Carlos Alberto Sardenberg
O Globo
31 de março é um aniversário. Sessenta anos do golpe. Vai passar sem nada? Muitos militares e civis gostariam de comemorar. Lembram-se das ordens do dia que os comandantes militares emitiam, mesmo depois da volta de democracia? As vítimas da ditadura teriam, obviamente, não o que comemorar, mas muito a lembrar. E cobrar. E investigar.
Parece, porém, que Lula patrocinou um acordo. Os militares não falam nada, os democratas e as vítimas da ditadura não comemoram o fim da ditadura, nem pedem julgamentos e busca da verdade. Muito ruim. Trata-se de uma volta ao final dos anos 1970, início dos 80, quando se negociou a abertura.
IMPUNIDADE – A base dessa negociação foi a anistia ampla, geral e irrestrita, que garantiu a impunidade dos que haviam participado da ditadura, incluídos os torturadores e assassinos de presos políticos.
Dirão: mas os esquerdistas subversivos também foram anistiados. Sim, mas já haviam sido presos, exilados, torturados e assassinados. Não há simetria aqui. Foi apenas um jeito de garantir a impunidade e, pois, a retirada dos militares.
Destruíram a democracia, arrasaram os direitos humanos, e tudo bem? Se tivessem sido julgados na forma da lei, como na Argentina, certamente não teríamos passado pela recente tentativa de golpe. O acordo de hoje repete essa assimetria. Diferença importante: o julgamento dos participantes do golpe de 2022. A ver.
PLANO REAL – E temos um verdadeiro aniversário de vida: os 30 anos do Plano Real. Voltaremos ao tema.
Mas fica um registro: Lula, beneficiário da estabilidade do Real, não pode comemorar. Na época foi contra o plano econômico. Por isso, agora, nada a declarar.
Mas a população brasileira pode comemorar 30 anos sem inflação descontrolada. Como seria o Brasil sem o Real? Fácil, olhem para a Argentina.
Será que daqui a 60 anos vão “comorar” o GOLPE” de 2022? O Golpe das Urnas?
Sr. Newton
Por falar em esquecer…
“Não acredito que Brazão fizesse uma brutalidade dessas”, diz vice-presidente do PT à CNN
“…Vice do PT diz que não vê provas contra ‘irmãos Brazão’ no caso Marielle…”
“… Vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá saiu em defesa de Domingos Brazão, conselheiro do TCE-RJ citado em delação sobre Marielle….”
Impunidade comendo solta…….
E os crimes cometidos pela esquerda nunca são citados
https://agora.folha.uol.com.br/brasil/ult10102u1096367.shtml
Fora os assassinatos que cometiam contra aqueles próprios amigos que queriam desertar e os crimes da guerrilha do Araguaia. Gostam de pintar a turma da esquerda como heróis que não foram
“Dendos”, em: https://ecclesiae.com.br/golpe-de-1964
Obrigado por divulgar. Não conhecia
O herói do Bresser, da imprensa norte-americana bandida e CIA. FHC, COM A SUA REELEIÇÃO CAFAJESTE, EM BENEFÍCIO PRÓPRIO, TB TEM MUITA CULPA NO CARTÓRIO DA INDECÊNCIA DO SISTEMA APODRECIDO, VENDEU-SE à seara política como joia rara, intelectual de vanguarda, tirou todos os proveitos pessoais, possíveis e impossíveis da situação, mas, na verdade, no frigir dos ovos, revelou-se apenas mais uma bijuteria, o suposto intelectual de vanguarda, filhote de general, revelou-se apenas mais um intelectualoide partidário bitolado pelo militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, conservador do sistema apodrecido dos me$mo$, que, infelizmente, a exemplo de seus antecessores, como o timão na mão, fez o Brasil perder o possível Novo Trem da História sugerido pela Revolução Pacífica do Leão, no caso do FHC e CIA, usando o “plano real” indevidamente como um fim eleitoral e reeleitoral em si mesmo e não como o meio necessário para criar o clima ideal para atingirmos a finalidade transformadora da política e do estado brasileiro, como proposto pela RPL,PNBC-DD-ME, missão essa à qual fora concebido, originalmente, e, como consequência do seu oportunismo inescrupuloso, tornou muitíssimo pior o que em si já era muito ruim, escancarando assim as portas do sistema apodrecido para a podridão total, rumo a um possível Haitibras, guerra entre quadrilhas violentas, psicopatas, por dinheiro, poder, vantagens e privilégios, sem limite$…, que não parece mais um horizonte tão distante, infeliz e desgraçadamente. http://www.tribunadainternet.com.br/…/lembrando-o…/…
15 de novembro comemoraremos 135 anos do GOLPE