Ideia de Lula seria boa – fazer referendo em vez de prosseguir guerra na Ucrânia

Lula sugere 'referência' sobre territórios na Ucrânia e diz que G20 não vai discutir a guerra | Política | G1

Lula sugere ‘referendo’ diz que o G20 não vai discutir a guerra

Deu no Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu em entrevista ao canal de TV francês TF1 que os presidentes da Ucrânia e da Rússia, Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin, realizam um referendo para decidir sobre as áreas que estão no centro do conflito no Leste Europeia.

”Eu fico pensando que a Rússia diz que o território que eles estão ocupando é russo. A Ucrânia diz que é deles. Mas por que, ao invés da guerra, não faz um referendo para ver com quem o povo quer ficar? Seria muito mais simples, democrático e mais justo”, argumentou o presidente.

MEDIAÇÃO – Lula voltou a defender a participação do Brasil em uma mediação para dar fim à guerra.

“Está faltando interlocução, pessoas com substituição para serem ouvidas. É aí que o Brasil tem se colocado. O Brasil está dizendo, em alto e bom som, que não queremos participar do conflito, que nós gostamos de sentar à mesa para ver se encontrar uma solução é plenamente possível”, afirmou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A informação foi enviada pelo comentarista Gilberto Clementino, sempre atento à política internacional. A ideia de Lula é altamente democrática, mas não se adapta à situação. Por óbvio, o governo da Ucrânia não vai aceitar, porque várias regiões do seu país são mais russas do que ucranianas, como a Crimeia, por exemplo. Portanto, o presidente Volodymyr Zelensky vai colocar areia na proposta de Lula, jamais a aceitará. Enquanto não destrói seu país e seu povo, Zelensky não sossega . E Lula deveria estar cuidando da vida do Brasil e não da vida dos outros . (CN)

11 thoughts on “Ideia de Lula seria boa – fazer referendo em vez de prosseguir guerra na Ucrânia

  1. Embora presida um país importante, Lula não tem relevância externa. Perdeu a credibilidade (se é que um dia teve) falando asneiras e se metendo em assuntos dos quais nem sabia do que se tratava.

    É triste. Mas já virou um pária na Venezuela e na Argentina (para ficar na América do Sul) e é alvo de chacota de Macron na França.

    E a eventual chegada de Trump novamente à Presidência dos EUA agravaria ainda mais o já fraco (internamente) e irrelevante (externamente) governo Lula.

    Espera-se que não. Mas…

  2. Governo com problemas

    “Airbus diz que entrega de novo Aerolula demorará 2 anos.”

    “FAB consultou empresa europeia de aviões a pedido de Lula e equipamento só ficaria disponível para o próximo governo; opção é comprar modelo usado.”

    Usado por usado, mandem consertar o que o Lula largou há um mês no México.

    Ou o problema seria a Janja, que deve ter posto no ‘contrato’ viajar o mundo – sem compromisso – em avião novo e com toda a mordomia?

    Acorda, Brasil!

  3. Maduro ameaça, e Lula (que não conseguiu ‘enrolar’ o ditador com papo furado), se esconde amedrontado.

    Venezuela sobe tom e diz que Lula pratica ‘agressão descarada e grosseira’ contra Maduro.

    Regime de Caracas intensifica críticas a Lula, que teme milicianos e força aérea venezuelana.

  4. Que deprimente a ignorância completa do CN sobre a situação na Ucrânia.

    As tais regiões separatistas são um engodo criado pela Rússia, nunca existiram movimentos separatistas relevantes nessa região. Assim como tbm são engodo as áreas na Geórgia e nas Moldávia.

    Tanto que nestas regiões o povo continua atacando as tropas invasoras da Rússia.

    E aí o que faz o CN? Culpa as vítimas pela violência caindo na lorota russa e do abjeto do Lula.

    Lamentável.

  5. Voltemos ao problema inicial: Zelensky quer colocar a OTAN em posição de ataque à Rússia. Ou seja: quer porque quer uma versão atual da Crise dos Mísseis e no papel contrário ao exercido por Cuba em 1962.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *