Bolsonaro critica ‘faculdades mentais’ de Lula e aponta a volta do ‘sistema’

Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro disputam o segundo turno das eleições. -  (crédito: Kleber Sales/CB/DA PRESS)

Charge do Kleber Sales (Correio Braziliense)

Deu na Folha

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez nesta quarta-feira (3) uma postagem em suas redes sociais na qual ataca o presidente Lula (PT) e cita o que considera uma série de feitos de sua gestão no governo federal.

“Qualquer inocente sabe que o filho do sistema não está com suas faculdades mentais normais. Um indivíduo dominado pelo ódio, pela mentira e pela traição”, afirmou Bolsonaro na postagem.

SISTEMA VOLTOU – “Desejamos a ele, como ser humano, que melhore o mais rápido possível para o bem do Brasil. Enquanto isso a picanha que virou abóbora agora se transformou em pé de galinha. O chefe da organização então taca imposto na cervejinha e na picanha, os principais produtos que fez campanha enganando o eleitor”, disse Bolsonaro, que00 0em seguida lista o que considera feitos de seu governo e concluiu: “Hoje, o sistema voltou”.

Bolsonaro comandou o país de 2019 e 2022 e perdeu a reeleição para Lula, um fato inédito entre presidentes que disputaram a eleição no cargo. O ex-presidente teve uma gestão marcada pelo negacionismo na pandemia e por declarações golpistas e ataques a outros Poderes.

À época, a Folha ouviu psicanalistas sobre o comportamento de Bolsonaro no governo. Lógica paranoica, messiânica e delirante, demonstrações de fragilidade e onipotência foram alguns dos elementos identificados pelos especialistas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Se os dois rivais forem submetidos a um exame de capacitação mental, a coisa ficará feia. Nem Lula nem Bolsonaro têm a menor condição de exercer a Presidência da República. O esforço que fazem é prejudicial a eles e ao Brasil. (C.N.)

6 thoughts on “Bolsonaro critica ‘faculdades mentais’ de Lula e aponta a volta do ‘sistema’

  1. Bolsonaro é um maluco, que deveria agradecer a Deus o presente colossal que recebeu e curtir o final de seus dias em algum de seus imoveis a beira mar, contando histoiras e estorias para o publico que certamente sempre teria.

    Mas imagina ter uma protagonismo fundamental para o futuro do Brasil e se mostra disposto a todos os sacrificios que esta missao exige.

    mas como critica-lo por criticar Lula se o proprio Diario Oficial II ( Globo) faz esta reportagem:
    Tudo dominado. Na Petrobras, uma nova CEO traz de volta velhos hábitos
    3 de julho de 2024

    Desde que o PT voltou ao poder em janeiro do ano passado e voltou a interferir nas empresas estatais e paraestatais, muitos investidores tem apostado que este será um ponto de inflexão para o valor de mercado da Petrobras mas de lá para cá, o barril a U$ 80 tem garantido que a empresa aceite qualquer desaforo.
    Mas com a troca de comando da Petrobras, o governo agora está dobrando a aposta.
    A nova presidente da empresa, Magda Chambriard, tem feito trocas relevantes no middle management da companhia — demitindo funcionários de carreira e técnicos e substituindo-os por quadros próximos ao PT e à Federação Única dos Petroleiros, o sindicato que cada vez mais manda na empresa.
    A informação é da coluna Malu Gaspar, no Globo. Segundo o jornal, pelo menos 12 gerentes-executivos foram substituídos nas últimas semanas.
    As trocas estão concentradas na área de exploração e produção (E&P) – eternizada entre os políticos gulosos em Brasília como “aquela diretoria que fura poço” – e na de engenharia, responsável pelas contratações bilionárias de equipamentos e serviços.
    As trocas na área de E&P – considerada a ‘alma da companhia’ – têm preocupado outros executivos dentro da Petrobras, que dizem que “nem no primeiro mandato de Lula se trocou tanta gente nessa área.”
    Os gerentes-executivos da Petrobras ocupam posição relevante na hierarquia da empresa, pois ficam logo abaixo dos diretores.
    Segundo O Globo, esses executivos ganham salários ao redor de R$ 80 mil/mês e “administram orçamentos mais relevantes do que o de muitos vice-presidentes de companhias privadas.”
    Além disso, três das gerências que sofreram substituição passaram recentemente a ter assento no comitê de decisões de investimento da Petrobras, junto com os diretores da companhia
    Uma das indicações foi a do ex-secretário de energia do Rio de Janeiro, Wagner Victer, que vai assumir o cargo de gerente-executivo do campo de Búzios. Outro indicado é o professor do Instituto de Economia da UFRJ, Eduardo Costa Pinto, que, tem vínculos com a FUP
    Os dois vão substituir funcionários de carreira que eram vistos internamente como extremamente técnicos e qualificados, segundo o jornal.

    O Globo lembra que, ainda que Victer já tenha trabalhado na Petrobras, ele passou mais de 20 anos fora da companhia — o último cargo como diretor-geral da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Victer voltou à Petrobras em maio do ano paassado, com assessor da presidência.
    À frente do campo de Búzios, ele vai administrar o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo, com produção de 560 mil barris de petróleo por dia, o equivalente a 17% da produção nacional.

    Eduardo Pinto também chegou há pouco tempo na Petrobras. Ele foi contratado no ano passado para ser assessor especial de Jean-Paul Prates e não tem nenhuma experiência executiva na área de petróleo.
    eu cargo será de gerente-executivo de gestão de parcerias e processos de exploração e produção — uma função que administra todas as parcerias da Petrobras com outras empresas e avalia o desempenho de campos.
    Se existe uma área de excelência na Petrobras, é a área de E&P – reconhecida mundialmente. Há décadas a companhia ganha prêmios internacionais pela qualidade técnica de seus engenheiros e suas conquistas na exploração offshore.
    Agora, mais uma vez, em vez de reconhecer seu mérito e promover estes executivos, o Governo troca o critério da excelência pela indicação política – e vai acabar empurrando os melhores técnicos para empresas privadas.

    Geraldo Samor e Pedro Arbex

  2. Sobre Bolsonaro, fico com que dele disse o Gen. Geisel: Esse rapaz é um mau militar! Tai, quem foi mau militar será ruim em tudo o que fizer!

  3. O esforço que fazem é prejudicial a eles e ao Brasil. (C.N.)

    Sr. Carlos Newton, só me preocupo que seja prejudicial ao Brasil, isso sim é muito preocupante.

    Quanto a estes dois maloqueiros de quinta categoría, quero mais é que os dois se EXPLODAM! Como falava o Justo Veríssimo.

    Poderiam ir já pro inferno!
    Não farão falta nenhuma.

    Um abraço,
    José Luis

  4. A equipe de Carluxo que prepara essas postagens tem muita oportunidade mas, em regra, vai mal.

    Achar defeitos na gestão de Lula é como roubar doce de criancinhas, ao melhor estilo: “Meu Malvado Favorito”.

    A ressurreição reiterada dos mínions inclusive está nos cinemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *