Estados Unidos mudam posicionamento e Conselho de Segurança aprova trégua em Gaza

Conselho pede pausa humanitária por ajuda em Gaza

Pedro do Coutto

O Conselho de segurança da ONU aprovou, na tarde de quarta-feira, um projeto de resolução de Malta, praticamente igual à proposta brasileira, e estabeleceu uma trégua humanitária em Gaza para conter a onda de mortes e mutilações que ocorrem na região e cujas imagens gravadas em filmes e fotos chocam profundamente a opinião pública universal.

Os Estados Unidos, que no início do conflito entre Israel e Hamas, enviou dois porta-aviões para o Mediterrâneo com o propósito de fornecer apoio às forças israelenses, depois de vetar projeto brasileiro, recuou e não utilizou o direito de veto para impedir que o Conselho aprovasse a proposta de Malta.

CHOQUE – O mundo acompanha chocado o que se verifica no território de Gaza, especialmente a invasão do hospital pelas forças de Israel que incluíram o desligamento de incubadoras que atendiam crianças recém-nascidas.

Israel, entretanto, uma hora após a decisão do Conselho de Segurança, anunciou que não cumprirá o que determina. Ficou numa posição internacionalmente isolada, já que a China e a Rússia também se abstiveram de votar, dando condições para a aprovação da iniciativa. A resolução inclui também a libertação de reféns pelo Hamas.  

MANIFESTAÇÃO – Enquanto isso, reportagem de O Globo, edição desta quinta-feira, focaliza o tema e inclui uma manifestação da ONU condenando a operação de Israel no hospital de Gaza. Israel alega que encontrou armas do Hamas e serviços de Inteligência instalados na unidade.

O episódio criou um trauma geral. O Hamas, de certa forma, conseguiu isolar Israel no cenário internacional, ainda que também sendo alvo pelo reflexo negativo junto à opinião pública não somente pela sua ação terrorista em 7 de outubro, mas também pelo revide do governo de Tel Aviv. O drama continua, pois a ONU não tem poder de obrigar o cumprimento da decisão de seu Conselho de Segurança.

APOIO – O governo Lula, revela O Globo, matéria de Alice Carvalho, se volta para prestigiar Flávio Dino, titular da Justiça, em face do episódio de sua equipe ter recebido a mulher de um contraventor condenado, e ela também condenada pela justiça, no gabinete ministerial.

Além disso, há o caso de um congresso realizado em Brasília que incluiu o pagamento de passagens exatamente a essa pessoa. Os Secretários responsáveis pela recepção assumiram a culpa, mas o fato repercutiu negativamente sobre o ministro Flávio Dino. Ele não é acusado, mas a sua equipe está sendo alvo de críticas.

19 thoughts on “Estados Unidos mudam posicionamento e Conselho de Segurança aprova trégua em Gaza

  1. O governo Lula, revela O Globo, matéria de Alice Carvalho, se volta para prestigiar Flávio Dino, titular da Justiça, em face do episódio de sua equipe ter recebido a mulher de um contraventor condenado, e ela também condenada pela justiça, no gabinete ministerial.

    Contraventor.???

    A Dama de Vermelho do Tráfico, condenada, sapateou pelos corredores e gabinetes de dois Ministérios, da Liga , Direitos dos Manos, e ainda teve a ousadia de discursar ……

      • PS2

        Esse caso é GRAVISSIMO, em um Páis um pouco mais sério o (des)governo já tinha sido derrubado….e todos os envolvidos para a jaula com as chaves atiradas ao Mar…

        Mas quem se interessa, como diz nosso Editor-Chefe…

  2. “CHOQUE – O mundo acompanha chocado o que se verifica no território de Gaza, especialmente a invasão do hospital pelas forças de Israel que incluíram o desligamento de incubadoras que atendiam crianças recém-nascidas.”
    Não duvido da honestidade intelectual do Seu Pedro, custo a crer.
    Não seria hora de troca de reféns por prisioneiros uma medida para viabilizar uma negociação?

  3. Se Luciene Barbosa responde em liberdade é porque o processo ainda está sob judice. Até que o processo transite em julgado e confirme a condenação. Ela está sob a presunção de inocência, tem o direito de numa comitiva ou isoladamente de ir a quaisquer órgãos públicos e ser recebida sem contestação. Pelo pouco que sei, é a lei.

