Depois das eleições: “Companheiros, encolhi o PT e a esquerda brasileira!”

Lula, com a mão na boca, em gesto característico do petista -- Metrópoles

Lula enfraquece o PT, 44 anos depois de criar o partido

Mario Sabino
Metrópoles

Lula deixou entrever a preocupação com o fiasco do PT nas eleições municipais. O partido aumentou timidamente o número de cidades que governa, embora haja os otimistas que vejam aí um “recomeço”, e não conseguiu conquistar a prefeitura de nenhuma capital importante. No cômputo geral, a esquerda encolheu pela metade desde 2012.

No primeiro turno das eleições deste ano, todas as legendas do espectro ideológico fizeram juntas menos prefeitos do que o PSD de Gilberto Kassab.

AÇOITE DE LULA – O presidente da República disse, em entrevista, que é preciso “rediscutir o papel eleitoral” do PT. Entre as quatro paredes do partido, contudo, Lula apontou culpados e brandiu o açoite.

Em público, ele afirmou que “toda vez que termina eleições aparecem os vencedores e heróis que acham que o mundo, a partir dali, mudou. A eleição de prefeito não tem muita incidência na eleição presidencial, porque nem todo prefeito no segundo ano de mandato está bem”.

Na intimidade, Lula está preocupado com a crescente possibilidade de Tarcísio de Freitas ser o nome da oposição (e de alguns aliados atuais) na disputa pelo Palácio do Planalto, em 2026. O governador paulista saiu-se muito bem na eleição municipal, ao bancar Ricardo Nunes contra a vontade geral bolsonarista, e já é visto pelo próprio Jair Bolsonaro como a melhor alternativa para a próxima eleição presidencial.

SEM SUCESSOR – Rediscutir o papel eleitoral do PT implicaria que o próprio Lula admitisse que sempre se comportou como árvore frondosa demais para que outras crescessem a seu lado, e que o partido não atraiu quadros jovens ao longo dos anos, não a ponto de fazer diferença, fato agravado pela perda da base sindical, antes fornecedora de companheiros.

O definhamento de categorias profissionais como as dos metalúrgicos e bancários e as mudanças no mercado e nas relações de trabalho causaram a quase extinção de tal base.

Não houve renovação, e exemplo bastante evidente disto é que o PT recorreu à praticamente octogenária Marta Suplicy, que havia saído do partido, para ser vice na chapa de Guilherme Boulos — candidato do PSol.

PARTIDO DOS VELHOS – O PT é, hoje, uma agremiação de velhos tanto na idade quanto na ideologia, em contraste com os partidos de direita, polo de captação de uma juventude interessada em “desafiar o sistema” (não deixa de ser curioso, embora sintomático, como o desafio ao sistema, bandeira tradicionalmente da esquerda, passou a ser agitada pela direita, e não apenas no Brasil).

Para além do envelhecimento interno, ano após ano, eleição após eleição, Lula também salgou o terreno dos demais partidos da esquerda brasileira, ao tratá-los como meras linhas auxiliares — e eles aceitaram funcionar como tal, voluntariamente servis.

Perderam, assim, a oportunidade de ganhar independência, luz própria, ao não se distanciarem de Lula e do PT quando o chefão e a organização foram torpedeados pela Lava Jato. O resultado é este aí.

9 thoughts on “Depois das eleições: “Companheiros, encolhi o PT e a esquerda brasileira!”

  1. “…Tarcísio defende fim de concessão da Enel em São Paulo e saída da empresa do Brasil
    Governador de São Paulo, Tarcísio teceu duras críticas à empresa e acredita que Enel deve sair do país….””

    Agora.?

    Essa empresinha de m**** desde o apagão de uma semana em novembro do ano passado vem debochando e “tirando” onda com a população paulista.

    de lá para cá só ficaram no discursos de palanque.

    Não tiveram a coragem de bater na mesa e enfiar o dedo na cara dessa empresinha vigarista…..

    o resto é aquela conversinha de sempre….

    O Príncipe da Privataria hoje em dia está e “molho” como disse a jornaefegacista da Massa Cheirosa, aquela que escreve seus textos na varanda gourmet do Apart-Mansão acompanhado com o bom e velho caviar e o vinho francês de 50 mil euros á garrafa….

    Viva El Ratón.

    Viva El Comandante

    Viva o Ladrão

    Viva a “igualdade” da miséria e pobreza…

  2. “..Depois das eleições: “Companheiros, encolhi o PT e a esquerda brasileira!”

    Sr. Newton,

    E vai encolher ainda mais, até que seja extinto por completo.

    Como dizia o Mestre dos Mestres, Sábio CâoFúncio

    “O tempo é o Senhor da Razão”…

    Falta pouco….

    Sei que todos estão ansiosos por esse dia.

    Mas é um dia apos outro.

    Aguardemmmmm, como dizia o Homem do Golpe do Baú….

    Aquele abraço

  3. Sr. Newton,

    Aproveitando o texto.

    vou citar mais uma cidade da Região Metropolitana, que faz parte das 39 cidades que contornam São Paulo que exterminou com o candidato do Quadrilhão do Ladrão de Nove Dedos…

    Está cidade não faz parte o “EX-Cinturão Vermelho Comunista “., tão cantado em verso e prosa pelo Quadrilhão do Demônio de Nove Dedos..

    O ex-Cinturão Vermelho Comunista é o ABCD., cidades que fazem parte do complexo industrial automobilistico, peças e acessórios, e onde foi (a) fundado o Partideco das Trevas do Bandidão de Nove Dedos….(só disputa o segundo turno em Diadema, que vai perder também).

    Arujá, fica perto de São Paulo., poucos menos de 40 Km..

    È só pegar a Rodovia Presidente Dutra, 20 minutos de carro , agora gasta um pouco mais devido as obras na Rodovia…

    Passou o Trevo da Fernão Dias,, Ponte de Guarulhos, ,Ponte de Cumbica, Trevo de Bonsucesso, e já chegou na cidade de Arujá,

    População em torno de 90 mil habitantes.

    O atual Prefeito, passou o trator por cima da ameba analfebeta de pai e mãe com QI de ostra sem nada dentro..

    O petralha nem viu a cor dos votos nas Urnas dos Deuses Eletrônicos.

    Foi pior que o 7×1 da Alemanha em cima da Selecinha de Mérida do Felipão Retranca e a REde Esgoto.

    Não deu nem para o começo…

    Veja a desratização feita pelas Urnas…

    94,32% X 5,68%

    O povão acordou , e percebeu que o Ladrão só tem duas virtudes, roubar e contar mentiras……

    Prometem igualdade para todos, entregam a igualdade, mas, igualdade de miséria e pobreza com bolsas migalhas jogadas como se fosse milho para o povo..

    E agora veio o troco…..

    Aquele abraço

    • PS.

      Sr. Newton

      No próximo texto, vou comentar sobre as Eleições na Cidade de Guarulhos. , a segundo maior cidade do Estado de São Paulo.

      Lá a Quadrilha do Bebum de Rosemary foi exterminada sem dó nem piedade..

      Só que tem um fato diferente…..

      aquele abraço

  4. Nada de raro nada de extraordinário, apenas fadiga de material, conhecem algum ditador que ficou 44 anos no poder? Conhecem, Luís Inácio Lula da Silva, fundador de um partido político com apelido de trabalhista e sob seu domínio autocrático até agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *