Doze deputados da base de Lula aderem a pedido de impeachment de Flávio Dino 

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos o ministro Flavio Dino sentado à mesa. À sua frente, um marreco despedaçado e sem cérebro foi servido. O Ministro segura um garfo com uma coxa de marreco espetada e na outra uma faca de mesa. O Ministro arrota um ossinho.

Charge do Galvão Bertazzi (Folha)

Luísa Marzullo
O Globo

O ministro da Justiça Flávio Dino se tornou alvo de um grupo de 45 deputados da oposição que irão protocolar, na Câmara Federal, mais um pedido de impeachment. A reação ocorre após duas visitas da “dama do tráfico amazonense” em sua pasta. Luciane Barbosa Farias é esposa de Clemilson dos Santos Farias, líder do Comando Vermelho mais conhecido como Tio Patinhas. O caso foi inicialmente divulgado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

Entre os parlamentares, há 12 filiados a partidos da base do governo Lula (PT): União Brasil (5), PSD (1), Republicanos (3), PP (1) e MDB (2) que, juntos, lideram dez ministérios. Apesar de serem de siglas da base do governo, este grupo se identifica com a oposição e raramente vota com o Planalto.

FATO GRAVÍSSIMO – Os deputados afirmam que a visita de pessoas associadas ao crime e ao tráfico em um órgão do governo federal é inadmissível. Luciane Barbosa de Farias chegou a ser condenada a dez anos de prisão por ter desempenhado, de acordo com o Ministério Público, um papel essencial na ocultação de valores do tráfico.

Enquanto o marido coordenava as negociações do crime, Luciane é acusada de ter tido o papel de acobertar, o que fazia adquirindo veículos de luxo, imóveis e registrando empresas laranjas.

Entre elas, a Associação Liberdade do Amazonas, que foi fundada no ano passado com o intuito de defender os direitos dos presos. Contudo, um inquérito sigiloso da Polícia Civil do Amazonas alega que a ONG teria sido criada pelos criminosos para atender suas próprias necessidades e que o papel real seria “perpetuar a existência da facção criminosa e obter capital político para negociações com o Estado”.

JÁ ASSINARAM – Além de parlamentares de partidos adversários ao governo, assinaram o documento: Sargento Fahur (PSD-PR), Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF), Alfredo Gaspar (União-AL), Rosangela Moro (União-SP), Zucco (Republicanos-RS), Messias Donato (Republicanos-ES), Zacharias Calil (União-GO), Coronel Telhada (PP-SP), Coronel Assis (UNIÃO-MT), Delegado Palumbo (MDB-SC), Rodrigo Valadares (UNIÃO-SE) e Pezenti (MDB-SC).

Os deputados em questão pertencem a partidos com cargos no primeiro escalão do Planalto. No caso do União Brasil, Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações) lideram ministérios. Já o PSD tem três pastas comandadas por Carlos Fávaro (Agricultura), Pesca (André de Paula) e Minas e Energia (Alexandre Silveira). O Republicanos e o PP possuem um ministério cada — Portos e Aeroportos, sob o comando de Silvio Costa Filho e Esportes, com André Fufuca, respectivamente.

Por sua vez, o MDB tem Renan Filho (Transportes), Simone Tebet (Planejamento) e Jader Filho (Cidades) no primeiro escalão.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Muito importante a matéria enviada por José Carlos Werneck. Com tamanha pressão, fica praticamente afastada a possibilidade de Dino ser indicado ministro do Supremo. Vamos ver se Lula ainda tem um pouco de juízo e coloca o Jorge Messias, que é o melhor entre os três aventados, embora nenhum deles tenha notável saber jurídico. (C.N.)

9 thoughts on “Doze deputados da base de Lula aderem a pedido de impeachment de Flávio Dino 

  1. Às 13h30:

    “Esqueceram” da milícia e das rachadinhas porque não deu certo até agora (de que tem receio o STF ?).

    Doze deputados da base de Lula pedem impeachment de Dino por agendas de ‘dama do tráfico’, saiba quem são

    Requerimento de Filipe Barros ainda não foi protocolado, mas já conta com a adesão de 45 deputados; entre eles, integrantes do União Brasil, PSD, Republicanos, PP e MDB que, juntos, lideram dez ministérios

    Fonte: https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2023/11/14/doze-deputados-da-base-de-lula-assinam-pedido-de-impeachment-de-dino-por-agendas-de-dama-do-trafico.ghtml?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar&fbclid=IwAR1B32cLe7YUysiKiP1OGxcgR6-eU0bp_wNGVtUtsU7DCEe6ecmvk2wecyU

  2. E enquanto isso a filha de Fernandinho Beira-Mar recebendo “Prêmio de Responsabilidade Social” de uma associação de gays (AGPT). É bem a cara do Brasil da era do amor, chefiada pelo fantoche Lula. Estou sentindo falta aqui nesse post de comentário de um passa-panos oficial, que vai achar esse prêmio normal… Vamos aguardar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *