Deu no Poder360
Pesquisa da Genial/Quaest divulgada neste domingo (dia 3) mostra que a maioria dos brasileiros acredita que o STF (Supremo Tribunal Federal) “incentiva a corrupção” ao anular punições aplicadas a empresas durante a Operação Lava Jato. Do total de entrevistados, 74% pensam assim.
Outros 14% dizem não acreditar que essas decisões incentivam a corrupção no país, enquanto 12% não souberam ou não responderam à pergunta. A pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 25 e 27de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
OPINIÃO CRÍTICA – Segundo o estudo, a opinião crítica ao Supremo é maior entre homens (79%), residentes da região Sul (80%) e eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022 (85%).
Em setembro de 2023, o ministro do STF Dias Toffoli anulou todas as provas do acordo de leniência da empreiteira Odebrecht (hoje Novonor) que foram usadas em acusações e condenações resultantes da Operação Lava Jato.
Em sua decisão, o ministro afirmou que a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi uma “armação” e “um dos maiores erros judiciários da história do país”.
HOUVE RECURSOS – O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e a ANPR (Associação Nacional de Procuradores da República) recorreram da decisão do ministro.
A associação afirmou que ela parte de uma premissa “inteiramente equivocada” e “destoa da realidade dos fatos” ao determinar que as provas do acordo da empreiteira não podem ser usadas em qualquer instância da Justiça. Os recursos estão em análise.
O levantamento também questionou os entrevistados sobre a atuação do ex-juiz e atual senador da República Sergio Moro (União Brasil-PR) na Operação Lava Jato e 44% disseram não aprovar.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Nem cabe comentário à matéria enviada por José Guilherme Schossland. A pesquisa diz tudo, mas o Supremo não está nem aí. (C.N.)
Dizem que a esperança nunca morre!
Aqui, ela nem nasceu!
Num ventre escravizado, foi abortada!
Identifiquem, os abortistas!
São parceiros no crime
Espara aí eu sou imbecil. Agora como é que? Não cabe comentário. Não cabe comentário. O cara é petlhara o cara é antissemita o cara é tudo que não presta.
Aí vem com essa que não cabe comentário. Rapaz essa imprensa podre podre podre lógico que não cabe comentário. Ah país vagabundo.
Enquanto praticarem a justiça dos mulás vai ser assim.
Sr. Newton
Pensei em 100%…
Mas…
E o STF é apenas a ponta do enorme iceberg que é a casta inútil do Judiciário que produz e protege essa bagunça e subversão sem limites.
Um país com enorme potencial e riquezas incomparáveis.
Que tem na INSEGURANÇA JURÍDICA do monstruoso, ilegal, privilegiado, ilimitado, nada republicano, inconstitucional e arbitrário Judiciário o seu maior entrave.
Por que em toda charge colocam a Deusa Temis de pé e com uma balança nas mãos, se a de Brasília está sentada e só segurando a espada e não tem a balança? O que o escultor quis dizer com isto?
Porque na “Libertina do Brasil”, forjariam espadas, cujo fraudulento volume não precisarão ser pesados!
Conversa! No Brasil corrupto é só o guarda de transito, o resto, são só “espertos” que se dão bem e a galera aplaude.
Pela formação do caráter do povo brasileiro, corrupção nem deveria ser crime.
Com dizem que as leis devem seguir os costumes, e a corrupção é um costume arraigado entre a nossa gente, acho que mais uma vez o supremo esta legislando, ao livrar a cara dos corruptos.