Deu na Folha
O presidente reeleito de El Salvador, Nayib Bukele, conquistou uma nova vitória esmagadora nas eleições municipais do país no último domingo (dia 3) e elegeu aliados em 43 dos 44 municípios. Em resposta, o principal partido de esquerda do país, a Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), anunciou nesta segunda-feira (dia 4) uma “reorganização total” —a sigla não elegeu nenhum prefeito.
Bukele também controla o Congresso do país da América Central, com 54 das 60 cadeiras, e venceu as eleições de 4 de fevereiro com mais de 80% dos votos. O candidato da FMLN, Manuel Flores, obteve apenas 6,5%, e a sigla ficou de fora do parlamento.
ESQUERDA ARRASADA – “Depois destes resultados deve haver um novo começo, uma reorganização total de nosso projeto político, olhando para o futuro”, declarou o secretário-geral da FMNL, Óscar Ortiz, em coletiva de imprensa. A renovação passará por “estabelecer novas formas de trabalho, de organização e de como vincular” com os distintos setores, disse.
Em junho de 2023, o Congresso reduziu os municípios de 262 para 44, uma reforma que beneficiou o partido de Bukele, o Novas Ideias. A sigla vai governar a maioria das 14 capitais departamentais, incluindo a capital San Salvador, onde o prefeito Mario Durán foi reeleito.
A Constituição salvadorenha proíbe a reeleição, mas Bukele realizou uma manobra no Tribunal Constitucional, destituindo juízes e nomeando outros, e conseguiu permissão para concorrer novamente.
CONTRA O CRIME – O presidente conta com altas taxas de aprovação por conta da sua cruzada contra o crime organizado, criticada por organizações internacionais, que acusam o governo de prender inocentes e violar direitos humanos.
Bukele disse no domingo que “o povo é sábio” e que alguns dos novos prefeitos pertencem a partidos que sempre apoiaram “todas as mudanças” que o país necessitava, mesmo antes da sua primeira vitória nas eleições presidenciais em 2019.
Com 90% das cadeiras no Congresso conquistadas, Bukele tem votos suficientes para aprovar facilmente qualquer projeto de lei, definir juízes do Supremo Tribunal e o procurador-geral e manter o estado de exceção com o qual combate as gangues há dois anos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O pessoal da Frente Farabundo Marti está furibundo e meditabundo, sem saber o que fazer, porque o partido de esquerda parece moribundo. Vejam a força da luta contra o crime, que transforma o presidente de El Salvador num herói. Aqui no Brasil é o contrário. O presidente é um ex-presidiário, o crime domina tudo e os presídios de segurança máxima têm eficiência mínima. Na verdade, ninguém liga para o combate ao crime aqui nesse país de governantes vagabundos, desculpem a abundância de rimas. (C.N.)
O stf de lá deve ser sério
Aqui no Brasil é muito pior com a ditadura dos agentes políticos arbitrários acima da Lei e sem nenhum voto.
Quase um milhão de inocentes presos, muitos deles sob acusações absurdas e claramente falsas e contrárias a todas as provas dos autos, inventando os crimes mais infames como Maria da Penha contra totais desconhecidas, estupros impossíveis e sem nenhuma proximidade, tudo para extorquir trabalhadores, calar jornalistas, sua esposa e filhos, num Judiciário que pratica o encarceramento político mesmo com todas as provas da mais completa e estapafúrdia impossibilidade das acusações totalmente falsas que prevalecem.
Dá-lhes, Bukele!
Lula, poderia imitar Bukele e Milei em seus segundos de sanidade e bons propósitos!
Está sendo otimista. Sanidade passou longe desse cara
Se Lula for prender bandidos, teria que começar voltando pra cadeia…
O cara foi preso por uma canalhice da justiça comandada pela mídia venal e o marreco do Paraná. Preso por um imóvel q sequer comprou.
Vcs seguidores do capitão das trevas, fazem questão de ignorar os crimes deste patife.
Aliás, patifes se entendem.
Dá para comparar o Brasil a El Salvador? Seria possível fazer a mesma coisa aqui?
A ideia não é meramente comparativa.
Assim como a cruel e lucrativa “Indústria da Seca”, há uma ainda mais lucrativa “Indústria da Insegurança Pública”.
Problemas crônicos, mal resolvidos e até fomentados sempre dão votos para “empresários morais” e demais espécimes de demagogos de plantão.
Sem dúvida! É só criar comissões, para ouvir Bukele!
Pelas Barbas do Profeta…..como se dizia antigamente..
Aqui no Brasil é o contrário. O presidente é um ex-presidiário, o crime domina tudo e os presídios de segurança máxima têm eficiência mínima. Na verdade, ninguém liga para o combate ao crime aqui nesse país vagabundo. (C.N.)
Acompanho do Editor Chefe…
Um Páis onde o Presidente é o Maior Ladrão que o Mundo já Viu (sábias palavras do Seu Sr. Padre)., e incentivador do crime e criminosos nada pode dar certo.
A violência vai se tornar uma “pademia” no Brasil
Continuem a passar pano e alisar a cabeça da bandidagem.
E vocês (alô jornazistas)., vão ver o que vai acontecer…..
Grande Abraço
PS.
Pedrão abrir o “ladrão” das nuvens…..
Estimado amigo, esta NR merece figurar em qualquer qualificada Antologia Poética de nossa língua pátria. E publicada pelo poeta Paulo Peres em sua coluna. Abraço.
O que temos no Brasil, agradeçamos ao e$$eteefe…
Um país VAGABUNDO ou governantes VAGABUNDOS????
Tens razão, amiga Gertudres. O país é bom, os governantes é que não prestam.
Abs.
CN
São as pessoas do país que escolhem seus políticos vagabundos, portanto são cúmplices, tão vagabundos quanto os eleitos.
A Constituição salvadorenha proíbe a reeleição, mas Bukele realizou uma manobra no Tribunal Constitucional, destituindo juízes e nomeando outros, e conseguiu permissão para concorrer novamente.
Sr. Newton
È ai que mora o perigo
Sou contra qualquer tipo de reeleição, até para sindico de prédio de dois andares.
Fez, fez, não fez, cai fora, e vai procurar o que fazer….
Temos a nossa maldição da reeleição que não acaba nunca….
Tudo por causa daquele Comuna Maligno Maldito e Corrupto..
Toda ditadura demanda mais do que armas.
A compra e a conivência do Judiciário.