Pagers usados pelo Hezbollah explodem fazendo 9 mortos e mais de 2 mil feridos

Homem mostra como ficou pager após explosão — Foto: Telegram/Reprodução

As baterias de lítio foram explodidas por via remota

Deu no Estadão

Um grande número de pagers que pertencem a membros da milícia xiita radical libanesa Hezbollah explodiram simultaneamente em diversas partes do Líbano nesta terça-feira, 17, segundo o ministério da Saúde do país. O ministro da pasta, Firas al Abyad, disse em uma entrevista coletiva que nove pessoas morreram em decorrência das explosões e pelo menos 2.800 ficaram feridas, incluindo 200 em estado grave.

O Hezbollah confirmou que as explosões aconteceram e havia comunicado a morte de três pessoas, incluindo uma criança. A milícia xiita libanesa culpou Israel pelas explosões. Precursor do celular, o pager é um dispositivo eletrônico usado para contactar pessoas através de uma rede de telecomunicações. Era muito popular durante os anos 1980 e 1990, utilizando transmissões de rádio para interligar um centro de controle de chamadas e o destinatário. O Hezbollah usava para enviar comunicados aos membros.

DIZ ISRAEL – Os incidentes ocorreram após Israel afirmar que cogita realizar uma operação militar dentro do Líbano para fazer com que o Hezbollah pare de lançar foguetes contra o território israelense. Após um contato do jornal The New York Times, o governo de Israel recusou comentar sobre as explosões no país vizinho.

Um oficial do Hezbollah afirmou à Associated Press (AP) que integrantes da milícia xiita radical também ficaram feridos na Síria e que ele acreditava que Israel tinha sido o autor do ataque.

“O inimigo (Israel) está por trás deste incidente de segurança”, disse o oficial, sem dar mais detalhes. Ele acrescentou que os pagers que os membros do Hezbollah estavam carregando tinham baterias de lítio que aparentemente explodiram. Baterias de lítio, quando superaquecidas, podem soltar fumaça, derreter e até pegar fogo.

Pager

Pager é usado pelo Hezbollah para enviar ordens

COMUNICADO – O ministério da Saúde do Líbano aconselhou que os cidadãos fiquem longe de dispositivos semelhantes até que fique claro o que causou as explosões. A Cruz Vermelha Libanesa apontou em um comunicado que 80 ambulâncias estavam respondendo a “várias explosões” no sul e leste do Líbano, bem como na capital do país, Beirute.

A agência de notícias iraniana Fars, apontou em seu canal da rede social Telegram que Mojtaba Amani, embaixador do Irã no Líbano, ficou ferido após a explosão de um pager e está em observação no hospital. O Hezbollah afirmou que o chefe da milícia xiita libanesa, Hassan Nasrallah, não foi ferido pelas explosões.

O Exército de Israel afirmou nesta terça-feira, 17, que interromper os ataques da milícia xiita radical libanesa Hezbollah no norte do país para permitir que os moradores retornem para suas casas é agora uma meta oficial de guerra. O gabinete do primeiro-ministro do país, Binyamin Netanyahu, considera a possibilidade de uma operação militar no Líbano. Mais de 100 mil pessoas de ambos os lados da fronteira Israel-Líbano foram deslocadas desde outubro por conta de ataques retaliatórios entre Israel e o Hezbollah.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Com isso, a guerra se desloca da Faixa de Gaza para o Sul do Líbano e o premier Benjamin Netanyahu ganha mais tempo à frente do poder em Israel, o que elimina qualquer possibilidade de paz. É lamentável. (C.N.)

4 thoughts on “Pagers usados pelo Hezbollah explodem fazendo 9 mortos e mais de 2 mil feridos

  1. Qualquer país que deseja se rebelar militarmente contra os EUA/Israel precisa ser capaz de desenvolver e produzir em casa todos os insumos e equipamentos críticos para sua máquina de guerra.

    Depender de alguma tecnologia desenvolvida no ocidente é uma péssima idéia, como mostra esse incidente com os pagers.

  2. Bibi deveria avisar, se vocês não pararem de jogar bombas e mísseis em Israel eu vou aí dar uma coça em vocês.
    Aí a mídia fala, Bibi quer guerra para não largar o poder.
    A mídia desenvolve um afeto ofídico contra Israel.
    Digo eu: Defendo o direito de Israel existir nem que seja a ferro e a fogo.

  3. Isso que é tecnologia….

    Mata o terrorpetista no ninho…..

    Por isso que alguns Multi-Bilionários brasileiros para se proteger dos filhotes do Luladrão usam os serviços do Mossad…..

  4. Mas os fantasmas dos reféns, o esta assombrando e assustando , embora passaram a serem detalhes indigestos , aos propósitos do premier Benjamin Netanyahu e sua corja de ” sadomasoquistas ” , sendo que um novo embrião de resistência a invasão e presença de Israel , na Palestina esta sendo gestado , pelo próprios Israelenses .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *