Prates se irrita, pede uma “conversa  com Lula e pode deixar a Petrobras

O indicado do Governo Lula para presidir a Petrobras, Jean Paul Prates - Por Marta Nogueira

Prates conhece o setor e está ajudando a conter a inflação

Mônica Bergamo
Folha

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, pediu uma audiência com Lula (PT) para conversar sobre o bombardeio disparado contra ele por pessoas do próprio governo. O ex-senador está inconformado e pretende dar um basta na situação. A audiência está marcada para esta sexta-feira, dia 6.

A saída da estatal está entre as possibilidades consideradas por ele, embora seu desejo maior seja o de que o presidente da República manifeste forte apoio por sua permanência — o que não vem acontecendo.

DATA CERTA – Prates pretende definir de uma vez por todas a sua situação na empresa, expondo a Lula as conquistas e os problemas de sua gestão.

Ele decidiu tomar a iniciativa depois que os ataques se intensificaram, partindo especialmente do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Silveira admitiu em entrevista à Folha que tem conflitos com Prates. Já Costa estaria inclusive sondando candidatos que poderiam vir a comandar a estatal.

HADDAD APOIA – O presidente da Petrobras mantém o apoio de lideranças do PT, de senadores da base de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Eles consideram que a saída de Prates, neste momento, poderia ser traumática para a empresa e o governo, gerando uma crise desnecessária.

Os rumores de uma queda próxima são tantos que há uma lista de possíveis substitutos já circulando em Brasília. Ricardo Savini, fundador da 3R Petroleum, está entre os cotados.

Segundo a coluna Painel S.A., nela figuram também Bruno Moretti, hoje Secretário Especial de Análise Governamental da Presidência da República, e Magda Chambriard, engenheira química, que atuou na Petrobras antes de migrar para a ANP (Agência Nacional de Petróleo), que presidiu entre 2012 e 2016.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O ministro Alexandre Silveira é um ex-delegado de polícia e comerciante. Não é especialista em minas ou em energia, mas é um político competente. Foi colocado no cargo por Gilberto Kassab, presidente do PSD. É uma pena que não consiga se entender com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que é um conhecido consultor no setor do petróleo, está no cargo certo e sabe o que está fazendo à frente da Petrobras. Lula precisa conciliar Silveira e Prates, para que a Petrobras atenda aos interesses nacionais. (C.N.)   

8 thoughts on “Prates se irrita, pede uma “conversa  com Lula e pode deixar a Petrobras

  1. Sr. Newton

    Aguardando o pronunciamento do Alcoolcelentíssimo Sr. Presidengue da RéPùblica de Bananas..

    Guiana diz que não permitirá que Venezuela anexe Essequibo

    Guiana critica promulgação de lei da Venezuela para anexar Essequibo: ‘Violação flagrante’…

  2. O Dilmo 3 não chegou nem a um terço do mandato e até parece que está no último ano. Mas também pudera, em um governo onde a mulher do presidengue manda mais até do que o próprio o clima não poderia ser outro.

  3. Foi colocado no cargo por Gilberto Kassab, presidente do PSD.

    Kibe na área…

    Esse é malandro, dá nó em pingo d”água, como se dizia antigamente.

  4. O mais probo de todos os vivente que já perambulou neste vale de lágrimas, $taliknacio, é quem manda na petroleira.
    Essa empresa jamais vai ser lavajateada novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *