Eliane Cantanhêde
Estadão
É bem possível que os ministros não entendam nada de comunicação, mas o grande problema do governo não é esse, mas sim que o presidente Lula se comunica excessivamente e mal, dando uma bola fora atrás da outra. As duas últimas vindo a público são a história do sumiço de 261 móveis, obras e objetos do Alvorada e a notícia de que, ora, ora, o governo Lula decreta cem anos de sigilo para 1.339 pedidos de informação, como Bolsonaro fazia, sob chuvas de protestos.
Seria uma irresponsabilidade inadmissível se qualquer um, mas é muito grave quando o presidente mais do que insinua, praticamente acusa o antecessor de ter levado embora até o mobiliário do palácio residencial. Irresponsável, grave e sujeita a processo, a declaração fica ainda pior porque os novos móveis foram comprados sem licitação e tem efeito colateral depois de revelado que estava tudo lá, o tempo todo: o uso político de Bolsonaro e bolsonaristas.
RIDICULARIZAÇÃO – O MP já tinha embolado “importunação de baleia” com fraude em atestado de vacinas, uso indevido do cartão corporativo, tentativas de embolsar e contrabandear joias das Arábias, além, obviamente, a trama do golpe.
Depois de tudo embolado, a cada notícia sobre os Bolsonaro, inclusive o indiciamento pelos atestados falsos, a reação de advogados, amigos e militantes é a mesma: acusar “perseguição política” e ridicularizar, comparando com a ação da baleia.
A partir de agora, a baleia volta para águas profundas e, na narrativa bolsonarista, emergem os móveis do Alvorada. Misturam-se realidade, delações e provas contra Bolsonaro com a acusação leviana de Lula.
ARMAS E MUNIÇÃO – E, assim, Lula dá armas e munições para o inimigo, a quem, inclusive, chamou de “covardão” por não ter ido até o fim com o golpe. Onde Lula está com a cabeça?
E essa história dos cem anos de perdão, ops!, de sigilo? Algum gênio lança a ideia, acha que ninguém vai ver e o presidente repete o que ele e todos os demais criticávamos em Bolsonaro.
Ainda não aprenderam que, não importa quem seja presidente, mais cedo ou mais tarde, alguém descobre móveis e sigilos escandalosos, assim como foram revelados joias cravejadas de diamantes e atestados falsos inseridos na rede oficial do SUS. Nem tentativa de golpe, liderada pelo então presidente e envolvendo altas patentes militares, escapou.
ERROS DEMAIS – A lista de erros de Lula é longa: Venezuela, Nicarágua, comparar Israel com nazismo, acusar os EUA, sem provas, de ter se “mancomunado com a Lava Jato”, jogar uma dinheirama na refinaria Abreu e Lima, de péssima memória, interferir na Petrobras, usar o Banco dos Brics e a Vale para “reabilitar” Dilma Rousseff e Guido Mantega, desautorizar Fernando Haddad…
Na comparação dos dois balanços, dos erros de Lula e o distribuído na reunião de segunda-feira sobre os feitos do governo, o governo vai bem, quem vai mal é o presidente. Para desespero, aliás, de quem morre de medo da volta do bolsonarismo.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Excelente artigo de Eliane Cantanhêde, atônita com a confusão mental de Lula. Já explicamos aqui na Tribuna da Internet que a culpa é da dona Janja da Silva. Se ela mandar parar os remedinhos que Lula está tomando para aumentar o pique e aguentar a correria presidencial, a confusão mental deve diminuir. Mas quem se interessa? (C.N.)
“todos os demais (criticávamos) em Bolsonaro.”
Bah!
Não sei em que mundo essa mulher vive. Deve estar com algum problema de audição, visão e compreensão. Qual ministério desse governo é um ponto fora da curva. O que ela me diz da sinistra da saúde
Acertos: não distribuir todos o lucro da Petrobras aos acionistas. Uma parte deve ficar para investimentos.
A ampliação da refinaria Abreu Lima é necessária.
Portanto, discordo da colunista. Quanto aos EUA não tiverem nada a ver com a lava jato, tenho minhas dúvidas, pois a operação se deu após os eventos descobertas de espionagem na Petrobras por instituições daquele país.
Os investimentos da Petrobras são bancados pelo dinheiro dos acionistas!
Ao não pagar os acionistas estes param de investir na empresa que fica sem capital para fazer novos investimentos.
Seu pensamento é próprio de quem não entende patavinas do que está falando e quer só ser populista.
https://www.youtube.com/watch?v=tS5j9oApZto
Revisão da Vida Toda. Haverá Reviravolta em Breve. confira!
Com todo o respeito, estimado amigo, confusão mental mesmo que tem, e não é de hoje, é a lamentável Eliane. Uma pena! Abs.
Senhor Walsh , pelo que consta esses tais acionistas estrangeiros e brasileiros da Petrobrás , são os mesmos que disseram que não havia petróleo no Brasil e se negaram a financiar a pesquisa e prospecção ainda incipiente no Brasil , logo a Petrobrás chegou ao seu apogeu atual , graças ao capital nacional e próprio e esforço dos Brasileiros de bem , e para nossa tristeza são os próprios nacionais BR e lesa-pátria , quem mais pregam a destruição e entrega de mãos beijadas desse patrimônio aos estrangeiros e falsos acionistas , que em nada contribuíram para o sucesso da Petrobrás.
E eu vou vou morrer achando que os 75 anos deveria ser a idade limite para a ocupação de qualquer cargo público no Brasil.
Isso porque resolveram aumentar em 5 anos, para dar um tempinho a mais aos ministros do STF, mas o ideal seria como antes, 70 ano e deu.
Se criança não pode por questões de infantilidade, velho também não deveria poder por questões de senilidade.