Rafaela Ferreira
Estadão
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT), condenado pelo mensalão e na Lava Jato, disse, nesta segunda-feira, 22, que avalia o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como de um governo de “centro-direita”, durante Seminário Brasil Hoje, da Esfera Brasil.
“Não é um governo de centro-esquerda, não, é um governo de centro-direita. Eu falo isso e todo mundo fica indignado, às vezes, dentro do PT. O PP e parte do PL, de certa forma, estão na base do governo. Essa é a exigência do momento histórico e político que estamos vivendo”, afirmou.
BASE MAIS AMPLA – Após a repercussão, em nota à imprensa, a assessoria do também ex-deputado federal “esclareceu” que, na avaliação de Dirceu, o terceiro mandato de Lula é apoiado por “forças de direita”. Segundo a assessoria, a estratégia é para “consolidar uma maioria no Congresso e conquistar uma base social mais ampla, já foi externada inclusive em entrevistas do ex-ministro à imprensa”.
No evento, o ex-ministro ainda analisou a atual polarização política, que atribuiu a radicalização e ao “fundamentalismo religioso” propagado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante manifestações como a deste domingo, 21.
“Acredito que o Lula não optou pela polarização ou radicalização. Por que o Brasil está radicalizado, polarizado? Por causa do discurso que foi feito ontem no Rio de Janeiro, que é fundamentalismo religioso com ataque a democracia. E, ainda, chamando a direita internacional, a direita norte-americana, não só como do ex-presidente Trump, quanto do Musk.”
PROGRAMA DE DIREITA – Em seguida, Dirceu voltou a reforçar que o programa do governo Lula não é um “programa de esquerda”. “Qual é o desafio que o Brasil tem? Primeiro, o Brasil está virando um país de partidos políticos. Quem está puxando isso nem somos nós da esquerda, são os partidos de centro-direita que estão se constituindo, só não vê quem não quer.”
Com o mandato cassado, em 2005, por ser apontado como responsável por liderar o esquema de pagamento de propinas a parlamentares, o mensalão, o ex-ministro afirmou não descarta uma candidatura a deputado federal em 2026.
Após o evento da Esfera Brasil, o petista disse que voltar à Câmara dos Deputados é uma “questão de justiça”, além de que tomará decisão sobre ser candidato, juntamente com o PT, no segundo semestre do ano que vem.
FICHA LIMPA – Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-deputado a dez anos e dez meses de reclusão por formação de quadrilha e corrupção ativa.
A manifestação do Ministério Público Federal (MPF) que originou a sentença considerou Dirceu como o “chefe da quadrilha responsável pelo esquema de compra de apoio político.
Pela Lei da Ficha Limpa, Dirceu está inelegível e não pode tomar posse em cargos públicos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Enriquecido ilicitamente na corrupção e lavagem de dinheiro, Dirceu vive como um nababo, viajando pelo país para fazer política. Tem até “assessoria pessoal”, apesar de oficialmente viver com apenas uma aposentadoria do INSS (R$ 7.7826,00), que recebeu sem jamais ter trabalhado, e mais uma aposentadoria especial da Câmara, aprovada só para ele, que deve estar em R$ 12 mil. Agora, prepara-se para voltar à Câmara Federal. Só no Brasil, mesmo... (C.N.)
José Dirceu tem uma aposentadoria da Câmara que deve beirar uns 12 mil reais, mais 7,786 mil de aposentadoria do INSS. Mesmo assim, seus gastos extrapolam o que recebe.
Grato, Vidal.
Já corrigi meu texto.
CN
Vá entender uma asneira dessa. Para quem é carente de neurônios isso é fácil
Pela Lei da Ficha Limpa, Dirceu está inelegível e não pode tomar posse em cargos públicos.
Carniceiro, sanguinário, mensaleiro, corrupto, condenado e ainda tem lugar na janela da Extrema-Midia Nefasta Corrupta
Só aqui nesta Republiqueta de Banana de Nóis Tolos…
Que falta faz a linha 208-A , talvez esse vagabundo picareta ladrão maldito tivesse virado gente….
Vão todos para a ponte que caiu em Paris..
Desta vez o CEO Zé Dirceu se superou, dizer que o seu amigo e aliado é de centro-direita é abusar da amizade. O cara, Stalinácio disse alto e em bom som que é COMUNSITA, quie comunista é este que faz um governo de centro-direita? Só o CEO Zé Dirceu é que sabe. Como bem diz a minha mulher, pestista burro é pleonasmo, mas isto não se aplica ao cara, este de burro não tem nada.