Casa Branca se une a deputados contra a “censura prévia” implantada no Brasil

Karine Jean Pierre | News, Videos & More | BET

Porta-voz do governo Biden foi bem clara na afirmação

Carlos Newton

A mídia, que torce desesperadamente a favor do ministro Alexandre de Moraes, aprovando com louvor a implantação da censura prévia nas redes sociais, em processos sigilosos, que excluem devido processo legal, direito de defesa e possibilidade de recurso, noticiou timidamente a posição da Presidência dos Estados Unidos, expressada publicamente na noite desta terça-feira, dia 17.

Em coletiva de imprensa, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, defendeu que os brasileiros “devem ter acesso” à rede social X (antigo Twitter), hoje suspensa no Brasil. A Casa Branca afirmou que todos devem ter direito a se manifestar nas redes sociais e que isso é uma forma de “liberdade de expressão”.

PERGUNTA GLOBAL – A porta-voz do governo dos EUA, Karine Jean-Pierre, deu a declaração em resposta a uma pergunta da jornalista da TV Globo em Washington, Raquel Krahenbuhl, a respeito da posição dos norte-americanos sobre o bloqueio do X no Brasil.

A repórter global Raquel Krahenbul comentou que o X está suspenso no Brasil há cerca de 20 dias (a plataforma começou a sair do ar em 31 de agosto de 2024) e perguntou qual é a visão da Casa Branca. Eis o que respondeu a porta-voz: “Acho que quando se trata de redes sociais, sempre fomos muito claros de que todos devem ter acesso às redes, é uma forma de liberdade, de liberdade de expressão”.

A porta-voz do governo da matriz USA fez esse reparo direto ao governo da filial Brazil, mas não comentou a decisão de dois deputados norte-americanos que apresentaram esta semana um projeto para proibir que ingresse em território americano qualquer autoridade estrangeira que submeta cidadãos americanos à situação de censura prévia, como no caso do X.

EFEITO MORAES – Se aprovada, a proposta pode barrar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de entrar no país ou até mesmo deportá-lo, caso a legislação entre em vigor quando o magistrado esteja em solo americano.

De autoria da deputada María Elvira Salazar, da Flórida, e de Darrell Issa, da Califórnia, ambos apoiadores do ex-presidente Donald Trump, o projeto torna “inadmissíveis” e sujeitos à deportação “agentes estrangeiros” que venham a infringir o direito de liberdade de expressão por meio de censura a cidadãos dos EUA em solo americano, uma violação ao direito previsto de forma irrestrita pela primeira emenda da Constituição americana.

Enquanto isso, a TikTok chinesa luta para se manter nos Estados Unidos. Em abril deste ano, o Congresso americano aprovou uma lei que ordena o TikTok a vender sua operação no país ou deixá-lo. A empresa chinesa Bytedance, controladora do app, entrou com recurso e teve seus representantes ouvidos nesta terça-feira, dia 17. Eles reiteraram que não pretendem se desfazer da operação americana do TikTok, e por isso dependem de um resultado positivo na Justiça para se manter no país.

###
P.S. –
Conforme previmos aqui na Tribuna, a bagaça da censura prévia nas redes sociais só dá certo em ditadura. Essa grande ideia do ministro Alexandre de Moraes faz com que a filial Brazil esteja costeando o alambrado da democracia, como dizia Leonel Brizola, que preferiu morar em Nova York quando foi perseguido pelos militares. (C.N.)

12 thoughts on “Casa Branca se une a deputados contra a “censura prévia” implantada no Brasil

  1. Importante notícia, prezado CN. A opinião da Casa Branca é importante, pois a única possibilidade da esquerda se manter no poder pacificamente no Brasil é na forma de uma sucursal do Partido Democrata.

  2. Todos têm direito a acessar as redes sociais, desde que essas obedeçam às ordens judiciais. É simples. É só as redes sociais obedecerem.

    Liberdade de expressão tem limites e vários países estão reagindo contra a libertinagem de expressão. Até os EUA estão se incorporando a outros países contra o uso de IA em redes sociais que prejudiquem a sociedade.. .

  3. Ou o muskito se enquadra, ou roda!

    Aqui tem leis!

    Não são os gringos que vão mandar aqui no nosso país!

    Neste braço de ferro, estou do lado do Ministro Morares.

    É inadmissível um país se imiscuir na soberania do outro.

    Esse muskito já está tendo problemas em outros países pelo mesmo motivo, que é exatamente a disseminação de notícias falsas.

    Portanto, é melhor a rapaziada sossegar, porque nada disso vai acontecer.

    Quem aposta comigo que o Ministro Moraes jamais será impedido de entrar nos EUA?

    Muita espuma e pouco chope.

    Próximo!

    José Luis

    • Enquanto houver brasileiros com defeito de fabricação, deslumbrados por bilionários ególatras e com sonhos de morar em Miami, sempre existirá o risco dos gringos mandar no país, isso se já não mandam.

  4. Vocês sabem que a gente se indigna quando lê certos comentários postados, Pasmem! por brasileiros, torcendo por agressores do nosso país. mas também tem hora que a gente se diverte vendo alguns papas da comunicação pro clamando aos gritos a existência de uma ditadura e vigência do instituto da censura e de tarde dando uma passada no bar para tomar um chopinho e depois ir tranquilamente repousar no conforto de seu lar e dormir sonhando o Musk presidente.
    (Exatamente como Deus falou para o arcanjo “espera só que você vai ver que povinho eu botar aí”)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *