Marina Silva é chamada de ‘retrógrada’ e pressionada por obras paradas na Amazônia

Em reunião com Marina, Omar Aziz chama ministra de "retrógrada"

Marina Silva volta a alegar “questões técnicas” do Ibama

André Shalders e Weslley Galzo
Estadão

A reunião no Palácio Rio Negro, sede do governo do Amazonas, era para tratar das ações emergenciais de enfrentamento à seca no Estado. Mas se transformou numa sessão de constrangimento à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Em frente à comitiva do governo federal, o senador Omar Aziz (PSD-AM) e o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) cobraram a conclusão das obras da BR 319, que liga Manaus a Porto Velho, e dispararam críticas à ministra.

Pareceres do Ibama vetam o asfaltamento da rodovia por causa do impacto socioambiental que será provocado.

NA FRENTE DE TODOS – Aziz chamou Marina de retrógrada na frente de todos e disse que o pensamento de hoje sobre a BR-319 “é o mesmo de 20 anos atrás”. O senador publicou um vídeo com trechos do discurso nas redes sociais.

Ele disse, ainda, que os governos locais trabalham na preservação ambiental e que é preciso olhar a condição dos moradores da região. “Vai morrer peixe (se construir a BR-319)? E os homens? E o povo do Amazonas….Ninguém tem o direito de privar o Amazonas….Deem o jeito de vocês e fiscalizem. Botem o Exército todo lá”, completou. O parlamentar também cobrou diálogo. “A gente precisa de interlocução, sentar e discutir”.

Aziz foi aplaudido ao menos três vez pela plateia amazonense que acompanhou a reunião. Os aplausos foram dados nos momentos em que o senador defendeu de forma mais efusiva as obras nas rodovias e quando criticou diretamente a atuação de Marina. Os ministros do governo não reagiram durante o discurso. Marina também não.

GOVERNADOR APOIA – De acordo com relatos de políticos presentes, o governador Wilson Lima endossou a fala de Aziz e disse que, se a BR-319 estivesse funcionando, não teria gente morrendo de fome.

Após a reunião, numa entrevista coletiva, Marina Silva afirmou que o projeto da BR-319 é complexo e ainda não atende a todos os requisitos definidos pela área ambiental do governo. “O Ibama não age para facilitar ou dificultar. Ele atende a critérios técnicos com o objetivo principal de preservar o meio ambiente. Cabe ao órgão analisar se concede ou não a licença”, disse.

Marina ressaltou que é ministra do Meio Ambiente pela terceira vez. “Eu deixei o governo em 2008. Se a BR fosse fácil de fazer, nesses quinze anos talvez tivesse sido feita…A estrada já tem um trecho que foi aberto. Parte dela possui navegabilidade e outra parte, sobretudo na área florestada, não”, completou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Procurada pelo Estadão, a ministra não quis comentar o ocorrido. E daqui para frente, a tendência é piorar. Lula sabia que isso iria acontecer e tentou colocar Simone Tebet no Meio Ambiente, mas ela se recusou. Agora, não tem jeito. Por sua intransigência, Marina vai levar pancada o tempo todo. (C.N.)

10 thoughts on “Marina Silva é chamada de ‘retrógrada’ e pressionada por obras paradas na Amazônia

  1. Já perceberam que quando algum ministro por a cabeça pra fora, leva pancada?

    O caso do Dino(ssáurico) é o mais grave. Passou o tempo todo com sua postura asqueirosa humilhando Deus e o povo. Deixou de trabalhar para dar vazão à sua sanha justiceira. Agora, sem serviço a apresentar, põe a culpa no Governo Bolsonaro, onde houve queda dos índices de criminalidade.

    “Apesar do desastre que seu mandato representou para as políticas de segurança pública, o ano de 2022 acabou com uma quantidade de homicídios quase um terço menor do que o total de casos registrado em 2017, primeiro ano de funcionamento do Monitor da Violência.”

    https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/2023/03/01/cinco-anos-depois-18-mil-homicidios-a-menos.ghtml

    A única coisa que querem é “foder o Moro” para o deleite do descondenado.

    Qual será o próximo ministro a tomar bancada?

    • Será que o barco tá tão sem rumo que são incapazes de verificar números antes de falarem bobagem?

      Esqueceram que o caô só atinge quem já tá em estado avançando de demência ideológica avançada, seus 29% de fanáticos imbecilizados?

  2. Na época que era um idiota e militava para enriquecer os pilantras travestidos de políticos, face à necessidade da prática, ou melhor da práxis, dizíamos que, aqueles que ficavam só nos grandes discursos, muita das vezes hipócritas, praticavam a “masturbação ideologica”.

    É o caso dos lulistas, ascensoristas sociais que propugnam o “socialismo refinado”, em que exacerbam sua predileção pelos prazeres mundanos de sua idolatrada burguesia cleptopatrimonialista.

  3. Marina Silva com sua ideia fixa, é uma pedra no sapato do presidente que não permite melhorar a vida do povo do Amazonas e de todo o norte do país

  4. Assim como no Nordeste Brasileiro , existe a indústria da seca , aqui no Estado do Amazonas , existe a indústria dos relatórios ” de impacto ambiental ” , pois entra governo e saí governo , não dão uma solução para a recuperação da BR-319 , quanto não gastou de dinheiro público, para se produzir os tais relatórios de impactos ambientais até hoje .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *