Pedro do Coutto
O debate entre Kamala Harris e Donald Trump na noite desta terça-feira, nos Estados Unidos, terminou com a vitória da candidata democrata sobre o candidato republicano. Houve momentos em que Trump foi levado à defensiva e não soube se desvencilhar das proposições de Kamala Harris.
Logo no começo, os candidatos à Presidência dos Estados Unidos apertaram as mãos, mas o clima amistoso acabou naquele momento. Em quase duas horas inflamadas, Harris tirou o ex-presidente do sério com ataques pessoais que tiraram o seu foco e aumentaram a temperatura deste embate, que era muito aguardado por todos. Suas provocações sobre o tamanho das multidões nos seus comícios, seu comportamento durante a invasão ao Capitólio, em Washington, e críticas de ex-integrantes de seu governo à campanha fizeram Trump recuar.
PROVOCAÇÃO – O padrão que se viu no debate foi de Harris provocando seu rival republicano a fazer defesas demoradas sobre seu comportamento e comentários passados. Ele aceitou isso, subindo de tom e balançando a cabeça. Os americanos deveriam ir a um comício de Trump, Harris disse em uma pergunta sobre imigração, porque os eventos são esclarecedores. “As pessoas começam a ir embora mais cedo por exaustão e tédio”, ela disse.
Essa provocação deixou Trump claramente abalado, e ele passou a maior parte da sua resposta — para uma pergunta que deveria ter sido um dos seus pontos fortes junto ao eleitorado — defendendo o tamanho de seus comícios e diminuindo os eventos dela. Trump depois se envolveu em uma longa resposta sobre uma notícia que foi desmentida de que imigrantes do Haiti na cidade de Springfield, no Ohio, estavam roubando e comendo animais de estimação dos seus vizinhos.
DEFENSIVA – A tática de Harris de colocar Trump na defensiva ficou clara logo cedo no debate, em perguntas sobre economia e aborto. Pesquisas de opinião indicam que os americanos estão descontentes com a forma como o governo de Joe Biden — do qual Harris faz parte — lidou com inflação e a economia. Mas Harris virou a mesa e discutiu propostas de Trump de aumento generalizado de tarifas, que ela apelidou de “imposto de vendas de Trump”, e falou sobre o Projeto 2025, um polêmico plano conservador independente para um futuro governo republicano.
Trump voltou a se distanciar do projeto e defendeu seu plano de tarifas, observando que o governo Biden manteve muitas das tarifas que herdou de Trump. Os pontos levantados pelo ex-presidente eram válidos, mas impediram que Trump atacasse Harris em tópicos como inflação e preços dos consumidores.
No fim da noite, foram as respostas de Trump e seu ímpeto de morder todas as iscas jogadas por Harris que marcaram o debate. E isso era visível no rosto dos dois candidatos. Sempre que seu rival estava falando, Harris exibia uma expressão de perplexidade ou incredulidade. Já Trump fazia cara feia. A impressão que se teve é que Trump esperava vencer de forma fácil impondo a sua presença. Mas foi exatamente o contrário. Kamala marcou pontos em uma etapa decisiva da corrida eleitoral.
Bah!
Na moral…Sr. PC…
Na moral mesmo…..
Desde de 1981 acompanho o jornalismo político e econômico do meu país…em especial os Do Rio de Janeiro…e
( Tive o prazer de ler lendas do jornalismo …alguns já dormem….e deste tempo na minha opinião só nos restam três ( das lendas…das ..lendas ok..) O Sr..Carlos Newton ( Born tô write)…O Sr.Alexandre Garcia…e o Sr.. Pedro Couto.
INFELIZMENTE…( no meu ponto de vista…ok)…O Sr…em seus artigos hodiernos PERDEU-SE…neste turbilhão de sofistas que se tornou o nosso jornalismo hodiernos. Os seus artigos são deprimentes ,Ilógicos , tendenciosos e parciais…E falo isso com tristeza…pois lhe acompanho há décadas…Já li muito dos seus artigos e noto que seus artigos já não são da mesma linha dos tempos pretéritos ( anos 80 por ex.).
Este artigo ora nos apresentado elenca os destaques depreciativos que já citei acima…e noto sua “paixão ” pela ideologia que se destaca nos seus artigos e creio que isso afeta sua análise dos temas políticos…afinal deixa transparecer que o Sr. Deprecia tudo que se origina do lado que não faz parte de sua apreciação Ideológica.
Em suma mais um artigo Lamentável de vossa parte…
Mas…Desejo-lhe paz e Saúde para com toda sua Casa…com a PAZ DE YAH O ALTÍSSIMO NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
“1) O Partido Democrata demonstra para Deus sua total dedicação ao assassinato de crianças inocentes no útero materno: abortos gratuitos serão realizados durante a Convenção Nacional Democrata! (2) Kamala Harris está propondo um sistema totalmente comunista, como aquele que existiu na Rússia. (3) O Comunismo selecionou o Partido Democrata para ser o veículo pelo qual tomará o controle da América. (4) Por que o Comunismo mata? ” https://www.espada.eti.br/bol-2024-08-20.htm
A torcida proa Kamala é notória, mas eles são assim mesmo, iriam apoiar Trump?
Por enquanto isso é direito deles, depois de estabelecido vem a censura plena, as prisões, expurgos e perseguições.
Maduro está ai mesmo ensinado como se faz.
Maduro não esperou amadurecer, está fazendo na marra.
Adendos, em:
https://www.facebook.com/share/NxwNmR8sBgcMb3QE/?mibextid=xfxF2i
Discordo, até com uma certa veemência, do comentário acima do senhor Carlos Jesus.
Primeiro, que considero os artigos de Pedro do Coutto, imprescindíveis, lógicos e de uma análise isenta dos fatos.
O comentarista que faz a crítica, talvez não tenha assistido ao debate, preferindo assistir ao jogo da seleção brasileira no mesmo horário do confronto entre Kamala e Trump.
Assisti do princípio ao fim e atesto todo o comentário de Pedro do Couto, como perfeito.
Kamala foi avassaladora do princípio ao fim. Colocou Trump no canto do ringue, foi nocauteado em alguns momentos. Fechava os olhos, suava, balançava a cabeça, chegou até a gaguejar e mentiu o tempo todo, chegando a declarar falsamente, que imigrantes estavam comendo cachorros e gatos dos americanos.
E outra coisa, não tem nada, nada de ideologia, tanto os Democratas como os Republicanos são capitalistas de raiz, com uma pequena diferença: Donald Trump, um golpista, que está sendo investigado por tramar a invasão do Capitólio, no dia 6 de Janeiro de 2020, tentou solapar a Democracia dos EUA, a maior do mundo. Quase conseguiu. A América escapou por um detalhe: A oposição dos generais americanos, que não aceitaram as ordens, desse louco, que considero o homem mais perigoso para a humanidade.
A vida deu um troco, uma paulada nesse empresário sonegador de impostos, que humilhou Joe Biden no debate de julho, lacrando os momentos de confusão nas respostas do presidente. Nesse debate com Kamala, Trump parecia uma criança mimada, que via uma mulher altiva, inteligente, partir com tudo para cima de um elefante, tirando literalmente o doce da sua boca, a presidência dos EUA.
Ninguém vai comentar, que o massacre, que Trump sofreu de Kamala, se deve aos 78 anos do idoso comparado com os 52 de Kamala? Foi isso que Trump e os Republicanos fizeram com Joe Biden?
Um dia é da caça o outro é do caçador. Nesse debate, Trump foi abatido em pleno voo pela candidata Kamala Harris.
Se existe Justiça no mundo, Kamala Harris já pode preparar o terno da posse e Trump voltar para sua mansão em Mar Del Lago, chorar suas pitangas, inconformado por ter perdido para uma mulher superior a ele.
