O reconhecimento do papel da mulher na sociedade brasileira

A independência da mulher é um fato de absoluta justiça

Pedro do Coutto

Ontem foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data não deveria ser apenas comemorada, mas também gerar efeitos concretos nos relacionamentos sociais do país, a começar pela diferença de salários pagas aos homens e as remunerações das mulheres. A lei sancionada pelo presidente Lula encontra-se em vigor, mas não há sinais de que está sendo aplicada como deve ser e de acordo com o texto integral que vai ao encontro de antigas reivindicações.

A injustiça contra a mulher é muito maior do que se pensa. É preciso ver com consciência a questão dos seus direitos e estarmos atentos ao seu cumprimento. É uma questão que atravessa os séculos. E é impressionante como parte da sociedade recusa-se a aceitar a independência feminina como um fato essencial à vida. Da maternidade ao trabalho de modo geral, a presença da mulher é marcante e merece ser reconhecida plenamente por todos os segmentos sociais.

POLÍTICA – No Brasil, vê-se que a participação das mulheres na política e na administração pública. O país ainda registra um aumento lento nesse sentido e figura entre os piores das Américas Latina e Central neste contexto. Está à frente apenas do Haiti e de Belize. Apenas 17,7% das cadeiras do Congresso Nacional são ocupadas por deputadas e senadoras. Alguns Estados, como Sergipe, elegeram pela primeira vez duas representantes femininas. Antes, não havia nenhuma.

Nas últimas eleições, 38 mulheres concorreram ao cargo de governadora e 94 ao de vice-governadora, mas só Pernambuco e Rio Grande do Norte elegeram as candidatas femininas.  Das 29 legendas registradas no Tribunal Superior Eleitoral, apenas seis são presididas por mulheres.

A luta brasileira tem que prosseguir e a independência da mulher é um fato de absoluta justiça, pois nenhum ser pode se considerar superior ao outro. Além da questão da mulher na sociedade, tem que se incluir a questão dos preconceitos observados nos mais diversos ângulos. É incrível como em pleno XXI ainda tenhamos que falar sobre o assunto.

7 thoughts on “O reconhecimento do papel da mulher na sociedade brasileira

  1. Saibam das verdadeiras intenções, em e conforme:

    “Aaron Russo: O feminismo foi criado para desestabilizar a sociedade, tributar as mulheres e configurar a NWO

    Aaron Russo revela algumas das razões REAIS para o feminismo que foi financiado e promovido pelos Rockefellers e pela CIA por razões muito nefastas, o que inclui fazer parte de sua aquisição mundial de bancos centrais para ajudar a estabelecer a Nova Ordem Mundial

    Aaron Russo ex-amigo de Nick Rockefeller explica como os Rockefeller financiaram o movimento de libertação da mulher nos EUA por 2 razões:

    1. Faça as mulheres trabalharem para que possam pagar impostos
    2. Perturbe a unidade familiar.”
    https://www.facebook.com/share/p/KJNE4jArs1qVEhDJ/?mibextid=oFDknk

    • Os “filhos” estão largados, ou sob inexplicáveis dois “homens”, ou duas “mulheres” ou relegados à jardins de infâncias ou mesmos dormitando drogados ou bêbados nas calçadas das cidades e longe de desmantelados lares!
      Rockfeller, “plantou” esse destrutivo legado às famílias, que nada tem de positivo e que precisa ser repensado, para ser evitada a total destruição dos lares e famílias!

  2. 1) Meu Mestre Buda, no século 6 antes de Cristo, declarou que todos os seres vivos tem potencial de iluminação/sabedoria…

    2) As mulheres também foram incluídas, é claro.

    3) Torço pela liderança mundial das mulheres… vejam os múltiplos exemplos, homem só sabe fazer guerra…

  3. Tenho dois mecânicos em minha oficina que fazem os mesmos serviços.
    Tem salários acima do piso mas, um ganha mais do que o outro e porque???!!!
    Porque enquanto o que ganha mais trabalha em um motor em cinco horas, o outro em condições idênticas faz em sete horas.
    PS: Ganhar igual produzindo menos é sinônimo de COMUNISMO; a “praga” que destrói tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *