Ana Pompeu
Folha
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), relacionou o vazamento e a publicação de mensagens que expuseram ações fora do rito de seu gabinete a uma organização criminosa que teria o objetivo de desestabilizar instituições, fechar a corte e conseguir “o retorno da ditadura”. Os termos foram usados no documento que abriu o inquérito para apurar o caso.
O magistrado retirou nesta quinta-feira (22) o sigilo da investigação aberta na última segunda (19). Esse novo inquérito foi aberto após a Folha revelar que o gabinete do ministro no Supremo ordenou por mensagens e de forma não oficial a produção de relatórios pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para embasar decisões do próprio Moraes contra bolsonaristas no inquérito das fake news.
TEORIA CONSPIRATÓRIA – A nova investigação é também relatada por Moraes porque é tratada, no processo, como relacionada ao inquérito das fake news, sob sua responsabilidade.
“O vazamento e a divulgação de mensagens particulares trocadas entre servidores dos referidos Tribunais se revelam como novos indícios da atuação estruturada de uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas”, escreveu Moraes na abertura do novo inquérito.
Segundo ele, essa articulação se dá principalmente contra órgãos que possam contrapor-se “de forma constitucionalmente prevista a atos ilegais ou inconstitucionais”, como o Congresso e o Supremo. De acordo com a decisão que abre o inquérito, essa organização se daria em uma rede virtual de apoiadores que atuam, de forma sistemática, para criar ou compartilhar mensagens com o objetivo final de derrubar a estrutura democrática e o Estado de Direito no Brasil.
FECHAR O SUPREMO? – “Essa organização criminosa, ostensivamente, atenta contra a Democracia e o Estado de Direito, especificamente contra o Poder Judiciário e em especial contra o Supremo Tribunal Federal, pleiteando a cassação de seus membros e o próprio fechamento da Corte Máxima do País, com o retorno da ditadura e o afastamento da fiel observância da Constituição Federal”, escreveu Moraes.
Na decisão, Moraes cita dois textos do site da revista Fórum, que, segundo ele, abordam “a inconsistência das informações relacionadas à posse do aparelho celular que é a provável origem do vazamento das mensagens divulgadas” pela Folha. O celular do ex-auxiliar do TSE Eduardo Tagliaferro havia sido apreendido, pela Polícia Civil de São Paulo, após ele ter sido preso por suspeita de violência doméstica, em 2023. O aparelho ficou sob guarda policial de 9 a 15 de maio de 2023. Segundo o documento da Polícia Civil, Tagliaferro restituiu o celular após reconhecer o objeto e constatar a integridade e a funcionalidade dele.
“Nas referidas publicações, ficou consignado o possível vazamento deliberado das informações, com objetivo de estabelecer uma narrativa fraudulenta relacionada à atuação de servidores”, escreveu Moraes.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – Na mesma decisão, ele já encaminha os autos à Polícia Federal e determina que em, no máximo cinco dias, Tagliaferro fosse ouvido. Também cobra a cópia integral do inquérito instaurado em Franco da Rocha (SP) no caso de violência doméstica.
Assim, a PF intimou o ex-chefe da AEED (Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação) do TSE a depor nesta quinta-feira em São Paulo. A esposa do ex-assessor também foi intimada.
O perito teve também o novo celular apreendido. “Sempre tem uma surpresa”, disse Eduardo Kuntz, advogado dele, após ser questionado sobre a apreensão.
DEFESA PROTESTA – A defesa do ex-assessor do TSE criticou a condução da investigação pelo ministro. O advogado Kuntz afirmou que o cliente negou o vazamento das mensagens e disse que, “se ele não é vítima, é uma boa testemunha” para a investigação.
“Obviamente não consigo compreender e concordar com esse excesso de condução para quem é vítima, investigado, o juiz, promotor e delegado, mas é o momento que a gente está vivendo”, disse Kuntz.
Após as primeiras reportagens, na quarta (14), Moraes alegou, durante sessão no plenário do STF, que “nenhuma das matérias preocupa meu gabinete, me preocupa, ou a lisura dos procedimentos” e afirmou que tudo estava documentado. O presidente da corte, Luís Roberto Barroso, e o decano, Gilmar Mendes, acrditaram em Moraes e manifestaram apoio ao colega.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Caramba, amigos! O ministro Moraes inventou uma tremenda teoria conspiratória, só faltou culpar os judeus que não sofreram holocausto. É preciso ter piedade e mandar examiná-lo. Está claro que ele precisa de cuidados médicos, não pode continuar submetido a tamanha tensão. Está sofrendo um massacre e não entende os motivos. Pensem sobre isso. Moraes precisa de ajuda. Nem é preciso tocar o inquérito adiante. É um caso patológico, que requer cuidados. (C.N.)
Dr. Simão Bacamarte ressuscitado.
Que há um ataque contra o STF, especialmente contra Moraes, não há dúvidas.
Assim, a defesa dos golpistas, das fake news (interpretada como “liberdade de expressão”) é usada para tripudiar o ministro e, por extensão, a instituição.
Não são críticas pontuais para admoestar as decisões tomadas pelo ministro, bola da vez, mas amplas e destruidoras, visando o quê? A ausência de regras para o exercício da politicagem? O que diriam das regras que a população do Japãp possui?
Vejamos, o legislativo arvorou-se ao direito de dispor de grande parte do orçamento federal, usurpando o poder do executivo. Para conseguir mais ainda, precisa do enfraquecimento do STF.
Alguns incautos (ou espertos) caem nessa, criticando exaustivamente o judiciário, usando aquela velha máxima de que a repetição de algo se torna verdade.
Que tempos..
O princípio de Montesquieu, base da interdependência entre os Três Poderes, sofre abalos no Brasil e no mundo.
Vivemos esses tempos de mudança obscurantista.
Mas, a onda vai passar.
Por que não comentas o texto e vez de criticar os comentários alheios, sem nenhum argumento, a não ser ofensa?
Te falta raciocínio?
Concordo com você 100%, José Vidal.
Análise lúcida, de quem conhece profundamente o tema exposto.
Marcho ombro a ombro contigo.
Me candidato a velhinha de Taubaté. O loco.
ESTOU COM O LIVRO “AleiXANDRE e IMORAIS” pronto para ser publicado IMPRESSO (na linha do PASQUIM Carlos Newton, lembra das receitas de bolo?) para ficar nos ANAIS da politicaRIA do BRASIL e até agora nenhum parlamentar se habilitou para dar uma força. Meu objetivo não é financeiro e quero apenas ser reconhecido como RECORDISTA DE MEMES DO BRASIL, sem censura, sem patrocínio, sem ajuda de ninguém, há 21 anos combatendo a corrupção, impunidade e falta de vergonha que assola o PAÍS. Está tudo lá no site http://www.politicatipica.com.br
Uma análise correta da realidade. Passou do ponto.
Os ministros avaliam o desmembramento dos processos em Poder de Morais, entre outros ministros, para reduzir a pressão do Congresso contra ele, que respinga na Corte.
Arthur Lira, tirou da gaveta, três PEC contra o STF e nomeou relatores do PL, um deles é investigado pelo Supremo, por vazamento de informações sigilosas. PL do Paraná.
É chantagem, difícil prosperar, mas, vão tentar submeter as decisões da Corte, ao crivo de dois terços dos parlamentares para ser derrubada a decisão judicial.
Trata-se de uma cópia do projeto de Binjamin Netaniyau, tirada da gaveta de Lira, para capturar o Judiciário, que ficaria refém do Congresso. Os parlamentares, todos juristas, vão avaliar se a decisão suprema atendeu os requisitos constitucionais.
É o Brasil descendo a ladeira, nessa loucura, que não para nunca.
O retrocesso nacional se tornou um escândalo
“só faltou culpar os judeus que não sofreram holocausto”
Isso aí o minisro PCC (psicopata careca e criminoso) deixou para o insígne jornalista Roberto Nascimento, que logo se lembrou do Bibi. Parece que o Redator do blog é um advinho.
Primeiro, a média. Depois, o pão com manteiga.
Mas não só do trigo vive o homem.
Meu caro Roberto Nascimento.
Max vênia,senhor como operador do direito,entende que a dosimetria aplicada nos arruaceiros,os barnabé,pão com mortadela,quentinha,etc…
Estão corretas ????
Os cabeças pensantes do 8 Janeiro estão lindos leve solto..
Inclusive Generais…
Foram punidos ?????
OBS: Convenhamos o Xandão,passou o sinal vermelho lotado.
O Alexandre Maduro de Moraes é uma fraude.
Prezado Luiz Fernando Souza.
Com todas as escusas de estilo, realmente, a dosimetria da pena aplicada aos vândalos golpistas, foi exagerada. Bem, é uma opinião, visto que, não tenho acesso ao escopo das respectivas condutas individuais dos réus.
Quanto as cabeças pensantes, que ainda permanecem impunes, trata-se de membros das elites civis, militares e legislativas, aquela branquitude brasileira, que não suja as mãos de lama e terceiriza para os bobos, que foram com tudo na quebradeira vandalista, para conseguirem uma desordem e abrir caminho para as tropas do Exército, intervirem no processo político: Golpe de Estado clássico.
Acho, que o ministro Alexandre de Morais é o mais corajoso ministro do STF, que enfrenta pressões de todo lado e continua firme na condução do Inquérito das Fakenews e da Tentativa de Golpe de Estado.
Morais merecia uma estátua em praça pública.
No entanto, apareceu um novo ministro, que é ainda mais duro. Trata-se do ministro Flávio Dino. Além de muita coragem, Flavio Dino, conhece como ninguém os regimentos Internos do Senado e da Câmara, mais do que Arthur Lira e Eduardo Cunha juntos e ganha de goleada de Pacheco e Davi Alcolumbre.
Nos bastidores da política, o ministro jurista Flávio Dino, é o número 1 do Supremo para ser empichado pelo Senado em 2027, quando a oposição fará maioria na casa dos sênior, a Câmara Alta senatorial.
Os pobres de espírito e os burros, não suportam a inteligência alheia e fogem das mulheres e dos homens inteligentes, como o diabo foge da cruz.
As figuras menores do Poder, se olham no espelho e se surpreendem com a imagem refletida. Por que, sou tão pequeno, espelho meu? Não há resposta.
“… merecia uma estátua em praça pública.”
Não espere por um projeto de algum xeleléu do cartel narco-socialista, para torrar dinheiro público com essa iniciativa. Comece a campanha e abra uma vaquinha via PIX pra construir o monumento. Seja o primeiro doador.
O Grilho se pronunciou com uma boa ideia.
Terei o maior prazer em contribuir para esse monumento histórico .
Naquele PIX, que Bolsonaro pediu para pagar multas irrisórias, dizem, que conseguiu 17 milhões.
Que cara de sorte, não é mesmo.
De vez em quando, aparecem ideias maravilhosas.
Obrigado tá bom
Assino!
Um abraço,
José Luis
Senhor José Vidal , basta o ministro/juiz do STF Alexandre de Moraes , fazer ouvidos de moucos e dar um chá de cansaço em seus detratores , não respondendo-os tentando se desculpar e defender-se em público , e quanto aos deslizes que porventura tenha cometido no cargo , deva responder nas esferas competentes , pois só cabem a seus membros julgarem e decidirem , pois cada vez que Alexandre de Morais vem á público abordar o assunto , mais municia seus detratores e inimigos .
VIDAL é a encarnação da ” Velhinha de Taubaté” kkkkkk. Temos outro candidato à internação.
Fechar não, mas sim colocar gente com mais qualidade e não por apadrinhamentos políticos. Acho que todos que estão lá foram por alguma troca de favores
Quem sabe poder-se-ia estabelecer nomeação mediante concurso público e prazo de ocupação, a fim de evitar perfís com viés “autoritário”.
Marcar consulta com o Analista de Bagé, em caos mais graves com Agamenon Mendes Pedreira.
Sr. Roberto Nascimento,
A maioria dos participantes estão reclamando e pedindo a cabeça do Ministro Alexandre de Moraes como crianças birrentas e extremamente irasciveis.
Acham que uma ditadura será melhor que a democracia de hoje.
No entanto, não percebem os incautos, que essa sanha, pode terminar muito mal.
Parece que não sabem que foi exatamente assim que deram asas ao ditador hugo chaves.
Não se dão a menor conta de como é grave e delicado o momento.
A democracia está sendo atacada todos os dias ininterruptamente.
Por exemplo, o Alexandre de Moraes também sofre por aqui, porque a frequência de notícias que temos sobre ele, é uma coisa que jamais vi por aqui.
Tudo bem, é o direito de todos se manifestarem, mas sem se dar conta, que ao atacar Moraes, estão deixando flanar à vontade os maiores crápulas que está nação já teve como mandatários, e olha que passou gente ruim pelos três poderes, mas nunca como nos dias de hoje.
Resumo da Ópera: Os meliantes, estão tão encalacrados, que o melhor solução que eles tem, é prender o cherife. A eles, não lhes resta outra alternativa.
E a “rapaziada”, não está se dando conta de que o “liberou” geral, que está sendo aclamado, pode destruir o país e trazer a nefasta ditadura de volta.
Não tenho nenhum embasamento jurídico pra saber se o Moraes agiu certo ou errado, mas na minha avaliação, de uma pessoa comum, só por afastar os golpistas e frear o ímpeto do bolsonaro e seus asseclas, pra mim, já está de excelente tamanho.
Leio opiniões de juristas, que Moraes nada fez de errado, portanto fico com a opinião deles.
Não me importa se houve excessos, o que me importa é que os militares baixaram a bola e estão sossegados.
Será que ninguém mede os excessos que aqui ocorreriam, se tivesse vingado a ditadura?
Será que as pessoas não pensam, que jamais seríamos respeitados?
Uma ditadura em pleno funcionamento difere em muito na ditadura que os incautos desejam fervorosamente.
Sou justo, e quero ressaltar que a posição dos militares legalistas foi exatamente o que nós esperávamos e que também deveriam ter uma estátua ao lado do Ministro Moraes.
Serei eternamente grato a eles.
Quanto aos bagrinhos que estão presos, é realmente lamentável, mas serve como medida de dar um sossega leão na turba de malucos.
Na próxima intentona, que espero que nunca mais aconteça, os malucos ensandecidos ou “bagunceiros”, como muitos preferem chamar, já estão vacinados.
Reconheço que as penas são muito duras para os bagrinhos, mas nenhum deles cumprirá a pena na sua totalidade e irão sendo liberados aos poucos, no momento que começar a arrefecer o ímpeto golpista.
Já os graúdos, não sei se irão presos, porque o tráfico de influência funciona muito bem nos altos escalões como um todo na nossa sociedade.
Por enquanto o ditado: A corda arrebenta do lado mais fraco, nunca fez tanto sentido.
O importante, Sr. Roberto, é que ainda podemos nos expressar politicamente, e isso, não tem preço.
Deixo um forte abraço,
José Luis
Relato maravilhoso, José Luis.
Concordo com você 100%.
Como é bom, ler um texto, que você gostaria de ter escrito. Me identifiquei com seu arrazoado.
Entendo, que a atuação do ministro Alexandre de Morais teve um peso significativo na derrota dos golpistas. E ele continua atuando com firmeza, contra tudo e contra todos.
Está fazendo o papel dele, mesmo com o risco do impeachment, pelos senadores, que está na pauta do Senado.
Se Alexandre erra, claro que sim, não existe perfeição na ação humana. Alexandre ou qualquer ministro, não trabalha sozinho. Há uma equipe de suporte, auxiliando o magistrado e se eles erram, pode comprometer a atuação do magistrado. Mas, sabedor do erro humano, o Ministro Alexandre submete ao crivo da Corte Suprema, suas decisões mais contundentes, principalmente relacionadas ao andar de cima. É um sinal de humildade e cuidado.
Por isso, defendo, pegando carona na jornalista Cora Ronai, uma Estátua para Alexandre Morais.
A Defesa de Regimes Autoritários, um saudosismo dos 21 anos do Golpe Militar, ainda rondam uma parcela significativa da sociedade, identificada no espectro do Bolsonarismo. Denomino de viúvas do Regime Golpista de 1964.
Os adoradores de Golpistas, talvez desconheçam os perigos de tal quartelada, que só traz dor, sofrimento e morte.
Nem os militares, jovens, do Alto Comando do Exército, que tiveram papel importante, na desmobilização da Intentona golpista fracassada do oito de janeiro, querem mais envolver a Força Terrestre em qualquer tipo de intervenção na sociedade civil.
Aprenderam com o desgaste das Forças Armadas, enquanto as vivandeiras, os civis golpistas chafurdavam na lama durante 21 anos.
Ditadura, nunca mais.
Amigão,
‘
“Acham que uma ditadura será melhor que a democracia de hoje.”
Desculpe intrometer no seu post
Onde existe democracia neste Páis.??
aquele abraço…
O Alexandre de Moraes é um delinquente.
Senhores Jorge Conrado Conforte , Carlos Silva a classe politica Brasileira não tem interesse em colocar nos diversos cargos dos tribunais superiores , juízes, desembargadores , ministros e profissionais ” íntegros , honrados e honestos , portanto não acredito que os parlamentares irão cassar o mandato de Alexandre de Morais , com medo de Lula colocar no lugar , um juiz íntegro e decente , cumpridor de seus deveres e atribuições legais .