Será uma injustiça negar a promoção de Mauro Cid ao posto de coronel

Mauro Cid diz à PF que entregou dinheiro de venda de relógios nas mãos de Bolsonaro | Jovem Pan

Mauro Cid estava cumprindo ordens de seus superiores

Roberto Nascimento

O processo de tomada do poder pela ruptura das instituições do Estado funciona destruindo os pilares da Democracia, pela contínua ação do autocrata para miná-la ela e depois usurpá-la. Aqui no Brasil, no governo passado, a ameaça foi a volta do Comunismo, uma bandeira desgastada e fora de moda.

A nova mentira, destinada a enganar o povo, agora é a insegurança pública.

MILÍCIAS E TRÁFICO – Na América Latina, praticamente todos os países estão sufocados pelo poder das milícias e do tráfico. Então, é essa a cortina de fumaça para os ditadores tomarem o poder.

O exemplo maior é El Salvador, cujo ditador de plantão foi reeleito com 85% dos votos. Ele prendeu 75 mil pessoas, a grande maioria sem culpa formada, bandidos misturados aos seus inimigos políticos.

Nayib Armando Bukele dominou o Judiciário e o Legislativo, que hoje são reféns da sua megalomania e loucura. Tornou-se um Ditador eterno e é muito jovem, tem apena 42 anos.

GOLPE À BRASILEIRA – Aqui no Brasil o golpe é muito diferente. O tenente-coronel Mauro Cid servia diretamente ao chefe do governo. O posto diz tudo: ajudante de ordens. Ele não poderia recusar as missões, as ordens do presidente. Seu erro, foi cumprir ordens ilegais, como fraudar a carteira de vacinação e o caso da venda das joias presenteadas pelos árabes.

No seu caso, informar ao comandante do Exército o que se passava nos bastidores do poder, também não foi uma ilegalidade. O tenente-coronel deve fidelidade à instituição militar, tem de obedecer também ao comandante da Força Terrestre, que cedeu ao presidente um dos seus mais destacados oficiais, inclusive primeiro lugar nos cursos de que participou.

Cid estava matriculado num curso nos EUA. Quando voltasse ao Brasil, já promovido a coronel, seria nomeado para comandar o Batalhão de Operações Especiais, os chamados “kid pretos”, sediado sem Goiânia. Bolsonaro exigiu que Cid desistisse do curso para servir sua excelência no Planalto.

DELAÇÃO PREMIADA – Cid só fez a delação premiada quando Bolsonaro deu declaração alegando que seu ajudante de ordens agira por conta própria. O presidente disse que não fizera nada de errado, tudo que foi feito saiu da cabeça de seu auxiliar mais próximo, segundo Bolsonaro. Assim,Cid não tinha alternativa, salvo delatar.

O mesmo cenário, Bolsonaro já está montando em relação ao general Augusto Heleno. Deu declaração dizendo que Heleno conduziu as arapongagens por conta própria

Bolsonaro abandona amigos e subordinados, quando é apanhado fazendo malfeitos. Por esse motivo, advogo a tese de que a carreira militar de Cid não pode ser interrompida. É uma medida de inteira justiça.

14 thoughts on “Será uma injustiça negar a promoção de Mauro Cid ao posto de coronel

  1. Prezado Articulista…
    Já sabes o meu posicionamento diante de seus escritos.
    Mas diante desta sua “perola” um pequeno fato nos anais da História …que vale sua reflexão…ok…
    ” Na Primeira Guerra “Mundial”…O maior Grupo Industrial Siderúrgico Francês…NÃO TEVE NENHUMA BOMBA SEJA POR VIA AÉREA OU VIA TERRESTRE caindo em suas INSTALAÇÕES.
    O mesmo pode-se dizer com relação ao MAIOR GRUPO SIDERÚRGICO Da ALEMANHA.
    Intactas estes dois GIGANTES grupos começaram nessa Guerra e intactas terminaram.
    Creio que O nobre comentarista deva saber ou se não sabe vai agora correndo procurar saber no “Google.” : QUAIS SÃO ESTES DOIS GRUPOS GIGANTES DA SIDERURGIA DO VELHO CONTINENTE. Em virtude disso não lhe darei nota dez por sua percepção deste singular acontecimento. Ok.

    Poderia eu lhe expor mais alguns fatos “singulares” aqui mesmo em nosso Brasil…e tbm nas demais nações…mas o espaço da nossa querida TI…não nos é adequado…Fatos estes que nitidamente moldaram a cosmovisao das nações (incluindo o Brasil).
    Observando seus escritos e de outros articulistas ferrenhos adoradores dos escritos de Marx e Engels…Vejo um abissal desconhecimento do que é a natureza humana e sua cosmovisão fundamentada na AREIA. É nesse aspecto que vcs adoradores destes dois degenerados acima citados…caem em suas tentativas de defender suas idéias…HISTÓRIA meu nobre plebeu contribuinte…é a COSMOVISAO perfeita dos demais CONHECIMENTOS. Sem esse domínio LÓGICO do que é HISTÓRIA…Faz com que qualquer UM que queira escrever sobre os fatos hodiernos ou não dos atos e volições da humanidade..TROPECEM …em suas análises como é amiúde em seus ESCRITOS( Pura falácia desconexa).
    Por favor não se ofenda…mas essa é a sua condição e também de todos que seguem a cosmovisao dos dois degenerados já citados.
    YAH NOSSO CRIADOR SEJA LOUVADO SEMPRE.

    • Prezado Batista Filho.
      Não acho justo punir o subordinado, Mauro Cid, enquanto o mandante, o Bolsonaro, segue livre, leve e faceiro, convocando passeata e incitando o povo, para nova tentativa golpista.
      O espírito dele, ainda não desencarnou da presidência do país. Na cabeça dele, continua presidente.

    • Amigo Batista. Pela primeira vez, aqui, recebo a sua discordância. Entendo perfeitamente

      Mauro Cid, recebeu sua punição. Foi preso no Batalhão de Goiânia por quatro meses. Fez a Delação Premiada e contou todos os detalhes da trama golpista. Os fatos narrados pelo ten.coronel Cid são estarrecedores.

      A promoção ao posto de coronel, será decidida em abril. Se até lá, o inquérito sobre a conduta do militar na trama golpista não for concluído, provavelmente, receberá a nova patente.

      No entanto, dificilmente, Cid receberá o espadim do generalato.

  2. Prezado Mylcio.
    Após a conclusão do inquérito sobre a conduta de Cid, sendo imputada pena por eventuais atos ilícitos. O Exército enviará os autos para o julgamento do militar, no STM ( Superior Tribunal Militar). A pena mais grave é a expulsão da instituição militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *