Malu Gaspar
O Globo
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) apresentou nesta sexta-feira (12) um requerimento para que a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado cobre esclarecimentos da Caixa e da Caixa Asset sobre a destituição de dois gerentes que se opuseram à compra de um lote de R$ 500 milhões em letras financeiras do Banco Master, consideradas arriscadas demais para os padrões do banco.
Girão quer que sejam convidados para uma audiência pública o presidente da Caixa Econômica Federal, Antônio Vieira Fernandes, e o CEO da Caixa Asset, Pablo Sarmento.
Conforme revelou a coluna, em um parecer sigiloso de 19 páginas, a área de renda fixa da Caixa Asset, o braço de gestão de ativos do banco estatal, desaconselhou enfaticamente a operação, considerada “atípica” e “arriscada”, não só em razão do valor, considerado alto demais, como por causa do rating do banco.
ALTO RISCO – O Master é um banco formado a partir do antigo Banco Máxima que tem entre os principais acionistas os empresários Daniel Vorcaro, Maurício Quadrado e Augusto Ferreira Lima. Ele assumiu a atual razão social em 2021.
O documento da Caixa Asset classifica o modelo de negócios do Master como de “de difícil compreensão” e aponta para um “alto risco de solvência”. O parecer deveria ter sido discutido no comitê de investimento da Caixa Asset no último dia 4.
Mas, segundo a equipe da coluna apurou, o impasse criado pela postura dos técnicos fez com que o assunto fosse retirado da pauta. E quatro dias depois, os gerentes Daniel Cunha Gracio, de renda fixa, que assina o parecer, e Maurício Vendruscolo, de renda variável, que também avalizou os documentos, perderam seus cargos.
TRANSPARÊNCIA – “Diante dos fatos expostos, é essencial que esta Comissão esclareça os motivos para a destituição dos gerentes, os riscos associados à operação com o Banco Master, as medidas de governança e os procedimentos internos adotados pela Caixa Econômica Federal para garantir a transparência e a segurança das operações financeiras, bem como os impactos dessa operação na percepção do mercado financeiro e a confiança dos investidores na instituição”, escreveu Girão, ao apresentar o requerimento.
Para o senador, a destituição dos gerentes Daniel Cunha Gracio e Maurício Vendruscolo, quatro dias após a emissão do parecer técnico contrário à operação, “levanta sérias dúvidas sobre a integridade das práticas de governança da Caixa Econômica Federal”, o que pode “comprometer a confiança do mercado financeiro na instituição”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como se sabe, o presidente Lula entregou a Caixa Econômica ao deputado Arthur Lira, presidente da Câmara. Ou seja, misturou o PP com o PT, e o resultado não poderia ser nada diferente. Tutti buona gente, como dizem os mafiosos. (C.N.)
Esse senador é um estraga prazeres.
Off topic,
Folha.
Atentado contra Trump mostra que armar cidadãos ameaça a democracia, diz Lewandowski.
Metropolis.
Lewandowski foi a PF renovar registro de armas mas nega ameaça.
Carlos Bolsonaro
Para a esquerda é assim, desde que estejam cercados de seguranças fortemente armados, desarmar os outros que retiram certidões e gastam muito dinheiro para POSSIVELMENTE ter uma posse de arma de fogo afim de se defender e à sua família, porque fica a critério do delegado a cessão ou não. E olha que não falei em porte, que é algo muito mais trabalhoso e meticuloso. Então a Polícia Federal – PF nega minha renovação de porte de arma de fogo MENTINDO em DOCUMENTO OFICIAL e a justiça não dá uma resposta de mandado de segurança há quase um ano com peça jurídica fundamentada em mais de 80 páginas com ameaças físicas e virtuais, tentativa de assassinato de parentes diretamente ligados e prisões realizadas de meliantes envolvendo diretamente a minha pessoa. Essa é parte da justiça brasileira atualmente. Não pense que o mandado não é averiguado por coincidência. Isso é a pressão do sistema em sua essência!
Ou seja, misturou o PP com o PT, e o resultado não poderia ser nada diferente. Tutti buona gente, como dizem os mafiosos. (C.N.)
E deu no que deu, muita corrupção com a Quadrilha do Ladrão no comando….
PS.
Sr. Newton
Todos se esquecem do Golpe do Homem do Báu deu um passa moleque na Caixa quando o Presidiário estava sentando na Cadeira mais suja do Planeta….
A Farra não pode Continuar!
Enquanto isso o povo come pés de Galinha.
Tutti buona gente, ma tutti ladri. Muitos habitantes deste mundão de meu Deus, poderiam assim ser classificados. E os políticos brasileiros? Também
se enquadram?