Falta a Lula exatamente o que ele cobra cobra ao PT – uma dose de autocrítica

Lula se considera o maior estadista do mundo atual

Dora Kramer
Folha

É sempre bom que governos se preocupem com os preços dos alimentos. Ainda que essa preocupação seja despertada pela queda nos índices de popularidade do presidente da República nas pesquisas, como agora quando Luiz Inácio da Silva corre atrás de conter a carestia geral para reduzir o dano pessoal.

Baixou uma ordem para que se preparem medidas simpáticas ao bolso da população. Isso a fim de tentar inverter o cenário de queda na avaliação positiva do governo, registrado por quatro consultas de opinião na semana passada.

FALTA ALGUMA COISA – Tal empenho pode melhorar as coisas, mas não resolve o problema, porque os índices ruins não se devem apenas à questão econômica. Há mais a considerar.

Na perspectiva do Planalto, a culpa toda é da inflação de alimentos aliada à ineficiência de comunicação das boas ações governamentais. É o tema do momento e tem lá sua razão de ser. Afinal, nos primeiros governos de Lula, as pesquisas qualitativas captavam na seguinte resposta, senão o principal um dos maiores, motivos do sucesso de público: “As comidas estão baratas”. A economia só revela parte da história.

Há duas décadas o tempo era risonho e franco. Ambiente internacional favorável, e internamente uma oposição de punhos de renda. Lidar com a meiguice do PSDB — o vilão que lhe deixou uma herança bendita — era muito mais fácil que encarar a ferocidade da direita e seus extremos.

MUITA ONIPOTÊNCIA – O Lula sem filtro sempre houve, mas mudou o grau de tolerância com o personagem que, para piorar, acrescentou ressentimento e adicionou doses cavalares de onipotência ao seu desempenho.

Não se espera de governante algum a expiação pública. Mas nas conversas palacianas privadas, e principalmente nas tratativas do presidente com seu travesseiro, conviria levar em conta a culpa que o Lula 3 cheio de si tem nesse cartório.

Do contrário, ficará prisioneiro das garras do autoengano e não conseguirá mudar o cenário adverso.

4 thoughts on “Falta a Lula exatamente o que ele cobra cobra ao PT – uma dose de autocrítica

  1. Falar e digitar verdades faz bem ao profissional de imprensa e leitores agradecem. Sabemos que em dias atuais deve ser difícil, mas a verdade dos fatos deve sempre prevalecer. Levado pelo artigo que constata o óbvio, mas que realmente não deixa dúvidas, outras obviedades devem ser lembradas sobre de quem se trata Lula. Uma delas, marcante, foi dita pelo falecido Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira, mais conhecido como Chico de Oliveira, um dos mais importantes sociólogos brasileiros e um dos fundadores do PT. Ele deixou a sigla em 2003, não poupando críticas a Luiz Inácio Lula da Silva.

    Numa ocasião, em entrevista ao programa Roda ViVa, da TV Cultura, disse: “Lula é a “antessala do ditador”.
    E mais: “Lula é muito mais esperto do que vocês pensam. O Lula não tem caráter, ele é um oportunista”, disse Chico de Oliveira. Depois de deixar o PT, o sociólogo fez parte do grupo de dissidentes que criou o PSOL, mas na entrevista não integra partidos. “Eu não sirvo a nenhum governo. Não quero nada com o Poder, estou sempre contra ele”, resumiu.

    Dentre outros tantos testemunhos, se trata de uma entrevista (depoimento) importante. Estamos falando de alguém que conheceu de perto (e bem) o político Lula. O texto da jornalista mostra apenas mais um pouco do personagem e a legenda na foto resume a ópera: “Lula se considera o maior estadista do mundo atual”. Pela idade é preciso que alguém o acorde dessa ilusão antes que caia da cama, pois existe um ditado que velho morre de queda ou …

    Fonte: https://www.psdb.org.br/acompanhe/lula-e-sem-carater-e-oportunista-ataca-ex-petista/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *