Netanyahu rejeita os “dois Estados” e pretende ocupar toda a Faixa de Gaza

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

Netanyahu afasta qualquer possibilidade de haver paz

Deu em O Globo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, comunicou aos Estados Unidos que rejeita a criação de um Estado palestino em qualquer cenário pós-guerra, declarando que só concordará com um acordo que conceda a Israel o controle de segurança sobre toda a Faixa de Gaza. A declaração ocorre após a informação de que países árabes já teriam discutido com Washington uma iniciativa que teria por objetivo encerrar o conflito com a condição da solução de dois Estados — algo também defendido pelos EUA, sendo um contundente ponto de divergência com Israel, seu aliado de longa data.

— Em qualquer acordo futuro, Israel precisa controlar a segurança de todo o território a oeste do Jordão. Isto colide com a ideia de soberania. O primeiro-ministro precisa ser capaz de dizer não aos seus amigos — disse Netanyahu a jornalistas em uma coletiva de imprensa, referindo-se aos EUA.

LONGOS MESES – A vitória, acrescentou o líder israelense, levará “mais longos meses, mas estamos determinados a alcançá-la”, conforme relatado pelo Times of Israel:

— Continuaremos a lutar com toda a força até alcançarmos todos os nossos objetivos: o retorno de todos os nossos reféns. E, repito, apenas a pressão militar levará à libertação deles; a eliminação do Hamas; e a certeza de que Gaza nunca representará novamente uma ameaça para Israel — disse.

Durante toda sua carreira política, Netanyahu buscou obstruir o estabelecimento de um Estado palestino, embora ocasionalmente tenha feito acenos à ideia. Sua declaração pública nesta quinta-feira, porém, representou sua rejeição mais clara da posição oficial da política externa americana em um momento em que o governo de Joe Biden gastou um grande capital político doméstico em apoiar Israel militarmente e na esfera internacional.

EUA REAGEM – O Departamento de Estado dos EUA reagiu à declaração afirmando que não há como resolver os desafios de segurança na região e reconstruir Gaza, alvo de uma devastadora ofensiva israelense desde outubro, sem o estabelecimento de um Estado palestino.

— Não há maneira de resolver seus desafios de longo prazo para proporcionar segurança duradoura e não há maneira de resolver os desafios de curto prazo de reconstruir Gaza, estabelecer governança em Gaza e fornecer segurança para Gaza, sem o estabelecimento de um Estado palestino — defendeu o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

De acordo com o Financial Times, o plano dos países árabes envolve um cessar-fogo em Gaza e a libertação de reféns pelo Hamas como parte de um acordo mais amplo já discutido com os governos dos EUA e da Europa. Esse plano ofereceria a Israel a possibilidade de normalizar laços com essas nações, desde que o país concorde com medidas “irreversíveis” relacionadas à criação de um Estado palestino. Segundo o jornal, a proposta seria apresentada nas próximas semanas.

ANIQUILAR O HAMAS – Israel prometeu “aniquilar” o Hamas após o ataque em 7 de outubro que matou cerca de 1.140 pessoas no sul do país, a maioria civis, segundo um relatório da AFP baseado em dados oficiais. Também foram sequestradas cerca de 250 pessoas. Cem foram libertadas em troca da libertação de palestinos detidos em Israel, durante uma trégua de uma semana no final de novembro. Dos 132 restantes, 27 teriam morrido.

Em resposta, Israel lançou uma operação aérea e terrestre em Gaza, que até agora deixou 24.620 mortos, a maioria mulheres e menores, segundo o Ministério da Saúde do enclave, controlado pelo Hamas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
– A declaração de Netanyahu desfaz todas es esperanças de uma paz negociada. Isso significa que Israel e países árabes, digamos assim, viverão para sempre em estado de guerra, jamais encontrarão um só dia de paz. A não ser que Israel se livre de Netanyahu, o que estava acontecendo até o ataque do Hamas. Mas é difícil que isso ocorra em curto prazo. (C.N.)

14 thoughts on “Netanyahu rejeita os “dois Estados” e pretende ocupar toda a Faixa de Gaza

  1. O conflito naquela região é milenar, mas o estado de Israel foi criado com vários objetivos, entre eles o domínio da influência americana na região. Claro que existem vários grupos e alguns relatam o lado fanático religioso. Outro grupo sionista de Israel tem interesse na faixa de Gaza pois é uma região rica em gás. Já outro grupo tem intenção de iniciar um antigo projeto construindo um novo canal para concorrer com Canal de Suez. De qualquer forma, hoje nenhum desses planos abrem a possibilidade dos palestinos continuarem na faixa de Gaza. No lado dos palestinos o Hamas usa o povo palestino como arma jogando a opinião pública mundial contra Israel. Hamas é terrorista e Israel comete o genocídio dos Palestinos matando mais de 26 mil pessoas na guerra fora os combatentes do Hamas.

  2. A solução para a teimosia do primeiro -ministro israelense começa e termina nos EUA, e ela é muito simples, é só os EUA retirarem o apoio ao estado judeu que a coisa se resolve rapidinho. O estado judeu não consegue combater o terrorismo sem a ajuda externa, aí é uma questão de tempo para o estado judeu ficar falando sozinho. O povo palestino não é a Hamas, e merece ter o seu estado também.

      • Sou meio burro e não entendo direito o que significa “parcialidade “… Por um acaaaaso poderia ser algo como, por exemplo, as decisões do SSTF a favor do Lula, como, para começa r, aquela que descondenou e soltou o cachaceiro, uma vez que a galerinha de lá é toda petista? Seria mais ou menos isso? Obrigado.

        • Como descobrir que o tal perito é golpista e tava lá travestido de patriota nos acampamentos dos quartéis?Seria algo como verificar que a tal perícia é tão séria que só saiu na rebosta oeste e demais mídias bolsonaristas.
          E agora que te ajudei, te peço um ajuda, queria entender porque essa turma que se diz seguidora dos ensinamentos de Deus, além de ter tanto ódio de pobre, odeia aqueles que tentam ajudá-los?

          • Nesse país, os corruptos recebem honras e glorias.

            – Lula virou presidente mesmo depois de atuar no maior esquema de corrupção do Planeta.

            – Bolsonaro recebe mais de 100 mil por mês, parte do dinheiro sendo pago com o fundo partidário, além de pagamento de advogados e aluguel (de forma ilegal) pelo Waldemar da Costa Neto. Enriqueceu usando rachadinhas e é diretamente responsável pelas mortes de COVID no Brasil.

            – Sergio Cabral solto. Collor condenado e não está preso. Geddel solto. José Arruda solto. Eduardo Cunha solto além de outros personagens políticos e do PCC e CV que foram soltos tb…

            Quem combate a corrupção é punido. Alexandre Saraiva que denuncio o esquema de Ricardo Salles teve que sair da Polícia Federal. Dallagnol foi condenado por suposição (nova interpretação jurídica), onde o redator do processo estava envolvido com a OAS. São Benedito fez milagre e nada aconteceu com Benedito Gonçalvez que pediu punição por mostrar os vídeos de seu filho por ostentar roupas de marca. O servidor do Ibama que multou Bolsonaro por pesca ilegal foi exonerado. Claudio Bretas afastado como juíz agora tentar viver como influencer digital pois ele cometeu o crime encabeçar a operação que mostrava a corrupção do Judiciário. Pegou o filho do Humberto Martins, mesada do Toffoli (estava na lista da Odebrecht como amigo do amigo do meu pai) e Gilmar que recebia dos escritórios de advocacia de seus esposas de forma limpa sem pagar impostos…Esquemas com advogados do Lula e Bolsonaro na além de Eduardo Martins filho do Humberto na operação E$quema S junto com a Fecomércio.

            O crime realmente compensa nesse país. A corrupção está legalizada com votos de PT, PL, Bolsonaristas, Lulistas etc e os bestas ficam brigando por direita X esquerda. Vejam como foi a votação desses pontos :
            – Legalização do Mensalão
            – minirreforma eleitoral
            – Pá de cal na CPI do Lava Toga
            – Aumento do fundo eleitoral
            -Lei de abuso de autoridade
            -Improbidade Administrativa
            – Anistia eleitoral de 2023
            – etc,,,
            Varios projetos aprovados com a ajuda de todos, onde está a esquerda X direita se todas as correntes e partidos dão as mãos e legalizam a corrupção no Brasil?

  3. Senhor João Batista Pereira , pois é , a ” bancada do trafico ” da assembleia legislativa Paulista agindo , para detonar a moda ” petista ” a reputação do padre Júlio Lancelot , por estar expondo e atrapalhando seus negócios entre suas vítimas viciadas Paulistas .

    • Uai, mas o inimigo dos petistas não são os Milicianos? A galera do tráfico não tá toda fechada com Lula? Não é à toa que temos representantes diretos do PCC e do CV no SSTF. Aliás quem foi mesmo visitar favela no Rio com carro oficial? Quem usava mesmo bonezinho do CPX?? Heim?

  4. Já tem tempo que o tal conflito entre Israel e os Estados Árabes acabou, existe apenas como retórica.

    Tanto que nenhum país árabe se mexeu agora. Os dirigentes árabes cansados de guerras caras e sem ganhos já aceitaram que estado de Israel é um fato e não vai desaparecer.

    O conflito atual é resultado dos interesses do Irã que tenta estabelecer uma hegemonia na região e está pouco ligando pra causa árabe e muito menos para o palestinos.

    Criasse amanhã o tal Estado palestino e no outro dia Hamas, hezbolla e outros cães do Irã iriam atacar do mesmo jeito.

  5. A criação de um estado palestino, ensejaria que todo mundo não judeu colocariam suas fichas na destruição de Israel.
    Já é quase assim sem o Estado Palestino, perguntem aos aiatolás e a esquerda mundial.

  6. Os parlamentares da bancada do ” crack e cocaína ” Estaduais Paulistas estão usando os mesmos métodos de ” destruição de reputação ” , que petistas usam contra o padre Júlio Lancelot .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *