Luana Patriolino
Correio Braziliense
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu soltar, nesta sexta-feira (24/11), mais um preso pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Geraldo Filipe da Silva é o oitavo réu solto desde que Cleriston Pereira da Cunha, 46 anos, morreu, por conta de um mal súbito, durante banho de sol no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Nesta semana, a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu também que Geraldo Filipe da Silva também seja absolvido das acusações. Além dele, os beneficiados pela soltura terão que cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana e proibição de utilizar redes sociais e de se comunicar com outros investigados.
MORTE DE BOLSONARISTA – O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, determinou, na semana passada, a abertura de uma investigação para apurar possíveis violações de direitos humanos no caso da morte de Cleriston Pereira da Cunha, durante banho de sol no Centro de Detenção Provisória (CDP) 2, no Complexo Penitenciário da Papuda.
Ele era um dos presos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro — que resultaram na depredação dos prédios dos três Poderes.
“Conforme divulgado na imprensa, o fato suscita questionamentos sobre possíveis irregularidades e violações aos direitos humanos das pessoas detidas”, afirmou Simonetti no ofício enviado à Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. “Dessa forma, é de suma importância que sejam realizadas diligências e investigações para esclarecer os fatos e garantir a transparência e a justiça”, completou.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Libertar meia dúzia não basta. É preciso dar amplo direito de defesa aos réus, mas isso não está acontecendo no Supremo, que inventou a maior fábrica de falsos terroristas do mundo. Isso não é democracia, isso não é justiça. (C.N.)
Moraes achou que esse julgamento show ia calar a direita, mas o tiro está saindo pela culatra.
Os ministros do STF acostumados a seres obedecidos e bajulados não sabem fazer cálculo político, não sabem ser sutis e tampouco recuar. O desastre está se montando.
“Morte de bolsonarista”, parece que estas pessoas viraram uma raça a parte, não são mais gente, são bolsonaristas.
Com a ficha limpa?
Rapaz, o Bozonazista não tomou a vacina, botou prá quebrar em Brasília e vocês querem culpar o ministro do STF? Estão doentes?
Quem se importa se ele tomou a vacina ou não? Vc é a mãe dele?
O que muda na sua vida se Bolsonaro tomou vacina? Nada.
E onde ele quebrou algo em Brasília? Mostre uma única prova.
Doente é gente como vc.
É ato golpista pra cá e ato golpista pra lá.
Eu devo estar me transformando num prototerrorista vez que não acho justo certas medidas tomadas pelo ministro.
Tenho me patrulhado para não cometer nenhum ato golpista na padaria, na fila do supermercado e na banca de revista, quando comecei a ficar penalizado pela morte do terrorista que morreu na Papuda, a ficha caiu, estou cometendo atos golpista até por pensamento.
Acho que devo procurar ajuda especializada em saúde mental, estou tendo surtos de atos golpistas a todo momento, quando resolvi boicotar tudo da Globo foi que me dei conta dessa bagaça. Até o termo bagaça é o preludio de um ato golpista.
Será que não estou cometendo um ato golpista ao printar um artigo do Rodrigo Vilela?
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aproveitou um evento do PL Mulher para criticar o presidente Lula, a atual primeira-dama Janja e o ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida.
Michelle chamou Lula de “pai da mentira” ao afirmar que o petista acabou com políticas de respeito e valorização das pessoas com deficiência, incluindo cegos e com doenças raras.
Michelle também criticou Lula e Janja pelas numerosas viagens internacionais do casal, que geralmente se hospeda em hotel de luxo. “Não precisa ficar fazendo tour pela Europa, fazendo tour pelo mundo”, disse ao lembrar que ela e Jair Bolsonaro economizavam ao se hospedarem em embaixadas brasileiras.
Sobre Silvio Almeida, Michelle disse que “é um ministro do ‘todes’, que só tem trabalho para os ‘amigues’ e os ‘bandides’”, afirmou em tom irônico.
Como tem “o poder”, vai acabar “indultando” a todos!
Ou será Lula, que retomando as rédeas, viabilizará tal remissorato?
O criminoso que morreu na Papuda está sendo transformado e mártir pelos bolsonaristas. Desde quanto os bolsonaristas se interessaram pelas mortes de detentos nas prisões?
Bolsonaro não deu assistência aos yanomamis que estavam em pele e osso devido a fome e doenças. Nenhum comentário dos bolsonaristas. Claro, não eram “patriotas bolsonaristas”
Nem escrevendo ou desenhando eles conseguem entender Nelio Jacob.
O cidadão contraiu uma cardiopatite pelo covid pois não tomou vacina por seguir seu lider; o ‘tosco’. Depois foi para a invasão dos palácios e preso, veio a falecer em virtude da doença e da prisão, tudo por seguir um tosco.
Para tentar frear este ‘gado’, é que o AM está pesando na pena, mas, aqui em pindorama, não se cumpre 1/10 da pena.
Eles vão penar até acontecer todo o julgamento. Logo logo estarão nas ruas recebendo o ‘esculacho’ dos amigos e familiares.
Muito complicado tudo isso srs. Nélio Jacob e José Pereira Filho. Será que os srs. já perderam algum ente querido, ao qual a própria Procuradoria solicitava a soltura do mesmo, em razão do risco de morte, já em fevereiro, comprovado pela própria medicina?
Será que os srs. já tiveram alguma irmã, filha, sobrinha, órfã, em razão da insensibilidade de algum juiz, até de forma ilegal, pois o réu não tinha fórum privilegiado?
Sem levar em conta que, independente de sua opção política, se tratava de um brasileiro, e brasileiro trabalhador?