’ fez corpo mole como está sendo mostrado na CPI, a ABIN ficou careca de avisar que haveria possibilidade de invasão.

  2. Golpistas merecem o quê? Afinal de contas, eles foram obrigados a ir depredar os prédios dos três poderes? O propósito deles era para melhorar ou para acabar com a democracia?

    Que devem ser punidos não resta nenhuma dúvida. Passar pano em ações criminosas como essas, sob a alegação que não tinham consciência do que faziam, é dar licença para coisas piores.

    A PGR pede condenação aos praticantes dessas ações, baseada em vários artigos. Não fala em tempo, o que é uma ilação do jornalista.

  3. MAIS UM sorriso de lagarto papa ovos a chorar lágrimas de crocodilo ? E por falar em ovos, sabe quando a galinha bota ovo sem gema ? Segundo o saudoso Chico Anysio, é quando prestes a botar o galo sussurra no ouvido dela: “não gema, não gema”. O PROBLEMA É QUE, em sã consciência, ninguém acredita mais nas “boas intenções” da patota conservadora de rabo preso com o continuísmo da mesmice do sistema apodrecido, capcioso, velhaco, forjado, protagonizado e desfrutado, há 133 anos, pelo militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$ (imprensa partidária mercenária à bordo), com as suas armações, esquemas, manobras diversionistas, cortinas de fumaça, misancenes, factoides, fake news, mentiras, enganações, golpes, ditaduras, estelionatos eleitorais e, sobretudo e todos, a guerra tribal, primitiva, permanente e insana dos me$mo$ por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$, à moda todos os bônus para ele$ e o resto que se dane com os ônus, na qual o povo entra apenas como bucha de canhão, capazes que são de tudo e qualquer coisa para lograrem os seus intento$, sempre tendo em vista a próxima eleição, o próximo golpe, ou a próxima ditadura, estado de coisa$ e coiso$ esse que, infelizmente, forjou gerações e mais gerações, de forma tão cruel que um dos mais perspicazes cancioneiros populares do país, o saudoso baiano-carioca, Bezerra da Silva, à moda aumento mas não invento, chegou ao exagero de compor duas músicas retratando o lastimável estágio civilizatório a que fomos todos e todas conduzidos pelo sistema apodrecido constatando que “se gritar pega ladrão não sobra um irmão” e “tem ladrão que não acaba mais”, de modo que, só no blá-blá-blá, gogó e trololó dos me$mo$, sem o borogodó, será impossível resolvermos o Brasil, para os próximos 500 anos, se não colocarmos na mesa do debate nacional, em prol a resolução e pacificação da nação, a Carta Capital representada pela Revolução Pacífica do Leão, tocada pelo “Dedinho de Deus”, a nova via extraordinária, tal seja o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, confederativo, com democracia direta e meritocracia, a nova política de verdade, com Deus na Causa, a mega-solução, via evolução, focada no sucesso pleno do bem comum do conjunto da população, a verdade como Ela realmente é, tipo olhos nos olhos, quero ver o que vc faz federação exaurida quando sentires que com a confederação seremos todos e todas felizes até demais…, sem golpes, nem ditaduras e nem estelionatos eleitorais, nem de direita, nem de esquerda e nem de centro, nem fardado e nem à paisana, porque basta de embromação, chega dos me$mo$…, certos de que não se faz omelete sem quebrar ovos. http://www.tribunadainternet.com.br/2023/08/07/ao-apontar-desequilibrio-do-pacto-federativo-zema-trabalha-para-unir-a-oposicao-em-2026/?fbclid=IwAR2qBSTirLMYFGbPlmKzrWYlbZ9O0ysqGYoh6SoMIzWhp9tfPSqLH5axM6Y

  4. Coitados dos bois de piranhas!! Que preço, hein!!! É isso que dá ser boiada, cegos seguidores dessa raça infame de políticos hipócritas profissionais!

  5. Os filhos de rapariga deveriam mostrado indignação e exigido punição também em 2017:

    “Brasília – O ato realizado por nove centrais sindicais para pedir a renúncia do presidente Michel Temer e protestar contra as reformas da Previdência e trabalhista terminou nesta quarta-feira, 24, em confronto e vandalismo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Manifestantes depredaram oito prédios públicos, além da Catedral, destruíram pontos de ônibus e atearam fogo em banheiros químicos. Segundo a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, 49 pessoas ficaram feridas – uma delas por arma de fogo – e oito foram presas”.

    Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2017/05/25/interna_politica,871715/manifestacao-em-brasilia-terminou-com-depredacao-e-feridos.shtml

    Onde estavam estes procuradores naquela época ? Servem apenas para que todo o mundo perceba que, aqui no Brasil, os “progressistas” cúmplices de ladrões podem tudo.

  6. Quando participaram da invasão, quebrando tudo e tocando terror, eram todos leões, saudáveis, guerreiros, patriotas, soldados do bem contra a venezuelização do país. Quando a justiça chega aí querem relativizar, se transformam em senhorinha doente, tiazinha gagá, autista, aposentado senil, pessoas com deficiência.

    Deu no que deu… Agora reclamam de estarem presos. São bandidos e espero que mofem na cadeia mesmo. Bando de alienados e imbecis.
    Único erro nessa historia é não prender também os bandidos fardados.

    “…essas pessoas pensavam que salvariam o país”. Que patético.

  7. O que está estranho de tudo é a falta da divulgação das imagens da Camara, do Senado e do STF para mostrar que vandalizou e quem seguiu a manada.
    Acusar sem individualizar os atos de cada pessoa invalida o processo, não existe “condenação por atacado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *