Volta do marqueteiro mostra que Lula já está preocupado com a sua reeleição

Marqueteiro de Lula vai lançar livro com bastidores da campanha de 2022 |  VEJA

Sidônio Palmeira, marqueteiro de 2022, já foi recontratado

Bruno Boghossian
Folha

Quando um marqueteiro se integra ao estafe palaciano, é sinal de que o presidente sentiu uma pontada de encrenca. Na política, esse especialista costuma ser comparado a um médico. Fora da época de campanha, pode-se procurá-lo para fazer exames de rotina, talvez a cada seis meses. Ele só precisa ficar de prontidão quando a situação aperta.

Nas últimas semanas, Sidônio Palmeira esteve em pelo menos duas reuniões com Lula. O marqueteiro da campanha petista em 2022 virou um conselheiro do presidente. Além disso, passou a dar orientações para ministérios estratégicos e foi escalado para melhorar a imagem da gestão de Nísia Trindade (Saúde).

NOTÍCIA VELHA – A queda na aprovação a Lula neste segundo ano de mandato se tornou notícia velha no gabinete presidencial. O que vem marcando os últimos movimentos do petista é uma inquietação com a falta de respostas para recuperar o fôlego e, mais do que isso, entregar um governo que chegue com força eleitoral a 2026.

A arruaça na Petrobras é resultado de uma briga interna por poder. A disposição de Lula para trocar o comando da empresa seria uma tentativa de apartar a briga, mas também uma jogada para acelerar os planos políticos do governo. Apertando o controle sobre a companhia, o petista teria força para regular preços dos combustíveis e tirar proveito dos investimentos bilionários da estatal.

Manifestações de insatisfação com alguns departamentos do governo são outra marca da urgência precoce que acomete o presidente aos 15 meses de mandato.

ESTÁ IRREQUIETO – Em mais de uma conversa reservada com auxiliares, ele se mostrou irrequieto com a demora na apresentação de resultados por algumas pastas e na instalação de canteiros de obras por aí.

Lula ainda parece resistente a grandes mudanças, talvez com a exceção da chefia da Petrobras. O que se vê, no entanto, é a busca evidente por uma sacudida no governo com o objetivo de evitar algo mais grave do que a perda de alguns pontos de popularidade: as chances da reeleição ou da vitória de um sucessor.

4 thoughts on “Volta do marqueteiro mostra que Lula já está preocupado com a sua reeleição

  1. Sr. Newton

    Acho melhor contratar mais marketeiros sangue$$ugas, um só não vai dar conta.

    Tomate 18,00
    Batata, 10,00
    Cebola 10,00
    Alface 4,00
    Quiabo, 25,00
    Laranja 15,00 dz
    Mamão Papaia , 7,00 un
    Manga 5,00 un
    Abacate 5,00 un
    Picanha 78,90 ( no açougue mais barato).

    Um markeiteiro não vai dar conta da populariade do Ladrão, ops, errei, do Maior Ladrão que o Mundo já Viu ( O Padre deveria ganha um Prêmio Nobel)..

    Grande abraço

    Até o proximo artigo, se o Ladrão não acabar com o Páis antes…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *