Eliane Cantanhêde
Estadão
Afinal, de quem é a culpa pelo apagão que atingiu e há dias continua atingindo tantos milhares de paulistas após o temporal de sexta-feira? No jogo de empurra-empurra, a Enel, a Aneel, a prefeitura, o governo estadual e o governo federal jogam no colo uns dos outros e acusam São Pedro, coitado, a chuva, as árvores, os postes, os cidadãos. Então, ficamos assim: segundo os culpados, a culpa é da vítima, uma idiota que só sabe reclamar, ficar de mimimi e nem consegue ligar um disjuntor.
São famílias inteiras, trabalhadores, motoristas sem semáforos, donos de escolas, lojas, hotéis, restaurantes e hospitais, que perderam – e continuam perdendo – alimentos, insumos e remédios, sem celular, internet, televisão. E informação. O telefone “de emergência” não atende ou atende mal, a concessionária promete um horário e não aparece, promete outro e não aparece de novo, ninguém resolve nada. Postes e árvores jogados dia após dia. Um perigo!
FURACÃO – Já até compararam o temporal ao furacão Milton na Flórida, mas a prevenção lá funcionou, os alertas de segurança foram disparados, as famílias puderam se proteger, a assistência foi rápida, a reconstrução envolve prefeitura, governo estadual, governo federal e iniciativa privada. Se alguma coisa é parecida com o que ocorreu nos EUA é a briga política, com o furacão invadindo o debate eleitoral e as fake news correndo soltas.
A comparação possível é no próprio Brasil, onde as concessionárias recebem bilhões de reais, mas cortam investimentos e pessoal e mantêm equipes enormes de propaganda. O usuário que se dane.
A versão da culpada prevalece sobre a realidade da vítima, tratada pelas redes alimentadas pelas concessionárias (inclusive como eu já fui) como idiota que “não sabe ligar o disjuntor”. É assim em São Paulo, DF e por aí afora.
TUDO INÚTIL -A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), serve para o quê? Fiscalizar? Prevenir? Punir? Ou para atrair as chuvas e trovoadas dos poderosos quando a tempestade vem, destrói e mata? Um dos piores vícios do Brasil é empurrar culpas com a barriga. Ninguém é responsável por nada, desde que tenha poder, dinheiro, mandato, salário alto e costas largas.
E os seis receptores de órgãos contaminados por HIV? Milhões de reais de recursos públicos foram despejados num laboratório mequetrefe para testes em órgãos de doadores, a maior parte sem contrato e, depois, com contratos sem licitação.
Os donos, ora, ora, são familiares do então secretário de Saúde, hoje deputado federal. Quem vai ser punido pelo crime contra os que buscavam saúde e vida e encontraram corrupção e um vírus que pode ser letal?
Bozo?
Ao menos é a raiz do problema.
Na verdade, os néscios que votaram nele.
Eu ia dizer Loola, mas esse também serve. Pensando bem, a ANEEL, ANVISA, ANS e caterva, mais o inOperador Nacional do Sistema são da era FHC, então: cravo, FHC.
Meinha stays the same (Rock é rock mesmo).
Ninguém vai ser preso. Pois as agências que deveriam fiscalizar isso, não estão cumprindo com seu dever
ENEL
A Enel (Ente Nazionale per l’Energia Elettrica) foi fundada em 1962 como uma empresa estatal, pelo governo da Itália. Na década de 1990, houve uma onda de liberalização do mercado de eletricidade na Europa. O monopólio da produção terminou na Itália e a Enel teve de reduzir sua atuação para menos de 50% e assim abrir espaço para competição com outras operadoras. Em novembro de 1999, no que era então a maior oferta pública de ações no mercado italiano, a Enel abriu o seu capital….
Segundo dados do site da empresa em outubro de 2024, a composição acionária da Enel é a seguinte:…
Ministério de Finanças e Economia da Itália – 23,6%;
Investidores institucionais – 58,6%; Pequenos investidores no mercado – 17,8%.
QUEM É O RESPONSÁVEL
A produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica são responsabilidade do governo federal no Brasil. A lei 9427 de 1996 criou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) com as atribuições sobre o setor. A agência deve regular, conceder e fiscalizar os serviços….
A Aneel pode também delegar a órgãos estaduais a fiscalização. A ARSESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) fiscaliza a distribuição de energia no Estado por delegação da Aneel. Mas a responsabilidade sobre as concessionárias continua sendo da agência federal.
Isso é tudo, pessoal.
Eu tenho a solução para esse problemas das Agência Reguladoras do Bostil….
Tem que ser muito canalha e mau caráter para insinuar que a culpa por esse apagão é do atual governo federal.
E essa jornalista nem teve a decência de criticar a privatização da distribuidora. Serviços básicos e essenciais na mão da iniciativa privada é uma grande imbecilidade.
Basta ver que quando estourou a guerra na Ucrânia e a consequente crise energetica, os países desenvolvidos comecaram a estatizar às pressas os servicos basicos e essenciais, e naquele período, qual caminho que o Brasil do ladrãozinho de joias estava tomando? (E ainda está, vide o caso Sabesp).
Mas, claro, vamos achar uma forma de criticar o Lula kkkkkkk.
Quem vai ser punido?
Ora, sempre recai sobre o Sr. Ninguém, esse nefasto e corrupto que vive entre nós, desde sempre…
Esse moço é terrível!
Nunca tem piedade.
Faz negociatas mirabolantes e tá sempre lucrando bilhões.
Já, já, ele vai em cana!
A vida dos “políticos gestores”, vai continuar a mesma, jamais serão culpados porque nunca sabem de nada.
São verdadeiros fantasmas, é inacreditável como no jogo de empurra, embaralham tanto o imbróglio, que sempre sobra pro coitado do Sr. Ninguém.
Aguardando o próximo desastre!…
Este desgoverno trem chamado Brasil, viaja pelos trilhos da corrupção sem freio e sem sentido.
Assistimos a uma degradação em todos os setores do trem louco, há quase cinquenta anos.
Eles fingem que são loucos, e nós, somos os loucos de verdade, que acreditamos até no cuspe que jogam na nossa cara.
O país está colapsado e o conserto é papo pra cem anos, nó mínimo.
ESQUEÇAM O BRASIL!
José Luis
ESQUEÇAM O BRASIL.””
Amigão, já esqueci
Meu Brasil não existe mais.
Atualmente se transformou no Grande Bostil…
aquele abraço…
🙋
🤗🤗🤗
José Luis
“..Afinal, de quem é a culpa pelo apagão que atingiu e há dias continua atingindo tantos milhares de paulistas após o temporal de sexta-feira?
Ora bolas,,
Afinal Dona Eliana, de quem é a culpa pelas mortes dos Prefeitos de Santo André e de Campinas, Celso Daniel e Toninho do PT…??
Oras bolas.
A Senhora que “está” no centro das atenções do Partideco das Velhacas Corruptas não sabe de quem é a culpa pelo desprezo e deboche com as Privatizações das Cias Energéticas.??
Ora bolas, Que Rei Sou Eu….!!!
“…Os ônibus que trouxeram a militância são novinhos em folha…”…
Partido da Massa Cheirosa
https://www.youtube.com/watch?v=kMWVWLn7_tw
eh!eh!eh
Como dizia meu Tio Armando, “Eu Me Divirto”….
Ah, Dona Eliana….
Como sempre ocorre os punidos são, serão apenas as vítimas do caos que impera no país!! Não há justiça!!
https://www.youtube.com/watch?v=_5Kx09PEAok
Senhor Carlos Newton , a única culpa da Cia. Enel nesses dias de ” intempéries da natureza ” catastróficos ocorridos em São Paulo no ano 2023 /2024 , foi ter aceitado a entrar nesse jogo pesado da corrupção Brasileira , por isso esta sendo ” demonizada ” por boa parte da imprensa Brasileira , enquanto que estão protegendo o verdadeiro culpado e responsável de toda essa tragédia que é o governador de SP Tarcísio Gomes de Freitas , pelo de quando ministro de vários presidentes , ele impediu todos investimentos no Sistema Eletrobras e estimulou as tais demissões em massa de seus profissionais , para torna-la mais atrativa aos possíveis pretendentes , visando privatiza-la mais a frente , como de fato aconteceu , daí o resultado de tal trama contra o Brasil , ou seja , a Cia. Enel não tem condições alguma de repor as mãos obras desperdiçadas/jogada fora a curto prazo , e não adianta cobrarem um prazo da Cia. Enel para restabelecer todo sistema destruído pelas intempéries da natureza , pois não condições técnicas e humanas para isso , mesmo trazendo profissionais de fora.
peixe graúdo dificilmente é punido com rigor. vão acabar condenando a faxxineira, que escorregou e derramou café nnas amostras de sangue.