Fernanda Perrin
Folha
O esquema de segurança em torno de Donald Trump tornou-se alvo de questionamentos após o ex-presidente ser ferido por um atirador localizado nas proximidades de um comício em Butler, na Pensilvânia, no sábado (13).
O principal alvo é o Serviço Secreto, responsável pela avaliação prévia de segurança, organização do esquema e supervisão da área, coordenando outras agências, como a polícia estadual e local.
FORA DA COLETIVA – Nenhum porta-voz do órgão participou da coletiva de imprensa realizada em Butler no início da madrugada de domingo. Coube ao FBI e à polícia estadual responder as perguntas dos jornalistas.
“Não vamos fazer essa avaliação nesse momento”, respondeu Kevin Rojek, agente do FBI responsável pelo escritório de Pittsburgh, ao ser questionado se houve uma falha do sistema de segurança. “Há uma investigação em curso”, completou.
“Estamos trabalhando na avaliação do aparato montado. Vai ser uma longa investigação sobre o indivíduo, como ele teve acesso ao local, o armamento usado”, seguiu Rojek. Questionado se é surpreendente o atirador ter conseguido disparar contra o ex-presidente, o agente respondeu que sim.
30 A 40 POLICIAIS – O tenente-coronel George Bivens, da Polícia Estadual da Pensilvânia, disse que havia cerca de 30 a 40 policiais no local antes dos disparos. Não se sabe quantos agentes do Serviço Secreto estavam lá.
“Em defesa deles [o Serviço Secreto] é incrivelmente difícil ter um lugar aberto ao público e garantir a segurança contra um atirador determinado. A investigação vai nos dar a oportunidade para ver se houve falhas e como fazer melhor no futuro”, disse Bivens.
O tenente-coronel confirmou que a polícia recebeu denúncias de atividades suspeitas antes dos tiros serem disparados. Circulam nas redes sociais relatos de pessoas que afirmam que alertaram autoridades terem visto uma pessoa escalando um edifício com um fuzil.
HÁ TESTEMUNHAS – Um entrevistado pela BBC afirmou que procurou a polícia para avisar ter visto a cena, mas que nada foi feito. Há ainda um vídeo de uma pessoa correndo em direção ao prédio onde o atirador estava posicionado tentando chamar a atenção da polícia de que havia alguém no telhado. É possível ver outras pessoas próximas do local.
O atirador foi morto por um sniper do Serviço Secreto poucos segundos após atirar. Segundo Trump, a bala perfurou a parte superior de sua orelha direita. Ele passa bem.
Uma pessoa foi morta pelo atirador, segundo Rojek, e outras duas estão gravemente feridas. As três vítimas são homens.
FALTA IDENTIFICAR – As autoridades afirmam que ainda não podem divulgar a identidade do atirador, que não portava nenhum documento. Exames de biometria e DNA estão sendo feitos. Segundo a Associated Press, se trata de um homem branco de 20 anos morador da Pensilvânia. Ainda não se sabe a motivação para o crime.
A investigação está sendo liderada pelo FBI em parceria com as polícias estadual e local. A tentativa de assassinato de Trump, um ex-presidente, é um crime federal e está sob jurisdição da polícia federal americana; as outras três vítimas estão sob jurisdição estadual.
Na coletiva, as autoridades divulgaram canais para envio de informações e pistas por canais virtuais e por telefone. Como havia um grande número de pessoas gravando o evento com o celular, esse material é visto como essencial para a investigação.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É incrível que a segurança não tenha vigiado os prédios onde um atirador pudesse se posicionar, porque eram poucos. Foi uma falha grosseira da segurança. E surgiu outra piada sem graça. Estão dizendo que Biden deu declaração lamentando a morte de John Kennedy. (C.N.)
No desenrolar da história deverá pesar o fator “Prozac”, o “condicionante”, de tais eventos!
Há “dendos”, em:
” O Candidato da Manchúria”, em:
“A Relação Entre o Massacre em Waco e o Ataque ao Edifício Federal Murrah em Oklahoma City”!
PS. Continua…..lá!
SERÁ QUE TRUMP, O VIGARISTA CRISTÃO MISÓGINO E FUNDAMENTALISTA ESCRAVISTA, APRENDERÁ A LIÇÃO? Eu aposto que o atirador foi amigo ou ente querido dos 4 mortos na invasão do Capitólio. Esse vigarista, trambiqueiro, abusador de mulheres e assassino ‘’Tramp’’ precisa aprender que os cientistas nos resgataram da Idade das Trevas de 2 mil anos de cristianismo. Jesus Cristo nada tem a ver com o mundo moderno e contemporâneo, e sua funcionalidade. Jesus Cristo foi e continua sendo o maior exterminador de pessoas, animais, e coisas, de todos os tempos. O Cristianismo já deveria ter desaparecido da face da Terra após a publicação dos trabalhos de Galilei Galileu, isto é que a Terra é redonda e que não era o centro do Universo. Aliás, Eratóstenes e os gregos já sabiam disso há muito tempo. Mas os cristãos fundamentalistas e teocráticos sempre foram jumentos que se recusaram a enxergar a verdade. Os cristãos que viveram como porcos, em cidades-pocilgas repletas de lama, urina, fezes, pragas, doenças, ignorância preconceitos, guerras, carnificinas, massacres, superstições, etc., pensam que têm moral para administrar cidades e nações deste mundo moderno repleto de tecnologias da Ciência, do método científico. Por que vocês, fanáticos, ainda não desapareceram da face da Terra, fundamentalistas cristão a La Trump, Putin e Bolsonaro, é um mistério muito mais misterioso do que o da ‘’Santíssima Trindade’’, ‘’mistério’’ só para idiotas e completos descerebrados, diga-se de passagem. Quanto ao Serviço Secreto americano, todo mundo sabe que não passam de ‘’bananinhas de pijama’’. Falharam com Kennedy, com Reagan, com as vítimas das Torres Gêmeas, e em dezenas de outros eventos. Trump, te cuida Latorraca! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.
Ele$ mentem tanto que, às vezes, quando pode ser até verdade ninguém acredita, até parece a história do “Joãozinho Lobo”, que para zombar com as pessoas sérias da sua comunidade gritava: ” é o Lobo, é o Lobo…” e era tudo mentira, até que um dia ele gritou: ” é o Lobo, é o Lobo” e ninguém acreditou e nem foi socorrê-lo, mas naquele dia fatídico era verdade…
Há “dendos”, em: https://youtu.be/77b75i6QxI4?si=Emws5M1dGYS_UiMo
Após a falha no atentado, pensam matar Trump, com palavras! Bah!
https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2024/noticia/2024/07/11/editoria-the-new-york-times-donald-trump.ghtml
“Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês nos empurraram
Com os enlatados dos U.S.A., de nove as seis
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês”
Renato Russo
Geração Coca-Cola
“Nessa terra de gigantes
Tudo isso já foi dito antes
A juventude é uma banda
Numa propaganda de refrigerantes
Hey mãe!”
Humberto Gessinger
Terra de Gigantes
“Don’t want to be an American idiot
One nation controlled by the media
Information age of hysteria
It’s calling out to idiot America
Welcome to a new kind of tension
All across the alien nation
Where everything isn’t meant to be okay
Television dreams of tomorrow
We’re not the ones who’re meant to follow
For that’s enough to argue”
Billie Joe Armstrong
American Idiot
Adendos, em:
https://www.facebook.com/share/r/26Rm2D1qahFFPRbu/?mibextid=xCPwDs
Balreira, você está sendo ofensivo com suas palavras.
Debate ideológico é uma coisa, agressividade é outra.
Método científico é uma coisa e seu linguajar doentio cheio de miasmas fétidos é outra.
Porque o agentes do Serviço Secreto esperaram que o atirador fizesse 3 disparos para só então matar o criminoso? Ele já estava na mira do sniper do serviço secreto a pelo menos 3 minutos.