Qual é a diferença entre Nunes e Boulos nos resultados das primeiras pesquisas?

Charge da Semana – Pesquisa eleitoral 2022 - Jornal A Estância de Guarujá

Charge do Babu (A Estância de Guarujá)

Juliano Galisi
Estadão

As primeiras pesquisas eleitorais sobre o segundo turno das eleições 2024 em São Paulo indicam que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera as intenções de voto contra Guilherme Boulos (PSOL). O cenário é atestado tanto pelo Paraná Pesquisas quanto pelo Datafolha, que divulgaram nesta semana suas primeiras medições sobre a etapa derradeira do pleito na capital paulista.

A vantagem de Nunes já era apontada pelas simulações de segundo turno anteriores à definição dos candidatos que avançariam ao tira-teima. O emedebista tem a seu favor uma rejeição inferior à de Boulos, o que aumenta o seu potencial de voto na mesma medida em que torna mais estreito o teto de votos do candidato do PSOL.

VEJA OS NÚMEROS – No Paraná Pesquisas, Nunes tem 52,8% e Boulos, 39%.  Já no Datafolha, Nunes tem 55% e Boulos, 33%. Segundo o Paraná Pesquisas, em comparação com o último levantamento para o confronto entre os dois na segunda etapa de votação, realizado antes do primeiro turno, Nunes oscilou de 50,6% para 52,8%.

Oscilar significa apresentar variação numérica dentro da margem de erro. Boulos, por sua vez, foi de 35,3% para 39%, um avanço real, ou seja, para além dos limites da margem.

Na pesquisa espontânea, quando as opções de voto não são apresentadas ao entrevistado, Ricardo Nunes registrou 35,3% e Boulos, 29%. Os que não souberam ou não responderam foram 25,3%. Os que disseram que vão votar em branco, nulo ou que não votarão em ninguém são 7,8%. Ainda houve 2,7% que citaram outros nomes que não estão na disputa.

POTENCIAL MAIOR – De acordo com o Paraná Pesquisas, Nunes tem potencial de voto maior, pois conta com uma rejeição inferior à do concorrente. O prefeito “com certeza” receberia o voto de 37% dos eleitores, enquanto 28,8% dizem que poderiam votar nele e 33,1% apontam que não escolheriam o mandatário de jeito nenhum. Quanto a Boulos, são 31,7% os que votariam nele com certeza, 18,1% os que poderiam votar no deputado federal e 48,1% os que não votariam nele de jeito nenhum.

Na medição do Datafolha, Nunes tem vantagem maior, de 22 pontos percentuais. O prefeito registra 55% de menções no cenário estimulado, enquanto o deputado federal figura com apenas 33%. Segundo o levantamento, 10% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 2% não sabem em quem votar.

Na espontânea, Nunes tem 41% das menções, ante 29% de Boulos. Outros 2% afirmaram que votariam “no atual” e também 2% votariam “no 15″, em referência ao número de urna de Nunes. Nesse cenário, 4% dos entrevistados deram outras respostas; 10% votaria em branco ou nulo e 12% não soube responder.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Hoje Lula reclamou do desempenho do PT. Deveria fazer autocrítica, como era comum no início do PT, olhar-se ao espelho e perguntar: “O que foi que eu fiz do PT?”. Bem, Lula pegou um partido cheio de idealismo e transformou num covil de corruptos. Jamais deixou que surgisse um segundo nome no PT, reduziu a pó todos aqueles que tentaram sobressair, e hoje o PT só tem o Haddad, que não é nenhuma Brastemp e acaba de ser vaiado no seminário dos corretores de seguro. E Lula, depois de fazer esse “mea culpa”, deveria se penitenciar por ter prejudicado o desenvolvimento deste país. (C.N.)

8 thoughts on “Qual é a diferença entre Nunes e Boulos nos resultados das primeiras pesquisas?

  1. Caro Carlos Newton, demolir lideranças não creditadas como confiáveis seguidores de agenda internacional, é próprio de servis “Agentes Duplos”, como vem acontecendo em nível de mundo, dado que todo alçado está umbilicalmente fadado a ser uma “fraterno apátrida” e para tanto é regiamente pago para aceitar sem muita relutância seu DESAVERGONHADO papel de traidor!

  2. A frustração maior de Lula, que não está nem aí com os rumos do PT, é nem ser cogitado para o Prêmio Nobel da Paz, que tanto ambiciona e acaba de ser concedido este ano, pelo Comitê Norueguês, para uma organização japonesa que combate armas nucleares.

  3. 1) Li alhures que o PT-SP está brigando com o Psol-SP porque estão escondendo Martha Suplicy e só mostram Boulos…

    2) A meu ver Martha fez um papelão e o eleitor percebe, saiu do PT e foi para o MDB, agora saiu do MDB e voltou para o PT… só por motivos eleitoreiros …

    3) O azar baixou na campanha do Boulos …

  4. Por que a esquerda vem perdendo cada vez mais prá direita e centrão? Há que se entender isso e tentar alguma reversão.

    A Primeira coisa é saber que os brasileiros na sua maioria são conservadores nos costumes. Aliás, penso que somos um pouco fascistas.
    Insistir em pautas identitárias como prioritárias é um erro;

    Pautas como globalização, imigração, aborto, estatização, socialismo, devem ser tratadas com muito cuidado;

    Jamais pode-se defender ditaduras;
    Gastos públicos devem ser muito bem explicados, ainda mais se gerarem déficit fiscal. Deve-se lembrar que ninguém gosta de pagar impostos;

    Evitar xingamentos para quem não concorda com as ideias da esquerda ou centro-esquerda, pois isso só acirra a polarização.

    A prefeita eleita de Contagem em MG, dá umas boas dicas.

    https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fjornaldebrasilia.com.br%2Fnoticias%2Fpolitica-e-poder%2Flula-precisa-reforcar-dialogo-e-pt-deve-rever-estrategia-politica-diz-prefeita-mais-votada-do-pais%2F%3Ffbclid%3DIwZXh0bgNhZW0CMTAAAR3sW7EdLky4uVMOJ-zRA9hFveme-foxfC8JF-kKVU78yGcQNMSp6wtBzHE_aem_tKnsOugqJfJUAnA1JVlLJw&h=AT2bbkrUuCm0uAXEp3QD-oY19qUlpX1B-MsYft-FkYRNZwvNzDXS9UbEcrkQ06-p6-yYUHpcEuNZkJYoZCUbGDzdbHedD1dtyUW18D2qRJIhL_udwLpw9EXSLyapNIo2gQiY&__tn__=-UK-R&c%5B0%5D=AT3wxox3Fm2f7SD7WhB4QOHYwh0lt5Aa10AEzFqdzJvSRvWJKjg0CSF5Gt8rcxka2_fJ4Q536M_Ssn8dHsHjsJKd7CJESaD-P-Bd7cya3vZZ3vOGJR_Ud1gFqQvBa4cXkdfPfiKd0jRm9H_wLXWyWOg-y72CG9RwXesY6tbJr3Xl05DHEFW1vdZnu9DMhM1YSVL4O0uR0jU

  5. Lula conseguiu que o país se desenvolvesse de uma forma um pouco mais justa. Claro, sempre poderia ser melhor.

    Os investimentos em infraestrutura e em áreas como saúde foram bons exemplos.

    As reservas cambiais que são um calcanhar de Aquiles para países em desenvolvimento foi uma conquista relevante.

    Falta ainda muita coisa. Talvez a reindustrialização e tecnologia própria possa nos dar mais autonomia e aumentar a nossa renda média. Mas esse planejamento é de longo prazo e deveria ser implementado sem ideologia.

    • Concordo com o que ele falou. As pessoas apoiarão àqueles que falam o que vai ao encontro às suas convicções, o que não é necessariamente a verdade, muito pelo contrário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *