Lula diz estar numa situação “delicada e complicada” com a crise na Venezuela

TCU livra Lula de devolver relógio recebido em 2005 e abre brecha para  Bolsonaro no caso das joias – Política – CartaCapital

Lula está entendendo que não pode apoiar ditadores?

Valdo Cruz
GloboNews

Diante do agravamento da crise política na Venezuela, o presidente Lula admitiu a amigos estar numa situação “delicada e complicada” – porque terá de se posicionar em algum momento sobre o resultado das eleições. Nicolás Maduro se declarou eleito, mas não apresentou as atas eleitorais para comprovar. Já o candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, diz que foi ele o vencedor das eleições.

O Brasil, assim como a Colômbia e o México, tem insistido para que o Conselho Nacional Eleitoral venezuelano divulgue a íntegra das atas eleitorais, com os dados desagregados, para dar transparência a qualquer que seja o resultado.

ATAS DA VOTAÇÃO – Nesta segunda-feira (5), o CNE disse que entregou as atas ao Supremo Tribunal venezuelano para proceder uma auditoria no resultado.

Os três países, no entanto, defendem que os documentos sejam tornados públicos. Isso, porque tanto o Conselho Nacional Eleitoral quanto o Judiciário são governistas – o que levanta dúvidas sobre a confiabilidade da auditoria a ser feita por esses órgãos.

Nesta semana, Lula reforçou o foco no respeito à soberania popular. Isso, segundo Lula, inclui a divulgação dos dados de votação. Por isso, vai manter o que vem sendo negociado também com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, López Obrador: insistir em uma saída negociada e transparente para confirmar o resultado eleitoral na Venezuela.

DESCONFORTO – Lula, apesar disso, não esconde o desconforto com a situação em que se encontra atualmente. Ele terá de se posicionar, cedo ou tarde, e não terá como avalizar uma eleição suspeita, sob pena de validar um eventual desrespeito à democracia venezuelana.

Ao mesmo tempo, o Brasil precisa manter suas relações diplomáticas e comerciais com a Venezuela para evitar o agravamento da crise política e de uma eventual contaminação da economia.

Assim, qualquer que for o posicionamento de Lula, terá pontos altamente negativos.

6 thoughts on “Lula diz estar numa situação “delicada e complicada” com a crise na Venezuela

  1. Desde que se aliançou com essa gente, cavou a própria cova.

    Tem gente que envelhece mal, perde a malícia e a malandragem

    Voltou ao palco mundial só para passar vergonha.

  2. Como diz aquela música, não estou nem aí para esse cara. Tem pagar por tudo de mal, mentiras traições e corrupção que pesam em sua costas

  3. Maduro não vai entregar as tais atas, não vai confessar o crime e ser enjaulado.
    Quanto ao posicionamento do Barba, ele achava que podia manipular a tudo e a todos, que era o Demiurgo.
    Caiu do cavalo, e segundo minha tese filosófica: “Quem tem medo de cagar cabelo, não come couro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *