Lula precisa conquistar eleitores que só votaram nele para evitar Bolsonaro

O presidente Lula está ficando cada vez mais refém da polarização  Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/thomas-traumann/refem-da-polarizacao/

Lula está ficando cada vez mais refém dessa polarização 

Thomas Traumann
Veja

A queda na aprovação e o aumento na desaprovação do governo Lula, captada em sequência pelas pesquisas do Datafolha, Ipec e Genial/Quaest, confirmaram que no Brasil de 2024 a economia não explica sozinha o comportamento do eleitorado. Por qualquer viés, o primeiro ano do governo Lula teve resultados econômicos acima da média.

O PIB cresceu 3%, a renda média do trabalhador teve o maior aumento acima da inflação desde o Plano Real, o desemprego está no menor nível em nove anos, a inflação está em queda e os juros tendem a voltar a um dígito nos próximos meses. E daí?

POLARIZAÇÃO BRUTAL – E daí que isso não alterou a polarização brutal que divide o país entre petistas e antipetistas. Acabou o tempo do “é a economia, estúpido!”, a frase do marqueteiro de Bill Clinton que relacionava o sucesso eleitoral exclusivamente ao bolso do eleitor.

Ao contrário do que ocorreu nos primeiros mandatos, Lula encara uma metade do país que irá rejeitar qualquer iniciativa sua, simplesmente porque vem de um governo do PT.

O presidente e seus ministros não parecem estar certos sobre como reagir nesse mundo de polarização calcificada, o processo de divisão política extrema que o Brasil atravessa, como descrevi junto com o cientista político Felipe Nunes no livro “Biografia do Abismo”.

REJEIÇÃO – Paradoxalmente, parte do aumento das críticas ao presidente Lula se deve à inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Explico: entre os principais motivos para a vitória de Lula em 2022 estava a rejeição a Bolsonaro e não necessariamente um apoio ao candidato do PT.

A série de pesquisas Genial/Quaest mostrou que, perguntados sobre qual o principal motivo do voto em Lula, 50% dos eleitores disseram eleger o candidato e 46%, evitar a reeleição de Bolsonaro.

Essa divisão comprova a importância da frente ampla que juntou ao PT antigos desafetos como Geraldo Alckmin, Simone Tebet e Marina Silva. No livro, a partir de dezenas de pesquisas qualitativas, identificamos um núcleo de 3% dos eleitores que votaram no Lula justamente por esses apoios.

Só que Bolsonaro não está mais no jogo. Com o TSE cassando seus direitos políticos até 2030 e as recentes provas de que planejava um golpe de Estado, Bolsonaro está definitivamente fora da disputa presidencial de 2026.

RELAXAMENTO – Esse fato permite um certo relaxamento a uma parcela de eleitores que votaram em Lula pela primeira vez, muitos apertando o nariz. Sem a ameaça da volta de Bolsonaro, Lula passou a ser julgado como um governante comum, não como um salvador da democracia ameaçada por Bolsonaro.

São eleitores que facilmente podem votar em um Tarcísio de Freitas se Lula não se esforçar para reconquistá-los. Na “Biografia do Abismo”, mostramos como a polarização é um processo que se autoalimenta.

Odiado pela metade do país, Bolsonaro é o melhor adversário possível para Lula. Odiado pela outra metade, Lula tem a mesma função para Bolsonaro. É por isso que mesmo na reunião ministerial que deveria discutir as ações dos ministérios do ano, Lula iniciou o seu discurso atacando Bolsonaro. O presidente está ficando refém da polarização.

10 thoughts on “Lula precisa conquistar eleitores que só votaram nele para evitar Bolsonaro

  1. Meu comentário na matéria de ontem 27 de Março.

    “PT desautoriza Lula e decide apoiar atos públicos contra o golpe de 1964”

    Amigo Armando,

    O nine não vai pendurar o boné.
    Não vai largar o osso de jeito nenhum!

    Vai continuar até que a morte os separe (da política).

    Essa porcaria vai até o fim!
    Que coisa triste!

    Talvez o pt acabe (exploda) quando o ladrão for se encontrar com a marisa, aquela que ficou rica vendendo produtos da Avon.
    Mas o perigo é que sejamos atingidos por fragmentos petistas e os caciques órfãos, que serão muitos, queiram reinventar o pt em vários partidos, com a mesma ideologia: ROUBAR O POVO.

