Lula vê com preocupação essa nova crise em Portugal, com avanço da ultradireita

Amigo de Lula, o premier Antonio Costa teve de renunciar

Vicente Nunes
Correio Braziliense

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está acompanhando com toda a atenção os desdobramentos da queda de António Costa do cargo de primeiro-ministro de Portugal. Fontes do Blog garantem que os dois se falaram por telefone e o líder brasileiro disse ao amigo que tem a certeza da inocência dele em relação às acusações de corrupção e favorecimento feitas pelo Ministério Público de Portugal.

Na avaliação do governo brasileiro, a demissão de Costa nas atuais circunstâncias abre um espaço significativo para o avanço da extrema-direita, que já se transformou na terceira força política portuguesa.

DOBRAR A BANCADA – As pesquisas mostram que, se as eleições fossem hoje, o Chega, do ultrarradical André Ventura, teria 14,6% dos votos, praticamente dobrando a bancada atual de 12 parlamentares.

Lula, por sinal, tomou trauma dos representantes do Chega, que promoveu um protesto no dia 25 de abril, quando o brasileiro discursou na Assembleia da República. O partido também promoveu uma passeata contra Lula do lado de fora do Parlamento, que só não se transformou em pancadaria por causa da intervenção da polícia. Os extremistas estavam preparados para tocar fogo.

António Costa caiu por causa de denúncias de favorecimento a empresas que exploram lítio, matéria-prima usada, por exemplo, na fabricação de celulares, e de hidrogênio verde. Ele se disse inocente e que está à disposição da Justiça. Costa está no cargo desde novembro de 2015. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, decidirá se convocará novas eleições.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Em Portugal, o radicalismo de direita não chega a ser ameaça. O problema dos amigos de Lula é mesmo a corrupção, que levou a Polícia a fazer busca e apreensão na residência do primeiro-ministro, cujo chefe de gabinete foi preso. Há outros dois ministros portugueses acusados de corrupção na mesma operação policial. Como diria Tom Jobim, com saudades da fadista Amália Rodrigues, “é a lama, é a lama, é a lama”. (C.N.)

15 thoughts on “Lula vê com preocupação essa nova crise em Portugal, com avanço da ultradireita

  1. Acho interessante que jornalistas só se referem a corrente de direita como sinônimo de radical. Você não vê isso nas reportagens sobre centro ou esquerda.

  2. Por que Brasil e Argentina vivem mergulhados na estagnação e nos mesmos papéis de séculos atrás?

    Uma sucessão de ambidestros, narcisistas e cleptomaníacos de visão estreita explica tudo.

    É cultural, mas é pessoal (atraso personificado em tacanhas oligarquias na ilha da fantasia Brasília, cercada por um barril de pólvora de favelas e de falência na segurança pública) também.

  3. Sobre a GLO.

    Por que não restauram a GUARDA PORTUÁRIA criada por Dom João VI?

    POLÍCIA PORTUÁRIA FEDERAL fazendo a fiscalização permanente dos portos.

    As Guardas Portuárias ainda existem e amargam a sua decadência histórica.

    Aliás, são atribuições constitucionais da Polícia Federal: policiamento marítimo e de fronteiras, de portos e de aeroportos.

    Mas tudo é muito precário na prática.

    Nas minhas décadas de portos, as operações portuárias da PF eram inócuas e teatrais e o efetivo era ínfimo.

    Ação coordenada e séria.

    Punição aos corruptos.

    Não existe justificativa para tantas armas e drogas e o Estado Paralelo fatiando o Brasil em facções.

    A extorsão diária das máfias é bitributação.

    Porque essas máfias se confundem e só se fortalecem porque se apoiam nos entes estatais e em seus agentes.

  4. A matéria versa sobre a crise em Portugal. Vamos a ela:

    Portugal enfrenta uma grave crise econômica. Independente da Corrupção, que existe aqui, ali e acolá, seja em governos da Direita, do Centro e da Esquerda.
    Verdade ou Mentira?

    E quando advém a crise, quem sofre mais com ela, são os imigrantes. Os nacionais, querem logo expulsar os invasores. Os brasileiros, se tornaram a bola da vez e os maus tratos vão aumentar ainda mais.

    Os árabes, africanos e aziaticos, também estão sendo enxovalhados.

    Em viagem a Portugal, no final de agosto, perguntei ao taxista, sobre o político, numa foto gigante, com as letras garrafais de CHEGA. Naquela língua enrolada, disse que apoiava o ultradireitista André Ventura.
    É um fenômeno mundial, o proletariado apoiando políticos de extrema direita, que uma vez no Poder, sempre prejudicam a classe trabalhadora, os sem teto e os moradores das comunidades. Mirem no exemplo de Trump e agora no maluco do Milei.

    Essa gente vai enriquecer, vai roubar o povo, vão fazer negócios nas alvovas em meio aos lençóis e o povo que vota, nesses mentirosos contumazes, ficam com a mão abanando, incrédulos e sem ação, por terem sido enganados .
    Esse CHEGA, quer dizer: sai daí que eu estou chegando para roubar também. No fundo, somos todos uns trouxas na mão desses políticos picaretas, como esse portuga do André Ventura.

    Com o Ventura, os ventos de Portugal, assim como seus mares, vão experimentar a ira do Demônio. Dias difíceis para os portugueses e os brasileiros em busca de uma vida melhor, a beira dos rios Tejo e Douro.

    • Amalia/Vinicius é um disco que regista uma gravação de um encontro em 1968 entre o poeta Vinicius de Moraes e a cantora Amália Rodrigues.

      Grande abraço

      AGM

  5. No Museu do Fado em Lisboa, um turista perguntou ao atendente português sobre Amália Rodrigues. O Portuga subiu nas tamancas, com a voz alterada, respondeu que o Fado não era exclusividade da Amália Rodrigues, que é uma tradição da música portuguesa e que no museu tinha dezenas de acervos musicais dos Fadistas. O tom da resposta foi bizarro. Não precisava expôr a raiva daquela maneira

    • Os comunistas de Portugal são limpinhos e cheirosos, prezam pela ética, moral pública e são os Paladinos da Justiça.

      Trabalham muito, não tem tempo para roubar…….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *