Samuel Pessôa
Folha
O Senado decidiu pautar o fim da reeleição para os cargos do Executivo. A medida é ruim. Não há nenhum sinal de que a reeleição seja negativa para o país. Argumenta-se que a reeleição estimula irresponsabilidade fiscal e populismo do incumbente para aumentar as chances de reeleição. Mas não parece que, se a reeleição deixar de existir, aumentará a responsabilidade dos prefeitos, dos governadores ou do presidente.
Penso exatamente o contrário. Pergunto ao leitor: não teria sido muito melhor para o país se Juscelino Kubitschek tivesse tido de lidar com a herança maldita que legou para Jânio Quadros?
MAIS CAUTELOSO – Se houvesse a reeleição à época, provavelmente JK teria sido mais cauteloso no seu ambicioso programa de desenvolvimento — que legou a desorganização macroeconômica que desaguou no golpe de 1964 — e arcaria com o custo político de ter que arrumar a bagunça que criou. Certamente a avaliação histórica que se faz de JK hoje seria outra e seria muito mais próxima da realidade de sua administração.
FHC teve de arrumar, no segundo mandato, o desequilíbrio fiscal que criou no primeiro mandato. Fez isso muito bem, mas não o suficiente para manter seu projeto político. Houve transição política em seguida.
Dilma teve de lidar com a herança da nova matriz econômica. Infelizmente, perdeu qualquer condição de liderar o país e foi impedida. Mas tentou e conseguiu algumas vitórias em 2015.
TEMER FOI MELHOR – Temer já recebeu de Dilma 2 uma economia mais arrumada do que Dilma 1 legou para Dilma 2. Segundo a ciência política, a reeleição permite que o voto, além de ser prospectivo, baseado no futuro, seja retrospectivo, isto é, premie o bom governante.
A evidência empírica sugere que a reeleição tem funcionado. Os pesquisadores Claudio Ferraz e Frederico Finan, em artigo na prestigiosa American Economic Review, documentam que a corrupção é menor em prefeitos que podem concorrer à reeleição.
Pedro Cavalcante, em trabalho de 2015, documentou que os prefeitos com melhores pontuações no índice Firjan de Gestão Fiscal têm maior chance de serem reeleitos.
EFEITO MERENDA – Finalmente, João Eudes Bezerra Filho e Samuel Barros Godinho, em trabalho publicado em 2021, documentaram que a má gestão da merenda escolar reduz a probabilidade de ser reeleito. Todas essas evidências validam a hipótese de que há voto retrospectivo no Brasil.
Há uma má vontade com a reeleição em razão da maneira como ela foi criada no Brasil. O dispositivo valeu para os titulares do Executivo que tinham sido eleitos por outra regra. Trata-se de clara violação da autocontenção em democracia, ou de jogo político desleal, ainda que legal. Maculou a imagem de FHC. Mas a forma errada com que foi instituída não deve nos desviar do substantivo. A reeleição tem funcionado bem, e não há nada que indique que estaríamos melhor sem ela.
Há um problema ligado à Presidência da República. Seria muito melhor se adotássemos a regra americana: para a Presidência, após dois mandatos, a pessoa não pode mais concorrer.
PASSADO POLÍTICO – Se essa regra valesse em 2010, Lula teria sido mais cuidadoso na escolha de seu sucessor e teria indicado um político profissional para o suceder. A expectativa da possibilidade de retorno em 2014 fez com que apontasse uma pessoa sem passado político-eleitoral.
Para a Presidência da República, em razão da importância do cargo e da força que tem no Brasil, não é bom que dependamos durante décadas de uma liderança carismática, por mais talentosa e competente que seja. É importante que a regra estimule maior renovação de lideranças.
Por fim, as informações sobre o tema divulgadas em uma rede social pelo professor de ciência política da USP Manoel Galdino foram importantes para o preparo da coluna. Vai meu agradecimento ao mestre.
teste..
Sr. Newton
O Blog está com problemas técnicos.??
Desde manhã que não consigo acessar….
Mais um legado do corrupto fhc, assim como a lei Rouanet e as agências reguladoras que não regulam nada. Quatro anos está bom de mais, vamos dar oportunidade para outros corruptod
Sobre a homologação da delação de Ronnie Lessa:
Coletiva de Lewandowski violou direitos e escancarou argumentos de ocasião
Moraes também atropelou a lei, a julgar pelo relato do ministro de Lula.
https://oantagonista.com.br/analise/coletiva-de-lewandowski-violou-direitos-e-escancarou-argumentos-de-ocasiao/
Parei de ler em “Não há nenhum sinal de que a reeleição seja negativa para o país.”
Melhor então estaríamos nas esteiras de mandatários que se eternizam no poder. Putins, Maduros e asemelhados, com alguns ajustes de sintonia fina, seriam modelitos ideais e exemplares a nossas democracias?
A matéria poderia ser interpretada como propaganda eleitoral, pois numa radiografia de sua composição esquelética talvez constatássemos a silhueta de efêmera personalidade.
Por outro lado, quem sabe possa ser expresão de pura convicção ideológica da pessoa.
“…Não há nenhum sinal de que a reeleição seja negativa para o país….”
Pelas barbas do Profeta, como se dizia antigamente..
O jornazista da Foice & Martelo & Picareta & Serrote , Samuel Pessoa, parece que não é uma boa “pessoa”.
Qual Planeta que ele vive.?
Os dois mandatos do Irmão Mais Velho, aquele que inventou a reeleição não teve nada de negativo. para o Pais?
E os cinco mandatos do Irmão Manis Novo, aquele que disse que é a Alma Mais Honesta do Universo também não teve nada de negativo. para o Páis.?
O que virou o jornazismo brasileiro com seus jornazistas comunas doentes procto retais.
Depois dessa só tomando uma…..
Reeleição, à moda brasuca, é um câncer que tornou muito pior o que já era muito ruim, e até mesmo o próprio pai da reeleição brasuca, FHC, em autocrítica, confessou que foi um erro instituí-la no Brasil, e como reza a lenda a ninguém é dado o direito de ser mais realista que o próprio rei. Simples assim, curto e grosso. E quem dessa missa não conhece nem sequer a metade não deveria se meter a rezá-la.
O LADRÃO corrupto e os corruptos ladrões se entendem e se locupletam…
Governo Lula Inicia Negociações Com Empreiteiras Condenadas Por Corrupção Na Lava Jato Que Devem R$ 11,7 Bilhões
https://gazetabrasil.com.br/governo/2024/03/14/governo-lula-inicia-negociacoes-com-empreiteiras-condenadas-por-corrupcao-na-lava-jato-que-devem-r-117-bilhoes/
Senhor Carlos Silva , queiramos ou não , a instituição da ” reeleição no país ” , sofre de mal de origem , ou seja , foi produto dos mais diferentes crimes , com o agravante de que os membros do poder judiciário , não impedem que maus elementos e desonestos , se inscrevam e se candidatem a um cargo eletivo .
A reeleição não é problema!
Com um sistema podre, partidos corruptos, eleitores idiotas, tem de mudar tudo!!!
A democracia só funcionará se mudar-se e fortalecer-se seus pilares!!!
Remendos, como tem sido feitos pelos espertos políticos, sempre manterão o “status quo” vigente!
Lamentável que, mesmo os mais inteligentes, não consigam enxergar a profundidade de nossos problemas.
Fallavena
Que tal a reeleição no estilo Venezuela, Cuba, Rússia?
Aliás, o PT caminha para as suas três décadas no poder…
Bolsonaro queria porque queria a própria reeleição.
Alguém ousaria falar que não foram irresponsáveis?