    Este país se presta pra apoiar salvadores da pátria, politiqueiros e populistas em geral.
    A massa gosta disso.
    Todos querem bolsas mil e uma utilidades, ninguém quer trabalhar e fazem funcionar a todo vapor a máquina de filhos, que garantam dez bolsas por família.

    Assim, não há pais que aguente.

    Milhões de partidos

    Milhöes de políticos.

    Milhões de dinastías familiares.

    Milhões de bolsas esmolas.

    Milhões de analfabetos.

    Milhões de brasileiros morando em favelas.

    Milhões de brasileiros que pagam a conta, que é altíssima.

    Trilhões, arrecadados pra absolutamente nada!
    Só para serem surrupiados!
    Estamos cada vez mais africanos. Com todo respeito a África.

    O rio de janeiro é uma síntese do Brasil.
    Em cada bairro de bom poder aquisitivo há incrustadas pelo menos uma ou duas favelas gigantescas. Cada uma abriga de cem a cento cinquenta mil pessoas.
    Só na Rocinha são mais de trezentas mil pessoas… enfim, é gente que não acaba mais.
    Veja que estou falando apenas da zona sul e não mencionei todas e não incluí as favelas do subúrbio ou periferia.

    Moram pessimamente mal de forma insalubre e com a bandidagem comendo solta, eles tocam o terror e ditam as regras. São sociedades que vivem a margem do poder público. A maioria já nasce sem esperança e por isso mesmo, são facilmente cooptados pelo tráfico, geralmente esse exército tem vida curta e não passam dos vinte e cinco anos de vida.

    Coloquei o rj como exemplo, porque vejo claramente, que com o andar da carruagem, muitas outras metrópoles vão pelo mesmo caminho.
    Ladeira abaixo!

    O pior de tudo isso, é que ninguém quer sair das favelas, poucas famílias se mudariam pra mais longe em condomínio populares, mesmo que o governo desse de presente (utopía) a moradia.

    Os políticos tem seus redutos eleitoras nesses guetos, que valem ouro (votos).
    A violência se mistura à desesperança e essa terrível fusão, vai se infiltrando como ácido nítrico nas cidades mais pacatas do interior do país.
    Sou bastante pessimista e imagino o Brasil se tornando um enorme rj.

    Eu já perdi qualquer expectativa de um país melhor para todos.
    Isso é balela!

    VIVEMOS UMA GRANDE MENTIRA!

    A prova do que estou dizendo é que a violência vem avançando a passos largos e já ultrapassou a barreira do inimaginável e também atingem os políticos.
    Antes os assassinatos eram mais sutis, hoje, são descarados.
    Eles também estão sendo assassinados mesmo com seguranças. Não se salva ninguém, nem policiais e nem os juízes.

    O sistema é mafioso, e bruto, e veremos mais assassinatos pela frente.

    Os juízes (não todos) mas muitos, estão metidos neste ambiente mafioso, até o talo. Qualquer um sabe disso.

    Juízes, políticos, chefes de policías, exército e todos aqueles que tenham algum poder compõem um quadro mafioso que não terminará nunca.
    Só vai piorar.

    Voltando ao assunto inicial, quando o molusco for pra terra das almas mais honestas, não tenha nenhuma dúvida que brotarão populistas como cupins.

    O povo adora esses lixos, porque não tem discernimento de nada, gostam de mentiras e falsas promessas pra ir levando o barco, vivem um dia de cada vez e não sabem o que significa a palavra futuro e se sabem, nem ligam, porque é intangível pra eles.

    Os políticos deixaram nosso povo tão miserável que a forma de vida que encontraram são as parcas esmolas…

    Esse é o Brasil que vejo, país da desesperança…
    É uma triste realidade.

    Um abraço, meu amigo.
    Extensivo também para todos os tribunários e nosso Editor Sr. Carlos Newton, independentemente da ideologia de cada um.

    José Luis

    • Amigão,

      Seu artigo está irretócavel, não precisa tirar nenhuma linha.

      Hoje conversando com um amigo, estávamos falando exatamente sobre uma parte do seu artigo.

      Estamos passando a maior crise social e de violência jamais visto neste Páis.

      São centenas de milhares de pessoas jogadas nas ruas, praças, avenidas, todo tipo de gente, drogados, mendigos, fora a bandidagem que tomou conta de tudo., temos de ficar em alerta em tudo que fazemos..

      Há 40 anos que essas desgraças Executivo, Legislativo, Judiciário estão destruíndo o Páis.

      todos eles estão se lixando para o povo e para o Páis.

      O uníco interesse é pessoal e pelo phoder.

      Roubam tudo o que está pela frente, ficam multimilionários, e as famílias inteiras vivem no luxo

      Essa baboseira que o Ladrão diz que “Vou cuidar dos pobres”, isso é um tapa na cara do cidadão-contribuinte-eleitor.

      O Ladrão não tem vergonha na cara de dizer uma mentira dessas.

      E cada dia que passa , piora a situação, o povo não está nem ai para o Páis, estão desligados da realidade, não gostam de cumprir regras, passam por cima de tudo, vivem sempre naquele jeitinho brasileiro, de levar vantagem em tudo.

      È por isso que essa politicalhada porca imunda corrupta nada de braçada, sabem disso e manipulam ainda mais o povão, na sua maioria analfabetos vivendo na miséria

      Acham que ficar nas filas das Caixas pegando as esmolas vão lhes trazer o futuro…..

      Amigão, já disse aqui várias vezes, parei de votar em 1.996, esse foi meu último voto, e perdido, votei no Celso Pitta e deu no que deu..

      Eleições viciadas, cartas marcadas, concorrem quem os donos dos partidos querem.

      Não quero mais fazer parte dessa esculhambação..

      Também estou desanimado, não tenho mais esperança do jeito que está de melhora do Páis.

      A tendência , com essa crise social , violência e o domínio pelos narcotraficantes nas grandes cidades a coisa vai ferver…

      Um grande abraço, e tudo de bom,

  2. Loola deveria ouvir os conselhos de todos os jornalistas de esquerda, ia lotar o Maracanã de tantos torcedores.
    Dava até para criar um partido, o Parjeg, o Partido dos Jornalistas Engajados.
    PARJEG neles legião!

  3. Meu querido Castrozobango Fulumbruga,

    Por esses dias, deletei prazerosamente o robô humanoide Bastista Filho, que era muito hábil, escrevia coisas inteligentes, fez grandes amigos por aqui.

    Conforme já explicamos diversas vezes, aqui na Tribuna da Internet é permitido o tráfego de robôs, de todos os tipos. Mas há condições. Nada de palavrões e deve-se mostrar respeito aos comentaristas de carne e osso. Por óbvio, também é proibido encher o saco do hospedeiro.

    Aliás, é uma coisa que me intriga. Como é que você quer fazer carreira de robô, sacaneando o próprio anfitrião? Isso não tem lógica. Além do mais, não é justo dispensar o Batista Filho e deixar você fedendo por aqui.

    Então, despeça-se da galera e vá espalhar suas pulgas e seu mau humor em outras paragens.

    CN

    • Sr. Newton

      Desculpa a intromissão na sua resposta-paulada., mas,

      Primeiro tenho de por o Leão para o Robô Treze, Modelo PT-1917., ele merece.

      https://www.youtube.com/watch?v=19vJ1VfkRK4

      Segundo, eu se tivesse levado uma paulada dessas na cabeça , pegava o primeiro vôo para o Paraiso Terreste na Terra (Cuba), e nunca mais pisaria os pés no Brasil……

      Que paulada foi essa….

      Sai que é suaaaaa Tafarel

      eh!eh!eh

      Grande Abraço.

  4. QUEM é obrigado a engolir opções políticas ditatoriais do tipo Bolsonaro, Lula e seus puxadinhos, nos âmbitos federal, estadual e municipal, impostas pelas ditaduras do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, que fazem o país e o povo boiarem igual merda n’água em função dos interesses dos me$mo$, está morto e não sabe, ou finge não saber. Feliz ressurreição Brasil. SORTE TEM QUEM ACREDITA NELA, e com sorte (que significa estar no lugar certo, na ora certa), com fé inabalável, Deus (que não é sádico mas apenas cioso e caprichoso) na Causa e uma boa alavanca, como nos ensinou Arquimedes, na esteira transformadora de Lavoisier, tudo é possível, até a transformação do Brasil, de federação exaurida em confederação fértil, próspera e frutífera. BRASILZÃO, queridão do meu coração, olhe nos meus olhos e responda com toda sinceridade, Vc acredita mesmo que, depois de tudo que vivenciamos há 134 anos, ainda é possível termos futuro alvissareiro, melhor para todos e todas, sob a égide da república do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, dominada pelos me$mo$, ingovernável senão a partir do colo famigerado Centrão, forjada, protagonizada e desfrutada pelos me$mo$ há 134 anos, com as suas armações, esquemas, golpe$, ditadura$ e estelionato$ eleitorais que, no frigir dos ovos, que gerou o estado de coisa$ e coiso$ que aí está e que nos fazem apenas de massa de manobras e buchas de canhões das suas loucuras e, por conseguinte, vítimas, reféns, súditos e escravos dos interesses dos me$mo$ ? SINCERAMENTE, vc acha mesmo que, sob o comandos dos me$mo$, presos ao passado, caminhando para trás ou dos lados igual caranguejos, chegaremos lá: no futuro mais alvissareiro e mais promissor possível, pelo menos para novas, próximas e futuras gerações ? NEVER AND NEVER. Missão impossível. NÃO HÁ COMO ENXERGAR A FRENTE DAS COISAS, muito menos descortinar novos horizontes e fazer acontecer o futuro mais alvissareiro e mais promissor possível, com o qual tanto sonhamos há muito tempo, olhando e caminhando para trás ou para os lados, a missão no caso é impossível, por mais que os mitomaníacos, perdulários, déspotas, charlatões, sofistas, bravateiros, dissimulados, demagogos, oportunistas, aventureiros e aproveitadores do sistema apodrecido não admitem e nem aceitam a verdade dos fatos como eles realmente são, posto que visam apenas a conservação dos pesqueiros dele$, à paisana e fardados, que só convém aos me$mo$ que morrem de velhos no poder, agarrados às tetas do erário, fazendo de tudo para impedir a evolução da ordem natural da coisas e da marcha natural da história que exige dos me$mo$ caminhar para frente, porque não existe saída alvissareira, à direita, à esquerda e ao centro, para o país, a política e vida satisfatória do conjunto da população repetindo sempre as me$ma$ coisa$, daí a necessidade da rendição inteligente e pacífica dos me$mo$ em prol do Megaprojeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, a nova via política extraordinária, que mostra o novo caminho para o novo Brasil de verdade, confederativo, com Democracia Direta e Meritocracia, a nova política de verdade, com Deus na Causa, com todos juntos e misturados (inclusive direita, esquerda e centro), como propõe a Revolução Pacífica do Leão, a Mega Solução, via evolução, o Bicho que tem que pegar, pacificamente, via desprendimento, discernimento, inteligência coletiva e bom senso, senão nada irá mudar de verdade neste país, de modo a torná-lo melhor para todos e todas, na boa-fé, na moral, no jogo limpo, na honestidade, na verdade, na paz, no amor, no perdão, na conciliação, na união, na Justiça e na mobilização permanente pela mega solução, via evolução, sendo este o lugar certo onde devemos estar, porque é aí que reside o sucesso pleno do bem comum e porque “Sorte tem quem acredita nela”, Brasilzão, como cantam Fernando Mendes e seus covers há cerca de 51 anos, sem medo de fizer a verdade, sem disfarçar as aparências e nem esconder as evidências porque chegou o tempo da sapiência e da Grande Travessia, motivados por Deus e pela nova, grande, boa e feliz ideia cujo tempo chegou para o bem do Brasil e do povo brasileiro , diz aí Joka Bay. https://www.facebook.com/anderson.galiza.1/videos/1375476186184077 https://www.facebook.com/GloboNews/videos/546118184030972 https://

  5. Certa vez publiquei num blog lá do nordeste a seguinte ofensa, ” Vá purgar suas melenas nalguma soturna caverna de seu obscuro viver.”
    Quase fui escalpelado pelos devotos de lá. Foi no Besta Fubana, do Papa Berto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *