Ministro que “fulanizar” e punir os militares golpistas. Será que conseguirá?

Forças Armadas não aceitaram proposta de golpe e instituições não embarcaram, diz Múcio à CNN

Múcio diz que é preciso “fulanizar” os militares golpistas

Alice Cravo
O Globo

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou nesta sexta-feira que “percebeu que muita gente não desejava sair do poder”, ao ser questionado sobre a postura ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos. O tenente-coronel Mauro Cid afirmou em delação premiada, segundo a colunista do Globo, Bela Megale, que o ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniu com representantes do Alto Comando para discutir detalhes de uma minuta que abriria possibilidade de intervenção militar.

DISSE MÚCIO — “Na realidade a gente percebia que muita gente não desejava sair do poder, largar o poder. Mas dia 1º de janeiro as Forças Armadas garantiram a posse do presidente e estamos vivendo a nossa plenitude democrática.

Nesta quinta-feira, Múcio tinha afirmado que as Forças Armadas estavam “100% ao lado da lei”, mas que o ex-comandante da Marinha não estava.

O tenente-coronel Mauro Cid contou aos investigadores que o comando do Exército afirmou ao então presidente que não abraçaria a iniciativa golpista. Já o chefe da Marinha, o almirante Almir Garnier Santos, teria dito a Bolsonaro que sua tropa estaria pronta para aderir a seu chamado.

ELE PASSOU… — É uma coisa pessoal. Sabia, mas ele passou. Olha, ele não me recebeu para conversar, depois, nós nos encontramos, eu conversei. Mas era uma posição pessoal, havia um presidente eleito, havia um presidente empossado, a justiça promulgou, de maneira que nós estávamos 100% do lado da lei, e ele não — afirmou nesta quinta-feira.

“Ele não me recebeu, eu percebia. Os outros comandantes me receberam. Não sei se ele tinha aspirações golpistas, mas a gente via, os jornais falavam, era outro governo, outros comandantes, outro presidente da República — afirmou, completando que “percebia que muita gente não desejava sair do poder”.

Múcio também afirmou que ainda não conversou com o presidente Lula sobre as declarações de Cid para a PF e reforçou que espera os esclarecimentos para “deixar de suspeitar de todo mundo e punir os culpados”.

DIZ A MARINHA – O atual comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, afirmou nesta quinta-feira ao Globo que o possível apoio do ex-comandante Almir Garnier Santos a um golpe de Estado não representa a posição da Força.

O comandante afirmou que a Marinha está à disposição da Justiça para contribuir com as investigações, caso seja chamada a depor no processo.

“Definitivamente essa não é a posição da Marinha. O interesse da Força é que seja o quanto antes esclarecido (o fato) e que se procure individualizar as condutas e se retire esse manto de suspeição da Força. Naturalmente que a exposição de um ex-comandante da Marinha em alguma medida implica a Força — disse ao Globo o atual comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Antigamente, os militares golpistas eram chamados de “gorilas”. Mas o visual do almirante Almir Garnier mostra que ele não tem nada de gorila, ele parece ser apenas um bobalhão, mesmo. Agora, o ministro da Defesa quer “fulanizar” os militares golpistas. Ou seja, pretende puni-los. Será que vai conseguir? (C.N.)

10 thoughts on “Ministro que “fulanizar” e punir os militares golpistas. Será que conseguirá?

  1. Ex-comandante do Exército teria ameaçado Bolsonaro de prisão, diz Cid em delação
    “Se o senhor for em frente com isso, serei obrigado a prendê-lo”, teria dito o general Freire Gomes a Bolsonaro. Militar sabia que golpe não tinha apoio de comandos regionais e dos EUA, segundo Mauro Cid.
    Fonte: Revista Forum

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://revistaforum.com.br/amp/ex-comandante-do-exercito-teria-ameaado-bolsonaro-de-priso-diz-cid-em-delao-144559.html&ved=2ahUKEwjy8dnU976BAxW4GLkGHR1fBO8QFnoECA4QAQ&usg=AOvVaw3jncKk5l3orFLGfGUN4N4g

    E tem gente que acredita no demônio ditador.
    Só Jesus na causa!

    José Luis

  2. Que galinheiro, digo, chiqueiro onde chafurdam nossas “otoridades”.

    Vão punir o Moro por ter devolvido bilhões pra Petrobrás.

    Os cabra tem perdendo a noção de ridículo. Parece que o trem despinguelou geral. Este cipó vai acabar batendo no couro de quem mandou dar.

    Ou seremos um bando de idiotas mesmo?

    A imprensa começa a perceber as traquinagens, até mesmo a Globo, tão odiada pela vagabundagem, digo, militância lulobolsonarista.

    É muita loucura.

    Está bagaça não vai dar certo.

    https://oantagonista.com.br/videos/cnj-investiga-moro-por-devolver-dinheiro-a-petrobras/

  3. Esse senhor parace ser um brasileiro decentes perdido no meio da sujeira e deveria pensar em alterar esse quadro ou pedir pra ir KH e não voltar mais!

  4. Não tem aquela “história” de cutucar a onça com vara curta? Pois é, depois não venham dizer que “filho de pobre, não tem sorte”.
    Já passou da hora de esquecer o passado e começar vida nova.
    A ânsia de poder é tão grande, que já começam a atropelar a razoabilidade, e correm o perigo de incendiar o pais.
    Governem com o que tem e esqueçam o que passou, até porque não houve golpe, apenas intenção não conta.
    Querer prender o Bolsonaro por conta disso. é uma temeridade, até porque só existe até agora o relato de um auxiliar.

  5. Pode ser que parte dos mais de 6mil militares do governo Bolsonaro, estava apoiando a tentativa de golpe para não perder a boquinha de aumentar sua renda com mais um salário. Não se pode negar que isso é estimulante e convincente.

  6. KARAMBA!!!
    Esta tribuna está a cada dia mais uma sucursal da/do Globo e Folha! 24 hs por dia: Bolsonaro isso; Bolsonaro aquilo, etc, Golpismo. Golpe, golpistas. Esquecem outras noticias importantes que são divulgadas noutros veículos( Antagonista/Jornal da Cidade/Polibio Braga/Revista Oeste, etc. Faz lembrar um trecho da musica do Zé Geraldo, “ Milho aos Pombos”: (…) isso tudo acontecendo e eu aqui na praça
    Dando milho aos pombos
    Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça
    Dando milho aos pombos
    Entra ano, sai ano, cada vez fica mais difícil
    O pão, o arroz, o feijão, o aluguel
    Uma nova corrida do ouro
    O homem comprando da sociedade o seu papel
    Quando mais alto o cargo maior o rombo…
    Que tal isso:
    Moro será investigado por devolver o dinheiro roubado da Petrobras para a…. Petrobras!
    https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/51903/moro-sera-investigado-por-devolver-o-dinheiro-roubado-da-petrobras-para-apetrobras
    STF manda PF devolver importância milionária apreendida
    https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/51902/stf-manda-pf-devolver-importancia-milionaria-apreendida
    Appio aciona STF para reassumir 13ª Vara Federal de Curitiba
    https://oantagonista.com.br/brasil/appio-vai-ao-stf-para-reassumir-13a-vara-federal-de-curitiba/
    – PGR pede explicação a Toffoli sobre a Odebrecht após Dino “achar” cooperação
    https://oantagonista.com.br/brasil/pgr-pede-explicacao-a-toffoli-sobre-a-odebrecht-apos-dino-achar-cooperacao/

    -CNJ investe contra o TRF4, Porto Alegre, para ajudar a desmoralizara a Lava Jato
    https://polibiobraga.blogspot.com/2023/09/cnj-investe-contra-o-trf4-porto-alegre.html

  7. Na hipótese do país se tornar socialista quem seria o mandatário escolhido pela militância?
    Loola, Zé Dirceu, Dino, Gleisi, Zanin, Mercadante ou outros?
    A Tribuna da Internet continuaria a apoiar o novo regime?
    Com quem o país romperia as relações, Estados Unidos, Rússia, Ucrânia, Irã, Europa, Israel, Hamas, Hesbollah, Fatáh ou a Cuba de Fidel?
    Teria apoio dos comentaristas de esquerda que pontificam no espaço da TI?
    E no exercício do poder que destino dariam ao Jair Bolsonaro? Fuzilamento ou perpétua?
    Qual jornal seria o órgão oficial do governo, O Globo seria o nosso Pravda dirigido pelo Pedro do Couto ou pela granfina de narinas de cadáver?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *