Hugo Marques
Veja
O PT vem produzindo farto material para destilar o ódio contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O partido criou até um link especial em seu site oficial na internet para desqualificar o economista e a instituição — “Banco Central de Bolsonaro: o sabotador da economia brasileira”, onde são exibidos vídeos e textos do partido contra o economista. Entre as estrelas dos vídeos estão a presidente do partido, a deputada Gleisi Hoffmann, que acusa o BC de “sabotar” o país.
O problema é que o PT, na ânsia de tentar desmoralizar o presidente do BC, vem produzindo notícias distorcidas. Em uma de suas últimas produções, uma matéria publicada no site do partido diz textualmente: “Farra rentista: gasto com juros da dívida dispara e limita investimentos federais”.
INVERDADES E DISTORÇÕES – O PT ressalta que “Os lucros exorbitantes dos especuladores são garantidos pelos altos patamares da Selic, que o presidente do Banco Central, o bolsonarista Roberto Campos Neto, insiste em manter”.
Há inverdades nas colocações do PT. Em primeiro lugar, Campos Neto não insiste em manter a Selic em patamares altos. No início do ano passado, o primeiro ano deste mandato de Lula, a Selic estava em 13,75% ao ano e hoje está em 11,75% ao ano. Em segundo lugar, Campos Neto não é a única autoridade responsável pela queda da Selic. Quem determina a a queda da Selic é o Conselho de Política Monetária, o Copom.
O Copom é formado por oito diretores e pelo presidente do BC. O colegiado se reúne a cada 45 dias para definir a taxa de juros do país, a Selic, que é usada para controlar a inflação.
HÁ UMA VOTAÇÃO – Dois diretores do BC que participam do Copom foram nomeados pelo presidente Lula. O voto de Campos Neto, sozinho, não decide nada. O voto do presidente do BC tem o mesmo valor que o voto dos outros diretores.
A partir de uma matemática simplista, o PT sustenta que os gastos com juros da dívida dispararam e acabaram limitando investimentos federais, uma suposta “farra rentista”, que seria culpa do BC e seu presidente.
Um economista que já teve assento na direção de um banco oficial na gestão petista disse a Veja que o raciocínio do partido para tentar desqualificar Campos Neto está errado. A taxa de juros elevadas está associada à necessidade de o governo se financiar, porque gasta mais do que arrecada, diz ele: “Se o governo gastasse menos do que arrecada, teria uma poupança para investir”.
MAIS DISTORÇÕES – Para denegrir a imagem de Campos Neto, o PT sustenta que a geração de postos de trabalho poderia ser ainda maior não fosse a pressão dos gastos do governo sobre o orçamento federal.
Um economista que já foi do staff governamental acredita que a geração de empregos seria bem maior se o país tivesse gente com preparo educacional e formada em setores onde falta mão-de-obra especializada, como no mundo digital.
O PT também culpa o BC pela suposta transferência de recursos públicos para “camadas mais abastadas da sociedade, em detrimento das políticas voltadas aos brasileiros de menor renda”.
OUTROS FATORES – O partido despreza o fato que a concentração de renda está associada a diversos fatores, entre eles a baixa produtividade da economia.
Um dos piores cenários para o aumento da concentração de renda, diz o economista, é justamente o aumento da inflação, que o BC vem conseguindo conter.
Roberto Campos Neto não é o único alvo do PT e de Hoffmann no site oficial do partido. Veja mostrou que a presidente do partido e a legenda escondem conquistas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como a reforma tributária.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A pergunta que não quer calar é a seguinte: Inverdades e distorções devem ser classificadas como “fake news”? Pense sobre isso, porque tudo o que é inverdade passa a ser mentira, assim como distorções interpretativas nada têm de verdade e também são mentiras. (C.N.)
Sr. Newton
Lá na Matrix, a Pena de Morte vale para os “dois” lados.
Vamos ver se desta vez o lulatrocida escapa…
Condenado à morte que sobreviveu a injeção letal será executado por método inédito nos EUA
https://www.folhadoprogresso.com.br/condenado-a-morte-que-sobreviveu-a-injecao-letal-sera-executado-por-metodo-inedito-nos-eua/
Com um país cuja taxa populacional de desonestos é de 67%, nada há o que se fazer: eles são maioria.
Uma maioria tão canalha que rejeita Tarcísio de Freitas, que participou do governo Dilma !
E o pior de tudo
Todos os dias quando saímos de casa, com certeza “trombamos” com vários desses 67%. de picaretas, vagabundos, desonestos, pilantras, jeitinho brasileiro, imundos, lixos., trambiqueiros, golpistas e Afins…..
E a Veja usa seu site para atacar Lula e defender o presidente do bacen.
É cada uma…
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto , é sonegador de impostos , corrupto e evasor de divisas confesso , pois guarda os produtos de seus crimes em outros países juntamente com seu comparsa ex-ministro da economia Paulo Guedes .
“PT usa seu site para atacar…” O “Amor” venceu. É muito amor dessa “gente”.
O fundamentalismo ideológico produz esse tipo de chorume.
CN, só existe Fake News se for dito por Bolsonaro ou bolsonaristas. Se vier da coligação partidária (petê, e$$eteefe e con$orcio, TÁ DE BOA!