Congresso precisa fazer “autocrítica” e voltar a trabalhar pelos brasileiros

Chage: sponholz.arq.br

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Roberto Nascimento

Todos sabem que o Congresso Nacional utiliza a política do “toma lá dá cá”. Essa norma antiética sempre existiu, de uma forma ou outra, mas foi “institucionalizada” na década passada pelo então presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ), que desvirtuou a representatividade popular, ao contrário do que preconiza o texto onstitucional.

Portanto, o poder já não emana do povo, faz tempo. Assim como muitos outros parlamentares famosos, Cunha foi condenado e preso por corrupção. Ficou impedido de concorrer, mas elegeu a filha e vive perambulando no Congresso Nacional, dando pitacos em tudo, especialmente depois que foi “descondensado” pelo Supremo, conforme está na moda.

CASA DAS BANCADAS – O fato é que a outrora famosa Casa das Leis foi transformada num portal de defesa dos interesses paroquiais de suas excelências, os senhores deputados e senadores. Passou a funcionar como a Casa das Bancadas ou até mesmo a Casa das Saliências, como fica mais apropriado.

A grande maioria dos parlamentares hoje trabalha para controlar as emendas impositivas, chantageando os governos, porque o Congresso passou a comandar o Orçamento da União, antes, uma prerrogativa do Executivo.

Por que agem assim? Ora, trabalham para manter seus currais eleitorais nos Estados e municípios e se perpetuar em consecutivos mandatos, anos após anos, como se fossem cafetões da política.

EM NOME DE DEUS – Olhem o exemplo da Bancada da Bíblia. Do total de deputados eleitos pelos evangélicos, cerca de 95% votaram em leis contra o trabalhador ou no corte de benefícios sociais, ou seja, se elegem com o voto do povo e trabalham contra o povo.

Esse pequeno detalhe não chega aos eleitores, que não se preocupam com as pautas do Congresso Nacional, realmente uma chatice sem tamanho.

Na atual legislatura há evangélicos em praticamente todos os partidos. inclusive no PT e no PSol, mas a quase totalidade vota contra as pautas progressistas.

OUTRAS BANCADAS – A facção mais influente do Congresso é a Bancada Ruralista, que defende os interesses do agronegócio e não aceita reforma agrária de propriedades produtivas, além de se posicionar a favor do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Outra ala muito importante é a Bancada da Bala, integrada também por muitos parlamentares ruralistas que são produtores rurais. A facção defende que os fazendeiros possam ter direito de possuir armas, devido à falta  policiamento no interior do país. No entanto, os principais líderes da Bancada da Bala querem é a liberação total das armas, embora o país já viva num verdadeiro faroeste caboclo, como líder nas estatísticas mundiais de vítimas de homicídio por arma de fogo.

Nesse clima, podemos dizer que o melhor presente para os brasileiros seria ter o Congresso de volta, mas é muito difícil que isso volte a acontecer.

19 thoughts on “Congresso precisa fazer “autocrítica” e voltar a trabalhar pelos brasileiros

  1. Pode até ser difícil, mas na atual batida, sabemos perfeitamente o que será do nosso amado Brasil.
    Mas, fiquemos em Paz pois Jesus, O Cristo, está no Comando.
    Feliz Natal para todos, pois somos Irmãos em Humanidade.

  2. Para chegar a fazer parte da Nação 6 da Nova Ordem Mundial, conforme mafiosamente programado TODOS o para tanto alçados, terão, através dos sussurros de seus mestres se submeterem a um poder central khazariano(Nazista/Fascista/Comunista!
    Portanto, fique ciente a então servil “fraterna irmandade”, que está sendo utilizada para cumprir esse objetivo e que ainda há tempo para abandonar essa recrutada “babilônia”!

    • É o que todos nós desejamos, Antônio Rocha.
      Nos últimos 20 anos, pioramos muito, nas escolhas das Bancadas. Se piorar mais, do que isso aí, a vida da gente se tornará insuportável.
      As Bancadas da Bíblia e da Bala e todo o PL, votam sempre contra o povo trabalhador. Não deixam passar, nenhum avanço social e ainda votam para tirar quase tudo que foi conquistado. Eles odeiam os Direitos sociais e o escopo do Artigo quinto da Constituição.
      Só falta eles trabalharem ano que vem para Reformar a Constituição. O Boric do Chile tentou e não conseguiu.
      O povo vai até certo ponto, quando exageram, a massa dá o troco. Estamos vendo isso na Argentina. Los Hermanos têm sangue nas veias, nós pelo contrário, deixamos a vida nos levar, mesmo da pior maneira possível.

  3. Prezado Nascimento
    Algo me empurrou para aqui!
    Não abandonei a TI, e jamais o farei, mas meus dias estão cada vez menores.
    Ainda ontem, escrevi texto, repetindo é claro, coisas que tenho alertado já a alguns anos:
    Lendo teu artigo, tomo a liberdade de enviar pequeno comentário.
    A democracia exige conhecimento e responsabilidade. A imensa maioria dos brasileiros *aproximadamente 90%, não possuem nenhum dos dois!
    Conclusão: o país só pode piorar!
    Nosso congresso, maioria dos legislativos estaduais/municipais e a maioria dos excetuais, governam para si e para os seus.
    Ano que vem, tudo se renovará para eles! Por que?
    Ora, nossa sociedade afundou, e ainda tem espaço para afundar mais, esta bestializada!!! Completamente drogada pela ignorância!!!
    Em 2024, as eleições, seguindo a regra, serão piores em tudo: gastos; corrupção; enriquecimento de alguns, talvez os mesmos; eleição dos mesmos ou de cópias.
    Conclusão: nosso problema maior é o próprio povo!!! Com os políticos felizes, mudar para que?
    Imagine ter de ouvir do PL que é o “partido da direita de verdade!” Ao mesmo tempo, ler Lula indicando amigos e amigas para cargos no governo!!!
    Alguém me perguntou o que eu acharia que acontecerá em 2024. Respondi: nada mais do que o seguimento deste ano!
    Esqueci de dizer ao amigo que, em 2024, o final será o nº 4 – a grande mudança!!!
    Quem não entender que é do povo que nasce o país que temos, cada vez mais nossa salvação estará distante!!!
    Fraterno abraço.
    Fallavena

    • Que alegria, neste dia de Natal, poder ler seus comentários, Antônio Fallavena. Oportunidade de poder aprender, com seus conhecimentos.

      A atual geração, piorou nas escolhas de seus representantes, no Senado, na Câmara, nas Assembléias Estaduais e na Câmara dos Vereadores.

      Tanto, que venho dizendo, que este é o pior Congresso de todos os tempos, superando o terrível, dos quatro anos, a partir de 2018.
      Pelo andar da carruagem, os próximos, de 2024 e 2026,: serão ainda piores .Ulisses Guimarães foi profético, quando disse: “se você acha esse Congresso ruim, espere pelo próximo”. Acertou em cheio. Vai mesmo ser pior e com uma bancada Bolsonarista expressiva. Não vão deixar ninguém governar. Pior para o Brasil, que querem ver rastejando na lama.

      Tudo começa na Educação. Suas excelências fazem tudo para reduzir os recursos destinados ao MEC. Jogam pesado na ignorância tô povo. O cabo de guerra deles, agora, é prejudicar o Ministro da Educação, Camilo Santana. Não querem votar, a Reforma da Educação, no quesito tempo integral. Quanto mais tempo, fora da Escola, melhor para eles. Um absurdo contra os brasileiros pobres e da classe média .
      Darcy Ribeiro, cansou de pedir Tempo Integral nas Escolas. Foi o espírito dos CIEPS, boicotado por todos os Partidos, até o PT e pasmem, o PDT também. Quem bancou essa revolução educacional, foi Leonel Brizola. Infelizmente, Brizola não foi eleito presidente. Todo o sistema, se voltou contra ele.

      Agora, estamos experimentando o caos urbano, a violência nas ruas, roubos, furtos e mortes, porque negligenciamos nas políticas educacionais e de inclusão dos brasileiros mais pobres.

  4. O artigo de Roberto Nascimento deveria ser artigo de primeira página da mídia.
    Claro que isso não vai acontecer, pois é tipo de esclarecimento que não interessa a mídia.
    faz-se necessário o povo sair às ruas num grande movimento e pedir para acabar com emendas parlamentares, exigindo um plebiscito para o povo decidir, se querem que continue existindo as emendas parlamentes ou não?
    Se depender desse Congresso dominado pela maioria de direta e extrema direita, vai ser difícil o Brasil se desenvolver.

    • Prezado Nélio
      Quero terminar uma tarefa que assumi, até março/24.
      Décadas atrás, o PT era defensor de plebiscitos! Confiava no povo e que poderia resolver alguns problemas. No poder, esqueceu e preferiu aderir ao centrão: paga e não se incomoda mais!
      Já algum tempo, acredito que só através do instrumento “plebiscito” poderemos resgatar o poder que doaram às instituições!
      Assim como na sociedade atual, duas facções dominam o poder: o centrão e qualquer dos outros dois lados – esquerdalha ou direitalha!
      Se dependermos da maioria do eleitorado, o congresso continuara piorando!!!

  5. Uma das consequências do kaos da criminalidade é justamente o descaso que vários governos fizeram com a retirada de recursos para a educação priorizando fundo eleitoral, obras faraônicas que até hoje não terminadas ,e outros motivos mais deploráveis, quando não há investimento na educacao a fatídica consequência é investir na segurança pública. Infelizmente continua o mesmo problema com est a parlamentares de hoje.

    • Mylcio Quites, sempre cirúrgico e certeiro nos seus comentários.

      Investir forte na Educação é a melhor maneira do país decolar.
      Temos o exemplo positivo do Japão e da China.

      O povo precisa acordar e exigir seus direitos, principalmente os votantes da Bancada da Bala e da Bíblia.
      Tem que votar e cobrar dos parlamentares. Se eles não corresponderem, é só não votar na próxima eleição. Temos essa arma poderosa, mais do que um míssel, mas, não usamos.
      Todo ano, são as mesmas caras putefradas na Câmara e no Senado.

  6. Bom dia amigos da Tribuna da Internet, progressistas e conservadores. Vamos em frente com a liderança democrática do guerreiro Carlos Newton, para mais um ano dessa prestação de serviços para a sociedade brasileira, desenvolvido pelo Blog da Tribuna da Internet.
    Meus agradecimentos especiais ao mestre dos mestres, o incomparável decano, da TI, Pedro do Couto

    ENTÃO É NATAL

    Um Natal de saúde e paz, é tudo que nós precisamos mais.
    No Natal e em todos os dias, que seguirão, no final deste ano e nos vindouros.

    Uma pequena parte da Terra, seus habitantes estão em guerra, por um pedaço de terra, que chamam de território.
    Na outra parte da Terra, a polarização é tanta, que se preparam para pintar o corpo para uma futura guerra, pelo Poder, que traz fama e dinheiro.

    Enquanto isso, o planeta aquece, a temperatura sobe e as tempestades se sucedem.
    Neste Natal, pedirei ao bom velhinho, o nosso Deus, que tenha piedade de nós, aliviando com sua divina mão, a consequência da agressão dos ” humanos” contra o Meio Ambiente. É um presente utópico, mas, pedir não custa nada.

  7. Estimado amigo Carlos Newton, esposa e amigos da TI

    Que os sonhos de Natal se tornem Realidade e
    que haja Paz e Saúde para toda a Humanidade!
    Para 2024, não devemos só trocar o calendário.
    Mudanças devem começar por cada um de nós!

    Um fraterno abraço em todos Tribunários e familiares.
    Que haja muita saúde e luz em nossos caminhos!

    Fallavena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *