Rodrigo Rangel
Metrópoles
A operação que mira Jair Bolsonaro e integrantes do que era o seu staff imediato amarra não apenas personagens de peso diversos, mas também várias pontas das investigações em andamento na Polícia Federal e no Supremo Tribunal Federal.
Ao final, esses inquéritos colocarão o ex-presidente como mentor intelectual e beneficiário final dos atos antidemocráticos em geral e do 8 de janeiro em particular, das malfeitorias do Gabinete do Ódio e da bisbilhotagem política da chamada “Abin paralela”.
ESTAVAM NA MIRA – A lista de alvos, que inclui o próprio Bolsonaro, obrigado pelo ministro Alexandre de Moraes a entregar seu passaporte, ex-ministros e generais de sua estrita confiança reúne os cabeças das várias frentes de ação do bolsonarismo que estão, há meses, na mira das investigações por atentar contra a democracia e as instituições, questionar o sistema eleitoral, disseminar o ódio contra adversários e críticos do governo e fazer espionagem política clandestina.
Para ficar apenas em alguns exemplos, os generais Walter Braga Netto e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, são suspeitos de agir para reverter o resultado do processo eleitoral.
Como mostrou a coluna ainda em 2022, Braga Netto era o chefão do “QG do Golpe”, a casa bancada pelo PL que tinha servido de comitê central da campanha de Bolsonaro e que, depois da derrota nas eleições, se transformou no centro nervoso das maquinações do bolsonarismo para questionar as urnas, em conexão direta com os acampamentos montados na frente dos quartéis.
OFICIAIS ENVOLVIDOS – Outros oficiais militares de alta patente que também foram visitados pela PF são apontados como partícipes, ainda que silenciosos, da trama que visava, teoricamente, um golpe militar.
Filipe Martins, o discípulo de Olavo de Carvalho que tentava ser o Steve Bannon de Bolsonaro, era um dos cérebros do Gabinete do Ódio, com assento dentro do Planalto. Anderson Torres, como se sabe, foi peça-chave nos ataques de 8 de janeiro.
Mais um exemplo: Marcelo Câmara, oficial do Exército preso, havia servido à inteligência da corporação e era tido dentro dos palácios presidenciais como o homem que organizava para Bolsonaro as informações dos dossiês que chegavam pelas mãos dos integrantes da “Abin particular” do então presidente.
CONJUNTO DA OBRA – Aí estão acumulados, repita-se, Gabinete do Ódio, atos antidemocráticos, núcleo de inteligência política e, por fim, o 8 de janeiro como fecho de todos os estratagemas, a tentativa fatal de fazer com que Bolsonaro se mantivesse, à força, no poder.
Já faz algum tempo que está batido o martelo, entre a Polícia Federal e o STF, que é Jair Bolsonaro o grande personagem por trás de toda a trama.
A ideia não é prendê-lo nem acusá-lo de imediato, mas juntar todas as pontas de modo que, ao final, ficará claro e evidente seu papel de liderança e mentoria em todos esses esquemas, confidenciaram à coluna, sob reserva, fontes diretamente ligadas às apurações.
SEM PASSAPORTE – A apreensão dos passaportes, nesta quinta-feira, é apenas um sinal e uma ação preventiva para evitar que Bolsonaro escape e saia do alcance da Justiça.
Ao menos por ora, o plano não é recorrer a uma prisão preventiva, mas submeter todos os elementos colhidos ao Supremo e aguardar que a Corte – ela própria, um dos alvos preferenciais do bolsonarismo – o julgue. O julgamento, acreditam todos, será célere.
Acredita-se, no eixo PF-STF, que até o início do segundo semestre deste ano será possível avançar para a próxima etapa da estratégia, que buscará a condenação de Bolsonaro à prisão pelo conjunto da obra.
O cabeça de ovo um dia vai cair do cavalo. Vão se juntar contra ele pois ninguém pode concentrar sozinho tanto poder assim em Brasília.
Caso prendam JMB o país entra em estagnação econômica.
Enorme risco que a Corte evitará.
Ficarão só no desgaste por fatos irrelevantes.
Bolsonaro, é quem está se condenando cada vez mais. Verdadeiro idiota.
“esses inquéritos colocarão o ex-presidente como mentor intelectual e beneficiário final dos atos antidemocráticos em geral e do 8 de janeiro em particular”
Há um erro crasso nessa assertiva, pois seguindo a narrativa que esta em curso um processo para a concretização de um golpe, o ex-presidente jamais seria o beneficiário final, pois um general estaria assumindo o cargo na presidência, posteriormente convocaria novas eleições, da qual o ex-presidente estaria impedido de se candidatar.
Podem Esperar : ” A mentira cedo ou tarde cairá….Mas a VERDADE ficará de PÉ…”
( Os nobres comentaristas…desta utopia já observaram em seus estudos as verdades e o alcance destas palavras ao longo da Historia Humana ?)
E essa : ” Quem pela ESPADA luta…pela Espada Morrerá…”
Eu vos digo prezados : Não há nada mais IMPLACÁVEL do que o TEMPO para desnudar às VERDADES ou às MENTIRAS…das volições humanas.
Que tal pensarmos nesse macabro tema..Vejamos:
Há pouco tempo na História das Nações
Houve (e isso é fato rigorosamente verdadeiro)…Um terrível masscre deliberadamente odioso contra seres humanos indefesos A saber o que fez o Maldito filho do diabo…Rei Leopoldo II …Uma desgraça ambulante…assassinou e mutilou seres humanos no CONGO…impetrou o Genocídio premeditado…e seu nome nem é elevado a “categoria ” dos malignos seres que já viveram.
Em paralelo …VEMOS uma certa pessoa ser elevada a essa categoria por causa de suas “atrocidades ” na estranha II Guerra Mundial…E mentem ..dizendo que essa pessoa “matou 6 milhões “…No entretanto…o tal Filho do diabo Leopoldo II…Matou 15 milhoes de seres humanos no CONGO Belga…E nem Se quer está na lista das “DESGRAÇAS ” Que já pisaram sobre a face da terra…( E nem estou enumerando as famosas mutilações ordenadas por esse maldito).
Analisando portanto essa discrepância entre estes fatos resumidamente comentado…Fica então levantada uma questão MACABRA :
Como pode ser considerado um “Genocídio ” o que houve com esses seres humanos em um total “contabilizado ” de 6 milhões…E com direito a estes de terem “Um memorial eternizado como lembrança do que foi “feito” contra eles ” Uma espécie de lembrança de uma cousa que jamais deva-se repetir…
e para coroar esse “estranho genocídio “…TEMOS uma Nação INDENIZANDO em bilhoes e bilhoes ..os descendentes deste povo “Sofrido” e na falta destes..Os Bilhões e Bilhões devem ser “direcionados” a uma Nação que “justamente ” criada para “acolher ” este povo “sofrido”…
Conclusão:
Racismo…combinado com Genocídio…é a lógica da verdade.
O que a Bélgica através desta desgraca humana fez CONTRA os Seres Humanos Negros do CONGO …É IMPERDOÁVEL…mas PODE SER INDENIZADO
Mas os que FIZERAM FORTUNA NO CONGO os financistas “judeus” e suas casas bancárias na Bélgica tem interesse em FAZER JUSTIÇA e quem sabe UM MEMORIAL ÀS VITIMAS DO GENOCÍDIO E HOLOCAUSTO NO CONGO ?
6 milhões de “edomitas e misturados ” podem ser lembrados e indenizados…
Os Negros Congoleses NÃO.
Essa é a lógica daqueles que tem por pai o diabo.
Conforme escrevi…no início: A VERDADE permanecerá de PÉ.
YAH NOSSO CRIADOR SEJA LOUVADO SEMPRE.