Pedro do Coutto
Com a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal e de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República, após longa demora, o presidente Lula ingressa em nova fase de seu governo. Flávio Dino será substituído na Justiça e há nomes cogitados, entre eles o da ministra Simone Tebet.
São várias as mudanças ministeriais em um período menor do que 12 meses e o governo não encontrou a sintonia para a realização de seus projetos, com base em compromissos assumidos na campanha eleitoral. O problema geral do governo de coordenação permanece.
Claro que as indicações de Dino e Gonet são positivas. Ambos têm qualificações necessárias, inclusive políticas. Mas algumas questões têm que ser equacionadas, entre elas o da eficiência administrativa. Em meio às mudanças para o Ministério da Justiça, está também cotado o nome do ex-ministro Ricardo Lewandowski.
PRECATÓRIOS – Reportagem de Daniel Gullino, Mariana Muniz, Alvaro Gribel e Gustavo Silva, O Globo, destaca a decisão do STF que formou maioria autorizando a abertura de crédito extraordinário de R$ 95 bilhões para pagar precatórios em atraso. Essa questão dos precatórios é muito grave. Para se ter uma ideia, o tempo de demora para recebê-los oscila de 30 a 32 anos de espera. Um absurdo.
Muitos titulares do crédito deixaram as quantias para os seus herdeiros. Não tiveram tempo de esperar o pagamento. É um escândalo o fato de o governo adiar por largo tempo o pagamento devido.
NOVA TRÉGUA – O cessar fogo entre as forças israelenses e os combatentes do Hamas foi prorrogado por pelo menos dois dias para permitir que mais reféns sejam libertados. Durante a trégua que já vinha ocorrendo, os combatentes do Hamas libertaram 50 mulheres e crianças israelenses, dentre os 240 reféns que capturaram no sul de Israel durante o ato terrorista de 7 de outubro. Em troca, Israel libertou 150 detentos de segurança de suas prisões, todos mulheres e adolescentes. O Hamas também libertou separadamente 19 reféns estrangeiros.
Segundo Israel, a trégua poderia se estender, desde que o Hamas continuasse a libertar pelo menos 10 reféns diariamente. “Esperamos que a Ocupação (Israel) cumpra (o acordo) nos próximos dois dias, porque estamos buscando um novo acordo, além de mulheres e crianças, por meio do qual outras categorias que temos possam ser trocadas”, disse Khalil Al-Hayya, do Hamas, à Al Jazeera.
O Hamas está ficando bonito na fita, está mais cheiroso que filho de barbeiro e mais bonito que mula de cigano.
Coisa linda de se ler, ” os combatentes do Hamas libertaram 50 mulheres e crianças israelenses, dentre os 240 reféns que capturaram no sul de Israel durante o ato terrorista de 7 de outubro.”
Nessa toada o Nobel da paz está garantido.
“Consolida-se”, ora pois e conforme:l
https://www.facebook.com/share/r/oQUrUkWHHQTjfTse/?mibextid=GD4cFv
os combatentes do Hamas
Combatentes, Sr. Pedro..??
Veja Sr. Pedro, “a nova fase do governo do Ladrão.” com a ida do Sinistro da (IN) Justiça para o Stalinácio Tribunal Federal….
Cadê a Justiça.?
Cadê o Grande Projeto de Segurança Pública para o Páis.?
Cadê o Super-Herói Vilão.??
Cadê o MInistro da Liga da Gordeliça.?
Cadê o Ministro dos Direitos dos Manos.??
Cadê os seus coleguinhas de Profissão Doentes pela ideologia dos Sanguinários e CArniceiros Stálin, Fidel, Pol Pot, Mao Tsé, Maduro, Xi Pinga..??
Estão preocupados com o genocidio do Oriente Médio e esquecem do nosso genocídio diário, uma verdadeira carnificina á céu aberto…..
Mãe e três filhas são encontradas mortas dentro de casa em Mato Grosso
Criminoso confessou que esfaqueou e abusou sexualmente das vítimas; duas eram menores de idade
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/mae-e-tres-filhas-sao-encontradas-mortas-dentro-de-casa-em-mato-grosso/
Diga prá nós, Sr. Pedro, o que fazer com esse monstro desgraçado maldito….??
Análise fantástica de Pedro do Couto, sobre as indicações do STF e da PGR, nas vagas abertas da ministra Rosa Weber e do procurador Augusto Aras.
Está marcado para 13 de dezembro, a sabatina de Flávio Dino na Comissão de Constituição e Justiça. O placar pela indicação será apertado, segundo fontes do Congresso. Dino está pendurado nas mãos de Davi Alcolumbre o senador, presidente da CCJ.
É quase certo, que os senadores Bolsonaristas do PL vão vetar a indicação a pedido de Bolsonaro e do senador Flávio.
Dino já está conversando com os colegas do Senado. Dino é senador licenciado, enquanto exerce o cargo de ministro da Justiça.
Paulo Gonet enfrenta resistências, também da ala Bolsonarista no Senado, casa de muita influência do clã Bolsonaro.
O veto de um ou do outro, representará uma derrota para Lula. Creio, que foi essa a razão da demora na indicação. Lula esperou um aceno de Rodrigo Pacheco e de Davi Alcolumbre para indicar os nomes, na certeza de que não ocorreria surpresas. Mas, pode ainda ocorrer sobressaltos. No voto secreto, como dizia Ulisses Guimarães :”dá uma vontade danada de trair”.
Quem sabia tudo de votações, na Câmara e no Senado era o ex ministro de Temer, falecido recentemente, ex deputado federal, Eliseu Padilha. Acertava todas.
É do jogo político, ganhar ou perder. Caso Dino seja rejeitado no Plenário do Senado, perderá as condições de permanência no Ministério da Justiça, não terá, então, outra alternativa. Assumirá a cadeira de senador pelo Maranhão, até 2030.
Quem sabe não pintaria a fumaça branca do novo líder do governo no Senado, na vaga do desgastado e traíra, senador pela Bahia, Jaques Vagner? Com certeza, Dino seria o jogo líder, para infernizar a vida dos senadores Bolsonaristas, que querem ver e abraçar o diabo, do que enfrentar Flávio Dino na Tribuna do Senado.
Vamos ver, o que acontece nos meandros da política.
Por acaso o Dino é o Deus do Trovão, que com seu martelo faz onça largar da cria e bota pra correr até assombração?
Flávio Dino não tem poderes celestiais, pelo contrário, erra e acerta como todos nós, pobres mortais.
No entanto, suas credenciais são de alto potencial jurídico.
Conforme artigo de José Carlos Werneck, postado a pouco nesta cidadela da verdadeira liberdade, Flávio Dino exerceu altas funções públicas na área jurídica, que o credenciam para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber.
Dino foi presidente da Associação Nacional dos Juízes Federais, ocupou a função de Secretário Nacional de Justiça( CNJ), governador por dois mandatos no Maranhão e eleito senador em 2022.
Merece ocupar a vaga de ministro do STF.
É a minha opinião. Evidente, que há divergências no mundo político. Faz parte da Democracia, que repudia o pensamento único, próprio das Ditaduras.
Mas o Senhor Flavio Dino não é da ideologia dos partidos de pensamento único como Coreia do Norte e os outros?
Senhor Roberto aqui ainda podemos ser críticos, ainda, estabelecido o regime que propõem estaremos sujeitos aos desmando desses estados ditatoriais, dessa ideologia.