Prezado…RN ..Um dos itens defendidos pela ideologia do Partido “democrata ” É o aborto
Interessante que é a mesma linha de pensamento da ideologia das ditas “esquerdas” a onde essa vigora.
Então o nobre…aceita o aborto como norma ?
O seu ponto de vista de moral…aceita o aborto como norma e um direito da mulher que gera o feto?
E na sua COSMOVISÃO como um todo…Pergunto: Tu aceitar o aborto?
No mais desejo paz e Saúde para com toda sua Casa…
YAH O ALTÍSSIMO NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
Prezado Carlos de Jesus, sou a favor do Aborto, nos casos previstos em Lei:
Estupro,
Risco de Morte da mãe,
Cerebro encefálico.
Jesus, os homens não deveriam dar palpite, numa decisão que só compete a mulher, portanto, não cabe ao homem, condenar ou aceitar.
Simples assim.
Acho uma covardia, criminalizar a mulher que decidir sobre o Aborto a pena de 20 anos, enquanto o estuprador, é apenado com dez anos. Uma covardia do deputado Sóstenes Cavalcante e da Bancada da Bíblia com o aval de Arthur Lira.
Mas, como não sou covarde, vou na contramão de Sóstenes Cavalcante, concordando com o Aborto, se for essa a decisão individual da mulher.
Eu te pergunto, quem vai dar suporte psicológico, a mulher, que dá a luz, a uma criança cujo pai é um estuprador?
Os pastores vão apoiar essa mulher? O Estado vai pagar um terapeuta, um psicólogo?.
Não vão fazer nada, mas, mesmo que fizessem, a mulher vai olhar para o filho e o filme do estupro vai passar na sua cabeça.
Isso é crueldade
Pense nisso, Carlos de Jesus.
Não fazemos juramento a um rei ou rainha, tirano ou ditador, Juramos à Constituição.
Mark Millei, General Presidente do Estado Maior Conjunto dos Estados Unidos, no episódio da invasão do Capitólio.
Kamala citou o general Mark no debate e Donald Trump tripudiou.
Militar fraco, que foi superado pelo Talibã no Afeganistão. Trump: “Demiti vários deles, demito mesmo, os incompetentes. Aí, eles vão para casa e escrevem livros”.
Esse escravocrata vai ser demitido pelo povo americano. Já foi uma vez, será novamente.
Kamala Harris trucidou Trump no debate. Se irá ganhar as eleições, já é outra história.
O covarde do Donald Trump decidiu que não vai participar mais de nenhum debate com Kamala.
O fanfarrão está morrendo de medo da candidata mulher. Não merece voltar a presidir a América, um homem que se apequena diante do feminino. Aquele tom de corajoso, forte, mandão virou um gatinho mimado diante da Kamala Harris.
Ainda vai ter gente aqui, apoiando esse covarde, medroso, que se borrou diante de uma mulher forte e inteligente?
Esses homens ricos, bilionários, geralmente não aguentam ficar cara a cara, com uma mulher, que é superior a eles. Teve que mentir adoidado e foi desmentido pela Kamala Harris
Olha, foi constrangedor assistir um ex presidente dos EUA, tão primário como Trump.
Derrubaram a estátua!
Resposta de Trump:
“Quando um boxeador profissional perde a luta, a primeira coisa que ele fala é que quer uma revanche. As pesquisas mostram claramente que eu ganhei o debate”, publicou.”
Tá de brincadeira Guilherme.
Trump perdeu o debate.
Você pelo menos assistiu?
Não precisei de pesquisa, pois vi com meus próprios olhos e não pelos olhos dos outros.
Trump perdeu de nocaute para Kamala.
Quem pede revanche, é o perdedor e o vencedor aceita se quizer! No caso, Trump não aceitou!
Haja raciocínio labiríntico para justificar o injustificável.