    Os EUA alegou que não aceitou o projeto do Brasil, porque na falou que Israel estava se defendendo, mas o atual aprovado também não falou que Israel estava se defendendo.

  4. Os EUA são contraditórios , como norma. Defendem a liberdade na casa dos inimigos, na casa dos amigos abraçam ditadores como se fossem os melhores líderes mundiais. O ditador da Arábia Saudita, o corrupto primeiro ministro de Israel e o ator de quinta da Ucrânia, Zelensk figuram na prova da Política Externa Americana.

    A Resolução da ONU propondo uma pausa humanitária foi aprovada com apoio do governo Biden. A mesma proposta do Brasil, no mês passado, foi vetada por ordem do presidente Biden e causou perplexidade nos diplomatas americanos na ONU. Biden está perdido. Será possível, que o monarca da América, não pensou, que aprovando ou não, a Resolução da ONU, o governo de Israel não iria cumprir! Israel nunca cumpriu nenhuma Resolução da ONU, que tratasse de cessar fogo, em tempos de guerra.

    Graças a essa decisão incongruente de Biden, ele perdeu a moral para condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia. Quanto as medidas econômicas contra a Rússia, as chamadas sanções, também são uma injustiça, pois nada fez e pouco faz para Israel parar com a matança contra a população civil.

    Os Estados Unidos têm lado no cenário das nações. Para os amigos tudo, para os inimigos o porrete e bombas disparadas de seus terríveis porta aviões, para os outros, as penas da LEI Internacional.

    Sempre cito, a frase do ministro aposentado do STF, Eros Grau, uma sentença de todos os tempos:

    ” Não existe Justiça na Terra, só no Paraíso”.

    Na Terra não tem mesmo, isso é comprovado, agora, no Paraíso, ninguém que eu saiba, voltou para dizer que lá no Paraíso, a Justiça impera. Nunca vamos saber, nesse plano espiritual.

  5. Os Bolsonaristas estão inundando as Redes Sociais, com o caso Luciene. Realmente, foi uma falha imperdoável, o Secretário do Ministério da Justiça, receber a cidadã da Amazônia, no prédio do Ministério.
    No entanto se calam, em relação ao também, condenado pela justiça, o Sr. Daniel Silveira tramando junto com o senador DuVal do Espírito Santo, junto com Bolsonaro no Palácio Alvorada para monitorar o ministro Alexandre de Morais, fazendo escuta telefônica e desmoralizar o ministro. Isso é de uma gravidade visceral.

    • Caro amigo Roberto Nascimento. O que houve foi uma mentira para dar motivos para os bolsonaristas malharem o governo, ao dizer que o ministério da justiça recebeu uma condenada a 10 anos

      Luciene Barbosa foi ao judiciário no mês de março, ela não era condenada, sua condenação foi dada em outubro. Ainda que fosse condenada, mas está respondendo o processo em liberdade, e enquanto o processo não transitar em julgado confirmando sua condenação, ela gozava da presunção de inocência, assim sendo, tem todo direito de ir numa comitiva ou até isoladamente ao Ministério da Justiça que, ao recebe-la não cometeu erro algum. É a lei.
      Abs.

  6. Disse , Merval, no programa das Globelezas Pró-Tráfico-Luladrão…

    “Flávia, não é uma pessoa condenada por um crime qualquer, é uma traficante, que foi condenada por tráfico, e o marido é Chefe de Facção Criminosa.”””

    Dá-lhe Merval…..

  7. A diferença entre um traficante e um golpista:

    O traficante mata o usuário de drogas, estimulando o vício maldito.
    O golpista mata tudo que enxergam como comunista ou esquerdista e podem matar o futuro do Brasil.

    Essa falha da assessoria de Flávio Dino, foi muito bem explorada pela malta Bolsonarista, a ponto da indicação dele para o STF, subir no telhado.
    Dino virou alvo dos Senadores e Deputados Bolsonaristas e até dos integrantes do PT, liderados por Gleise Hoffmam e Lindeberg Farias. Direita e Esquerda unidas no mesmo objetivo: destruir a carreira de Flavio Dino.

    Atribuo essa perseguição contra o ex- juiz Flávio Dino, ao seu notável saber jurídico. Passou em primeiro lugar no concurso para juiz federal,. Sérgio Moro, que entrou junto com ele, não passou nem perto.

    Dino tem deitado e rolado, nas audiências públicas na Câmara e no Senado, humilhando com suas respostas contundentes, deputados e senadores, incapazes de passar na prova do ENEM.

    Sérgio Moro e Flávio Bolsonaro, dois senadores, que morrem de inveja de Dino. No campo do PT, a Gleise Hoffmam teme a candidatura de Dino, a presidência da República, que ela acha, reservada para ela.

    Para o presidente Lula, Flávio Dino, é mais importante como titular do Ministério da Justiça do que sentado na cadeira do STF

    Nesse particular, os Bolsonaristas não tem capacidade de discernir, porque pensam pouco, que Dino na Justiça causa mais estrago aos objetivos da extrema direita Bolsonarista, do que preso na armadilha da mais alta Corte de Justiça, impedido de dar opinião e entrar em embates contra os senadores do PL, que odeiam Dino de morte, porque tremem de medo da presença do titular do Ministério da Justiça.
    .

  8. Sr. Newton

    Alguns dados que o “povo eleito” esquece…

    No IBGE ( do Ultra-Extremista-Petralha).

    No indicador de renda, o Maranhão fica em último lugar, com índice de 0,612. Vinte e três cidades do Maranhão estão entre as 100 cidades do Brasil com pior IDH, mas dentre as 200 cidades brasileiras com melhor IDH, nenhuma é maranhense. Dos 217 municípios, cerca de 140 possuem IDH baixo.

    25ºAmapá
    0,688

    26ºAlagoas
    0,684

    27ºMaranhão
    0,676

  9. Sr. Newton

    Quem era o (des)Governador do Maranhão mesmo.?

    Maranhão é o Estado com mais pessoas vivendo na miséria, diz ONU

    De acordo com dados de organizações internacionais, em 2019, quase 20% da população maranhense vivia com renda mensal abaixo de R$ 145.

    https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2021/09/30/maranhao-e-o-estado-com-mais-pessoas-vivendo-na-miseria-diz-onu.ghtml

    Matéria da própria emissora que hoje presta vassalagem ao Sinistro da Liga da Gordeliça…

    Sem mais para o momento

    Atenciosamente…

  10. Precariedade da Educação, da Saúde e aumento da Pobreza são mazelas existentes em todos os Estados da Federação.

    É uma sina brasileira. Até o mais poderoso Estado da Federação, São Paulo tem índices de pobreza altíssimo na periferia. É precário o atendimento a Saúde, principalmente dos Idosos, em São Paulo .
    O Rio de Janeiro está próximo da calamidade. Crianças não estão podendo estudar, por falta de ar condicionado nas escolas.

    É histórico, a situação vivida pelos maranhenses, fruto das desigualdades regionais.
    As Elites maranhenses não foram capazes de melhorar as condições de vida da população. Durante décadas, o Maranhão foi governado pelas oligarquias e pela Família Sarney.
    Evidente, que dois mandatos de Flávio Dino, na governança do Estado, se tornaria quase impossível mudar da água para o vinho as desigualdades sociais, que perduram por décadas de governos conservadores no Maranhão. Não sou advogado de Dino e nem o conheço pessoalmente, mas, se ele foi tão ruim assim, nos seus oito anos de mandato, o povo maranhense não elegeria Flávio Dino para o Senado com uma vira ao expressiva

    Vamos ao exemplo do Rio de Janeiro: O governador Leonel Brizola revolucionou a Educação Pública com a construção de 500 Centros Integrados de Educação Pública os populares CIEPS, apelidados de Brizolões. Hoje, os CIEPS são referência na Educação da população livre do Rio de Janeiro. Pois bem, nenhum governador, construiu nenhum outro CIEP.

    Falta continuidade nas políticas sociais no Brasil.

    Uma vergonha. Brizola fez essa revolução educacional e até o povo do Rio de Janeiro, o castigou não o elegendo senador pelo Estado.

    Para criticar com isenção, sem partidarismo é preciso entender a realidade da cidade e do Estado. Vivo no Rio e por isso adquiri a experiência fática dos seus mais graves problemas, alguns insolúveis.
    Quanto ao Maranhão, nada posso afirmar sobre aquela realidade. Talvez, um dia, quem sabe, se puder visitar São Luiz e os Lençóis maranhenses de férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *