Lula finge recuar, mente e dá mancada ao tentar defender os amigos ditadores

Lula pede reforma do Conselho de Segurança da ONU e África no G20

Lula insiste em abordar assuntos externos que desconhece

Ricardo Rangel
Veja

O presidente Lula prometeu salvo-conduto ao ditador russo Vladimir Putin (contra o qual existe um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional) se ele vier ao Brasil por ocasião da reunião do G-20. Criticado por todos os lados, Lula tentou recuar — pero no mucho. E meteu os pés pelas mãos.

Afirmou que a decisão é da Justiça brasileira. Não deixa de ser verdade, mas é uma conversa fiada. É óbvio que a decisão é da Justiça brasileira: o Tribunal Penal Internacional (TPI) não tem jurisdição dentro do Brasil.

SALVO-CONDUTO? – Ocorre que também óbvio que a Justiça brasileira, que respeita o direito internacional. honrará decisões do TPI. Agora, se a decisão é, como já era, da Justiça, por que Lula afirmou que daria o salvo-conduto? Pretendia interferir no Supremo para impedir que a decisão do TPI fosse cumprida?

Lula também fingiu que não conhecia o TPI. Mentira da grossa. É impossível que uma pessoa minimamente informada não conheça o tribunal, muito menos um presidente em terceiro mandato.

E, mesmo que fosse o político brasileiro mais alienado da história, a mentira não ficaria em pé. Lula já recorreu ao TPI contra sua própria prisão e em abril passado afirmou que Bolsonaro “um dia será julgado em tribunal internacional pela atuação na pandemia”.

MAIS BABOSEIRAS – No fim, Lula tentou escapar da frigideira mudando de assunto — mas nem assim conseguiu. “Eu quero saber por que que o Brasil virou signatário de um tribunal que os EUA não aceitam”.

Que diferença faz, presidente? E prosseguiu: “É um absurdo, são os países emergentes que são signatários de uma coisa que prejudica eles mesmos”. Mentiu de novo. É falso que sejam os países emergentes os signatários do TPI: praticamente todos os países desenvolvidos são signatários, e países emergentes como Rússia, China e Índia não o são.

RUIM PARA DITADORES – Também é falso que o TPI prejudique países, emergentes ou não: o tribunal só é ruim para ditadores e criminosos de guerra como Vladimir Putin.

Ao defender Putin e atacar o TPI, tudo o que Lula consegue é perder (ainda mais) o apoio do centro e constranger a esquerda democrática. Não é algo inteligente para quem quer se reeleger em 2026.

Para o bem do Brasil e de si próprio, Lula precisa parar de falar barbaridades. Precisa parar de improvisar.

10 thoughts on “Lula finge recuar, mente e dá mancada ao tentar defender os amigos ditadores

  1. “…o tribunal só é ruim para ditadores e criminosos de guerra como Vladimir Putin.”

    Os EUA invadiram o Iraque, Afeganistão, Líbia, Síria, arrasou os países, matou milhões de inocentes, fez as guerras da Coreia, Vietnã, Iugoslávia além de patrocinar e apoiar ditaduras ao redor do mundo.
    Quantos presidentes dos EUA tiveram mandatos de prisão emitidos?

  2. Para inimigos do sistema os rigores da lei:

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso autorizou na quinta-feira, 14, o retorno de Luanna Rezende (União Brasil), irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), ao cargo de prefeita de Vitorino Freire (MA).

    Luanna havia sido afastada por decisão do próprio Barroso, em 1º de setembro, no âmbito da Operação Benesse da Polícia Federal, que investiga fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e desvio de emendas parlamentares.

    A investigação foi baseada em uma série de reportagens do Estadão, que revelou o uso do orçamento secreto por Juscelino Filho para asfaltar uma estrada que corta as fazendas da família dele em Vitorino Freire.

    “A medida de afastamento cautelar da função pública cumpriu o seu propósito e não mais se justifica à luz do princípio da proporcionalidade. Autorizado o retorno da investigada ao exercício do mandato no executivo municipal”, escreveu Barroso, em decisão obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo. O caso tramita sob sigilo.

  3. A propósito:

    Candidatos à Presidência pertencentes ao PCB, PCdoB, PSOL, PCO, PSB etc , no ato de registro de suas candidaturas, devem ser presos em flagrante por tentativa de “Abolição do Estado Democrático de Direito” ? Pelo Axioma do Ínfimo, sim, claro !

  4. As besteiras do Bozo ajudaram a ressuscitar o Lulla. Tenho receio que as besteiras do Lulla tenham o mesmo efeito em relação ao Bozo!

    Até quando suportaremos isso?

  5. A condenação de Putin pelo TPI, só tem valor simbólico, haja vista que a efetividade desse gesto, é apenas relativa, uma vez que o TPI só tem jurisdição sobre países que assinaram o Estatuto de Roma em 1998, o que não é o caso da Rússia, EUA e de outros países.
    Certamente o julgamento de Putin foi sem direito a defesa.

  6. Desconhecendo as eras Stalin e/ou Hitler – que não poderia mesmo acompanhar – o maior criminoso que conheci foi George W Bush. Este não sai dos EUA. Se fro para qualquer país que não seja puxadinho dos EUA, ele morre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *