Tales Faria
do UOL
O presidente Lula (PT) deve enviar ao Congresso um pacote para cortar gastos de militares, políticos e empresas. O chefe do governo tem dito nas reuniões dele e nessa última, especialmente com ministros, que pretende enviar ao Congresso um pacote de cortes voltado não só para o que ele chama de ‘andar de baixo’, mas também para a ‘turma de cima’.
Isso inclui, segundo os interlocutores do presidente, as emendas dos parlamentares ao orçamento, aposentadorias de militares, vantagens e penduricalhos do Judiciário e subsídios às empresas.
DISSE LULA – A frase exata do presidente que eu apurei foi a seguinte: “Se é para cortar, cortamos de militares, políticos, empresas, todo mundo”. É difícil acreditar que o governo acabe mesmo mandando chumbo para todo lado, mas é o que Lula tem defendido.
O governo ainda não definiu as dimensões dos cortes que serão feitos. A estratégia seria mandar para o Congresso um pacote que justifique os cortes nos ganhos dos trabalhadores, esses chamados andar de baixo e assalariados, com uma contrapartida no chamado andar de cima.
A dimensão desses cortes e onde exatamente eles ocorrerão, por incrível que pareça, ainda não estavam definidos até essa segunda-feira (11). Tem algumas coisas definidas, mas a dimensão exata não está definida.
GASTOS SOCIAIS – Os debates incluem os ministérios da Saúde, Educação, Trabalho, Previdência e Desenvolvimento Social, todos os ministros dessas áreas têm reclamado.
Houve até casos com os dois ministros (da Previdência, o Carlos Lupi, do Trabalho, o Luiz Marinho), que ameaçaram se demitir. O presidente Lula falou incluir o andar de cima, justamente para acalmar os revoltosos.
O presidente Lula, é claro, espera reações do Congresso e do Judiciário. Já deixou claro que espera protestos também do Congresso e pressões do Judiciário, mas segundo ele, aí todo mundo vai ter que se expor, foi o que argumentou.
PREVIDÊNCIA MILITAR – Por isso que ele pediu ao ministro da Fazenda, o Fernando Haddad, que chamasse para as conversas o ministro da Defesa, o José Mucio. Segundo a ministra Simone Tebet, do Planejamento, a Previdência dos Militares causa um déficit de 49,7 bilhões ao orçamento.
O argumento do presidente é que tudo bem, todo mundo tem direito de reclamar, mas tem que se expor ao julgamento da sociedade tanto quanto do governo. Esta semana Lula e a equipe econômica teriam novas rodadas de reuniões com integrantes do Ministério da Defesa e da Casa Civil. Não se sabe se vão conseguir fechar os projetos hoje ou amanhã. A ideia é depois discutir com os presidentes da Câmara e do Senado e até do Supremo Tribunal Federal.
EMENDAS – Lula também levantou o gasto com emendas parlamentares, praticamente o que a Fazenda está pedindo de corte. No podcast Análise da Notícia, o colunista José Roberto de Toledo complementou:
São R$ 50 bilhões nesse ano, com um agravante que vem crescendo. Se a gente pegar o que aconteceu com as emendas parlamentares, desde que o Eduardo Cunha, então presidente da Câmara começou esse processo, ele ganhou corpo com Rodrigo Maia e se consolidou totalmente com o Arthur Lira. O aumento é de 11 vezes. É uma multiplicação dos gastos.
O valor aumentou também na gestão do Lira, mas o que o Lira conseguiu nos três primeiros anos como o presidente da Câmara, que talvez consiga de novo no quarto, é uma execução de 90%, 99% das emendas, entendeu? Não deixar nada sem ser pago. Realmente ele conseguiu transformar as emendas, mesmo as não impositivas, em algo quase obrigatório para o governo. E é isso pode entrar em negociação também, segundo José Roberto de Toledo.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Lula da Silva tem toda razão. Se é para cortar, vamos reduzir de quem ganha mais, de quem inventa penduricalhos, de quem exige privilégios, de quem não se interessa pelos pobres. Isso, sim, é fazer justiça social. Parabéns, presidente, siga nesta linha e terá o respeito e a admiração dos brasileiros. (C.N.)
COP AZERBAIJÃO, MAIS UMA ENGANAÇÃO! Eco-92? 30 anos de canalhices e palhaçadas políticas. Ecologia, Meio Ambiente, aquecimento global, efeito estufa, (…). Trilhões e trilhos, possivelmente quatrilhões de páginas foram escritas nos meios escolares, universitários, acadêmicos, empresariais, etc., desde a Rio-92. Dentre todos as espécies deste planeta, a humana é a mais monstruosa, canalha, facínora, hipócrita, dissimulada, maquiavélica, fingida, egocêntrica, egoísta, escravista, destruidora, exterminadora, falsa, enganadora. Os políticos e os religiosa são os mestres dos mestres em tudo isso. Esses patifes, calhordas, monstros, bestas sanguinárias, extintores da natureza, estão há mais de 30 anos em viagens inúteis de primeira classe, pelo Mundo, em riquíssimos e caríssimos hotéis, em conferências, encontros, palestras, etc., às custas de seus respectivos trabalhadores, sociedades, pagadores de promessas e extorsivos impostos, taxas, contribuições. Se os cidadãos do bem, povo comum, trabalhador, empreendedor, estudioso, sociedade decente, digna da vida civilizada, dependerem dessa corja imunda de viajantes descerebrados, desvairados, cínicos, mentirosos, a Terra se tornará o planeta Vênus, dentro de poucas décadas! Já deveríamos ter plantado quatrilhões de árvores geneticamente modificadas, transgênicos sugadores de CO2, nesses 30 anos. Os cientistas devem urgentemente desenvolver árvores grandes e poderosas, que cresçam velozmente, celeremente, e saudáveis, funcionais para aplacar, neutralizar o apocalipse climático. O bambu, cresce 1 metro por dia; eucalipto, etc. Árvores frondosas podem ser combinadas; raízes poderosas para crescerem em determinados tipos de solo, etc. Esqueçam essa canalha política! Convoquem imediatamente os cientistas do mundo todo para essa missão salvadora da humanidade. O planeta voltará a sua forma esplendorosa, tão logo perecer o último ser humano! Os políticos só servirão para roubar todo o dinheiro dos créditos de carbono dos países pagadores! Biotecnologias, sim! Tecnologias salvadoras, sim! Políticos, não! Dinheiro na mão de ladrão, sabemos o que acontece! Eles são a escória da humanidade! Coloquem verbas nas mãos dos cientistas! Somente a Ciência poderá neutralizar a poluição continuada! Quais meios de transporte, geração de energia, construções, moradias, escolas, universidades, estradas, etc., deixarão de poluir o planeta? As placas solares velhas deixarão de poluir? Navios, aeronaves, deixarão de poluir? Qual combustível substituto deixará de poluir? A humanidade deixará de plantar, comer, defecar, adoecer? Parem já, com toda essa palhaçada mentirosa! Somente a Ciência poderá evitar o cataclismo final que se avizinha! Os políticos são lixo! São mentirosos! São corruptos! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.
Concordo com Lula e sugiro começar o corte pelas emendas parlamentares e supersalários.
Bem em linha com o que eu tinha comentado anteiormente. Mas conseguir isso é algo difícil, pois cada um quer o bem para si e os outros que se ferrem. A corda sempre arrebenta do lado nais fraco.
Sim é verdade, mas não acho errado, é necessário negociar sonhando alto para colher alguma coisa, já sabendo que muita coisa vai ser podada por esse congresso podre, mas pode passar alguma coisa. E caso reprovem tudo, o governo terá argumento para jogar a responsabilidade no colo desses deputados toscos, e com razão.
Clap, clap, clap, clap, perfeito, presidente. Já estava demorando para tomar essa decisão. Grande dia!
Nunca é tarde para se fazer a coisa certa! O passado ficou para trás, não dá para ser modificado, mas o futuro dá para para se fazer diferente. Aleluia! Que realmente isso aconteça. O q não será nada demais….pois todos tem os mesmos direitos.
O pior? O que pretensamente sobrar, também sendo subtilmente desviado, vai desaparecer!
Lula se aborreceu e quer cortar mordomias e penduricalhos
Sr. Newton
Pago a picanha com cerveja se o Ladrão cortar as mordomias do Soviético Tucanal Federal..
Cortar tudo, lagosta, camarão, vinhos franceses e até os aviões da FAB…, carros blindados, seguranças e os Super-Salários dos 11 Iluministros.
Vamos ver se o Ladrão tem o corpinho de 30 e com o viagra fica com 20…….
Bora, Ladrão, mete o pé na porta…….
Ou vai arregar de novo??
aquele abraço.
Ele não disse que vai ou não dar o corte.
Eu gostaria que ele desse o corte, com força.
Janja poderia ajudá-lo nessa empreitada de dar o corte.
Após virar caricatura de si próprio, o que Lula diz já não teria mais tanta credibilidade.
É pena. Mas essa panaceia agora nos ‘cortes de gastos’ já seria delírio de Lula. Ele já não tem toda força que tenta mostrar.
Não fez até hoje o ‘revogaço’, que disse que faria, da reforma trabalhista de Temer e da reforma da Previdência de Bolsonaro, ambas altamente deletérias e prejudiciais ao trabalhador e à família.
“Durango Kid só existe no gibi”, já disse Raul Seixas.
Acorda, Brasil!
Se REDUZIR o reajuste anual do SALÁRIO-MÍNIMO, Lula será o maior TRAÍRA da grande maioria dos brasileiros, com exceção apenas dos privilegiados.
https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/11/13/camara-suspende-sessao-apos-confirmacao-de-explosoes-e-morte-na-praca-dos-tres-poderes.ghtml
O cabra é uma dialética metamorfoseada em narrativas abstratas.
Dizia o velho dono da empreiteira, esse cidadão gosta mesmo é de obséquios.
No frigir dos ovos alheios vai servir osso de canela para o lumpemproletariado e banquetes de comilança aos albae gallinae fillius.
O rompante do $talinacio está mais pra voo de galinha que de condores andinos.
só lembrando “pacote” fiquei arrepiado…https://www.google.com/search?q=pacote+de+abril&oq=pacote+de+abril&aqs=chrome..69i57j0i512l6j0i546i649.12280j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8
Dinheiro, dinheiro, dinheiro…, quem quer dinheirooo…? O dinheiro acima de tudo, até de Deus. Eis o pomo da discórdia e da concórdia. Basta bater no cocho e a manada ruidosa, dependente do eráio se cala, ou a silenciosa se revolta. http://www.tribunadainternet.com.br/2024/11/13/lula-se-e-para-cortar-cortamos-de-militares-politicos-empresas-todos/#comments