OAB requer a Moraes informações sobre espionagem ilegal de advogados pela Abin

Com Centro de Inteligência Nacional, Abin nomeia 83 comissionados | Folha Dirigida

Computadores da Abin tiveram apagados os seus arquivos

Roseann Kennedy e Weslley Galzo
Estadão

O Conselho Federal da OAB pediu nesta sexta-feira, 20, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o compartilhamento de informações sobre a operação da Polícia Federal (PF) que identificou monitoramentos ilegais de diversas pessoas, inclusive advogados, realizados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Jair Bolsonaro. A Ordem argumenta que pode “ter havido violação de prerrogativas profissionais”.

“Caso essa possibilidade, de que advogadas e advogados tenham sido espionados ilegalmente, estaremos diante de uma grave violação do sigilo da advocacia, que é um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito”, disse o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

VIOLAÇÃO DE DIREITOS – A PF identificou que o sistema FirstMile, utilizado pela Abin, fez 33 mil monitoramentos ilegais durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os servidores que teriam usado a ferramenta irregularmente foram detidos pela corporação nesta sexta-feira.

A Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB aprovou, por unanimidade, um documento sinalizando preocupação com a possibilidade de a Abin ter criado um “esquema de violação de direitos fundamentais”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGGoverno Lula está faturando politicamente mais um grave erro da gestão paramilitar de Bolsonaro, que agiu de forma infantil e ultrapassou os limites da democracia. (C.N.)

5 thoughts on “OAB requer a Moraes informações sobre espionagem ilegal de advogados pela Abin

  1. O caso do watergate que levou a renuncia do Nixon nos EUA foi café pequeno perto desse caso de espionagem feito por esse verdadeiro Estado paralelo milico miliciano que o capitão criou pra si.

  2. A blindagem já vem de longa data desde o pós 64 e pró infiltração, achaques e pressões para que os “agentes duplos e triplos” pudessem regar suas avermelhadas plantações pelos “tres fraternos e esquinais cantos”!
    Como explicar a desenvoltura de canalhas locupletando-se, livres, leves e soltos?

  3. E o que a OAB tem a ver com isso ? Com os abusos de Moraes e do STF, a OAB nunca se preocupou. Com a roubalheira por parte dos corruptos e com a impunidade destes, a OAB também nunca se preocupou .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *