Ainda não estamos livres dos golpistas, que continuam à espera de uma oportunidade

Charge do João Garcia (Arquivo Google)

Roberto Nascimento

É um erro acreditar que os golpistas estão derrotados e que nunca mais haverá ameaças ao regime democrático. A realidade é bem diferente dessa ilusão, os adeptos de uma nova ditadura apenas se recolheram temporariamente, após falharem três tentativas concretas de os militares reassumirem o poder.

Pouco se fala sobre isso, mas os acampamentos foram instalados diante dos quartéis das Forças Armadas com autorização expressa de seus respectivos comandantes, pois nenhum deles determinou que fossem reprimidas essas absurdas invasões de áreas de exclusivo uso militar, uma situação gravíssima e jamais vivenciada no país, nem mesmo nos idos de 1964.

TRÊS TENTATIVAS – Recordem que houve três armações consecutivas para evitar a posse do presidente Lula, no espaço de menos de 30 dias. A primeira tentativa aconteceu em 12 de dezembro de 2022, quando o vencedor das eleições foi diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral, confirmando-se o resultado das urnas.

Brasília teve então uma noite de terror, com tentativa de invasão da sede da Polícia Federal e ataques a postos de gasolina e empresas, com roubo de grande quantidade de botijões de gás de cozinha. E o vandalismo avançou pelas ruas, com os golpistas ateando fogo a ônibus e automóveis. Inclusive, um dos ônibus ficou pendurado no viaduto. Se caísse, teria feito um estrago, próximo à Rodoviária, no centro da capital do país. Ninguém foi preso no dia 12 de dezembro. Portanto, seguiram em frente.

Às vésperas do Natal, quando aumenta o movimento de embarque e desembarque, os golpistas tentaram explodir um caminhão de  combustível no Aeroporto de Brasília, exatamente no dia 24 de dezembro de 2023, que seria similar ao atentado do Riocentro, uma operação terrorista que aconteceria em 30 de abril de 1981, após a concessão da anistia,

NÃO TIVERAM ÊXITO – Por fim, houve a invasão e depredação dos Três Poderes em 8 de janeiro. Então, três tentativas de golpe foram executadas, felizmente não tiveram êxito. As forças policiais do Distrito Federal fizeram cara de paisagem, demoraram a enfrentar os vândalos. Por isso, quando o presidente Lula culpa o governador Ibaneis Filho por esses acontecimentos, ele sabe exatamente o que está dizendo.

Os golpistas estão aí, nas sombras, à espera de uma nova oportunidade. Têm o braço armado e a volúpia pelo poder. Seu discurso de “Deus, Pátria e Família” vem desde o modelo fascista de Plinio Salgado, líder integralista que tentou dar o contragolpe em 1938, após o golpe de Getúlio com o Estado Novo em 1937 e a extinção dos partidos políticos.

Defender a democracia soa falso. Quem flerta com ditadura, é claro, não pode falar em liberdade. Assim, ainda não estamos livres da ameaça de um novo golpe. Desgraçadamente, essa é a nossa realidade.

18 thoughts on “Ainda não estamos livres dos golpistas, que continuam à espera de uma oportunidade

  1. 1) Importante artigo Roberto Nascimento… parabéns !

    2) 7 x 1 = foi gol para a Alemanha…

    3) 8/1 = foi tentativa de gol… pe. Espero que não haja mais, entretanto, todo cuidado é pouco…

    4) Como disse meu prezado amigo Jesus: “simples como as pombas, prudente como as serpentes”…

  2. Sr. Roberto Nascimento,
    Querem ridicularizar o seu excelente texto.

    Não passarão!

    Eles estão brincando com a verdade.
    Querem passar imagem de cordeirinhos, mas estão a espreita como lobos esfomeados.

    Não consigo entender essa gente que já viveu na ditadura e rezam pelo retorno de uma mais cruel com Bolsonaro no poder.
    Só nos faltaría isso pra virarmos uma republiqueta africana da pior espécie.
    Com seus ensandecidos filhos, é papo pra um dinastia bolsonarista pra mais de quarenta anos.

    A mistura nojenta que faziam com as milícias, os crentes e os pastores, pintava o pior quadro possível.

    Um governo nazifascista teocrático fundamentalista é algo inimaginável a nivel de poder. Não sei se há algo assim atualmente no mundo de hoje ou se já houve.

    Pra concluir, não sei como gente velha, calejada e que se dizem grandes malandros, pelo que já viram e passaram, consigam ser enganados por um estúpido, ladrão, despreparado em tudo, nunca fez absolutamente nada a não ser pra ele e sua família.

    E o pior, é que juram de pés juntos que Bolsonaro, é honesto e bem intencionado.

    Não dá pra dormir com um barulho desses!

    Um abraço,
    José Luis

    • Prezado José Luís, a verdade, um dia surgirá, como a luz do sol, nas mentes, que ainda teimam em resistir a natureza da intentona golpista. Não bastam as filmagens do caos em Brasília, da cronologia da tragédia, cevada diariamente, por quem queria o resultado GOLPE, para continuar exercendo o Poder. Têm olhos, mas, não querem ver.
      Que fazer?

  3. “Democracia”= Lulla, PT, farra de patrimonialismo no orçamento e aumento da tributação e da irresponsabilidade fiscal.

    “Ditadura” = qualquer outra opção política para o país

    Está claro que Bolsonaro fez um esforço enorme para trazer Lula de volta.

    Que o PT nunca saiu do governo nesses 21 anos.

    Que a vacinação contra COVID está atrasadíssima diante da nova variante que está pipocando nos hospitais em diversos estados.

    Que a vacinação contra a dengue é urgente, mas em 2024 com tão poucas doses ficará só na propaganda e as mortes continuarão batendo recorde.

    Que a violação e a ditadura estão impregnadas nos donos do Estado brasileiro, hipertrofiado e não garantidor, que não serve à população e à segurança, ao país.

    Que os discursos bolsonaristas foram estereotipados, ridículos, perniciosos e estavam a serviço do maior beneficiado: PT-Congresso e seus podres poderes, inclusive de toga, na hipócrita ao extremo Constituição de 1988 que lhes deu arbitrariedade sem limites e superpoderes para explorar e nunca servir ao povo e jamais respeitar a Lei.

    • O golpe foi contra a ala legalista das FA para desmoralizá-las e afastá-las de suas missões internas e fronteiriças, facilitando o transito dos “comandantes do tráfico” em sua produção e exportação via “mulas em viagens oficiais”!
      Bah! Tu viu também, Magela?

  4. Ótimo texto caro Roberto Nascimento,

    Como sempre, os boçalistas tentam ridicularizar quem é a favor da democracia, a qual, sim, precisa melhorar e não só no Brasil. Mas numa ditadura, não há essa alternativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *