Qual a importância em olhar o adolescente numa perspectiva histórica?

Adolescentes se sentem mais felizes quando estão sem redes sociais, diz  pesquisa

Na História da Humanidade, adolescência é coisa recente

Luiz Felipe Pondé
Folha

Sempre existiram adolescentes? De certa forma, não. Fisiologicamente, provavelmente, sim. Assim como provavelmente sempre existiu menopausa, apesar de muitas mulheres morrerem antes da idade da menopausa. Fome, guerras, estupros, pestes.

Qual a importância em olhar o adolescente em perspectiva histórica? Como sempre, quando se trata de olhar um fenômeno na perspectiva histórica, o que está em jogo é a desnaturação, isto é, parar de achar que a condição adolescente seja natural como uma pedra.

UMA COMMODITY – Claro que hoje existe uma “ciência do adolescente”, que vai da medicina à psicologia, da sociologia a antropologia, da política ao marketing. Mas isso nada significa em termos de afirmar consistentemente que o adolescente seja um fato tão natural quanto uma pedra. Ainda mais em pleno século 21, quando uma ciência implica um mercado. O adolescente, hoje, é uma commodity.

Como prova do profundo caráter histórico —e social— do fenômeno, basta ver como o adolescente hoje pode ter até 40 anos de idade. Adultos regredidos, figura típica do século 21, são adolescentes tardios, diriam os especialistas.

Eu acrescentaria: são prova incontestável de que, apesar de existirem fenômenos fisiológicos no corpo dito adolescente, há um elemento comportamental de base social e histórica que transcende a tal fisiologia.

ALGUMAS QUESTÕES – Para pensar a partir de uma perspectiva histórica concreta — e não se perder em conceitos complexos do tipo “como era a sociedade do neolítico ou da Idade Média”— pergunte algumas questões como as que listo abaixo.

Sem fuga – Teria o adolescente na Idade Média um quarto onde ele pudesse se esconder para ficar ouvindo música, remoendo “daddy issues”? Evidentemente que não. Poderia ele “fugir” para qualquer canto “dele”, distante da opressão dos pais ou da sociedade? Evidentemente que não. Um dos riscos seria morrer de fome.

Sem folga – Pessoas, digamos, com 15 anos de idade —que nem sabiam em absoluto que tinham 15 anos de idade e que, portanto, “cientificamente” seriam adolescentes, e, por consequência, seria esperado que entrassem em conflito com “a sociedade”— trabalhavam duro de Sol a Sol para não morrer de fome, de frio —na dependência de que região do globo viviam— ou seriam assassinados a qualquer momento. Meninos poderiam já estar guerreando, e meninas grávidas aos montes.

Sem acolhida – Seus pais não poderiam garantir acolhida a surtos ditos adolescentes em busca de si mesmos. Não teriam como escolher suas roupas ou exigir o direito de ter “suas próprias ideias acerca de como se deve viver”. Enfim, o adolescente é uma criação histórica e social tanto quanto a roda, o trem, o avião.

Condições materiais – Existiria algum especialista que interpretaria suas “necessidades psicológicas”? Evidentemente que não.

Claro que podemos arriscar dizer que o adolescente exige certas condições materiais para se manifestar enquanto adolescente no mundo real e, por isso mesmo, sem essas condições, ele deixaria de existir.

Uma consequência da aceitação de que um fenômeno seja histórico é a consciência de que o desaparecimento das condições sociais, políticas e econômicas —as tais condições materiais— que o trouxeram à realidade o faria também desaparecer, muito possivelmente.

FIM DA ADOLESCÊNCIA – Portanto, uma catástrofe de dimensões gigantescas pode, simplesmente, fazer desaparecer da face da Terra os adolescentes num curto espaço de tempo.

Assim como, em muitos lugares do mundo, eles nunca existiram, talvez apenas como o sujeito de um ritual de passagem rápido, muito mais curto do que a chamada adolescência, e, evidentemente, sem nenhuma chance de fazer escolhas, crises com os pais, ou direitos de serem exigentes.

Sem quartos pessoais, escolas com psicólogas preocupadas em não perder o aluno para o concorrente em épocas de baixíssima natalidade, sem redes sociais, sem música, sem educação formal que leve anos, sem profissões que exigem formação anterior e cara, sem tempo livre, sem férias, sem incontáveis livros ensinando como ter um filho adolescente que será empreendedor e feliz, o adolescente desaparecia do mapa.

LONGA DURAÇÃO – Levando o argumento ao seu plano mais duro —uma redução ao absurdo, como se diz em filosofia—, poderíamos arriscar dizer que o adolescente é uma moda, até a agora, de longa duração.

Mesmo assim, se olharmos de um ponto de vista em que a espécie se veja na duração dos seus, digamos, 200 mil anos, essa moda vista agora como de longa duração não passaria de um piscar de olhos no oceano do tempo indiferenciado.

É sempre bom pensar em nós mesmos de um ponto vista pré-histórico. Isso evita que pareçamos tão ridículos.

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