Plano para executar Lula conclui a investigação e indicia Bolsonaro

Bolsonaro se hospedou na Embaixada da Hungria após perder passaporte | Agência Brasil

Bolsonaro escapa, porque não houve tentativa de execução

Carolina Brígido
do UOL

A descoberta de um plano para executar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocou a conclusão da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado que corre no STF (Supremo Tribunal Federal). Entre os alvos da apuração estavam o ex-presidente Jair Bolsonaro, membros do governo e militares de alta patente suspeitos de terem tramado para anular o resultado das eleições de 2022.

Na avaliação de integrantes do STF, com mais elementos trazidos à tona sobre o caso, a investigação foi considerada concluída e Bolsonaro está formalmente indiciado, junto com outros 24 envolvidos, incluindo ministros, autoridades e militares.

Antes da decisão da Polícia Federal, que fez o indiciamento nesta quinta-feira, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, já tinha dito a interlocutores que pretendia apresentar denúncia ao STF contra autoridades suspeitas, antes mesmo de terem sido concluídas as investigações.

ADIAMENTO – Com a inclusão das novas provas na investigação, o mais provável era que a denúncia contra Bolsonaro e militares apontados como participantes no crime ficasse para 2025, porque as atividades do STF se encerram no dia 20 de dezembro. O recesso das cortes superiores vai até o dia 2 de fevereiro. Mas a PF preferiu fechar logo as investigações.

Segundo apuração da Polícia Federal, além de Lula, também eram alvo do plano de execução o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

O caso foi incluído no bojo das investigações decorrentes do 8 de janeiro de 2023, que está sob a relatoria de Moraes.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Os defensores de Bolsonaro, incluindo os filhos, alegam que, se o relator Alexandre de Moraes respeitasse as leis, o que é meio complicado, a denúncia seria prejudicada, porque planejar golpe de estado, com assassinato e tudo o mais, nada disso é considerado crime. Somente existe crime e condenação se tiver havido, no mínimo, tentativa de execução, e não houve isso, na prática. (C.N.)

9 thoughts on “Plano para executar Lula conclui a investigação e indicia Bolsonaro

  1. Moraes nada vale

    Nem dá pra confiar em um “promotor” “juiz” “investigador” “vítima” que cava e semeia tantas e tantas nulidades.

    Afinal, a nulidade conhecida é dolo

    Ela é a mãe indigna da monstruosa impunidade.

    Mas num país de pusilânimes

    As mais de 700.000 mortes evitáveis por COVID precisam antecipar o acerto de contas que demora demais para chegar em outra vida.

    Eu apenas enxergo, penso e, logo, “duvido porque existo”.

  2. Decadente, Bolsonaro já não assusta

    Ao optar por salvar a pele, delatando Bolsonaro sem reservas, Cid mostra que o ex-presidente golpista – ora decadente, inelegível e indiciado – já não causa temor a seu ex-ajudante de ordens.

  3. Tiraram Loola da prisão por seu processo não ter transitado em foro competente.
    Alexandre é foro competente para ser juiz, promotor, investigador e vítima no caso Bolsonaro?
    A esquerda vai dizer que é.
    Que fim levou o general que deu água aos vândalos no dia da baderna? O general Gonçalves Dias

  4. Advogado André Marsiglia, sem tirar nem por…

    “O cenário político precisa ser lido em conjunto com o cenário jurídico. Houve um dar de mãos entre Executivo e Judiciário, o que traz um elemento a mais: o Legislativo fica em menor número, e isso não pode acontecer numa república, que precisa ter três poderes independentes e um fiscalizando o outro. É um cenário político desigual, desproporcional, e uma república desproporcional não é uma república”, disparou.

    “Há uma exploração do cadáver do sujeito, isso é o pior de tudo”, lamentou.

    “Incrível, todo dia descobrem um plano novo logo depois de o governo cometer uma gafe [caso de Janja xingando o empresário Elon Musk]”. Não posso dizer que é de propósito, mas não podemos ser ingênuos e não notar esse time… Do ponto de vista jurídico, pelo que li, não houve nenhum ato executório. Planejar crime não é crime. Se fosse, teríamos que prender todos os escritores e roteiristas de séries!”, ressaltou.

    https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/64943/advogado-no-inquerito-do-fim-do-mundo-solta-o-verbo-sobre-a-e39nova-configuracao-do-stf-veja-o-video

    • Por que o ex-PGR Rodrigo Janot não esta preso? Ele não disse que encontrou o Gilmar Mendes armado com a intenção de mata-lo?

      Por que o José Dirceu não esta preso? Ele não admitiu envolvimento no plano de assassinar Jair Bolsonaro?
      “A facada no Bolsonaro foi ERRO NOSSO!”

      Por que jornalistas da grande (minúscula) impren$a, e$quer$tas e pet$sta$/p$oli$ta$, durante os 4 anos de governo do presidente Jair Bolsonaro, que abertamente pediram, desejaram, planejaram a morte de Bolsonaro não estão presos?

      Por que o e$$eteefe não se preocupa com fatos reais e não com suposições, hipóteses e conjecturas? Afinal de contas, quem sofreu um golpe que quase tirou a sua vida foi Bolsonaro. Por que a gestão compartilhada do Brasil (Petê, e$$eteefe e polícia partidaria) não tem interesse algum in investigar algo real, que verdadeiramente ameaçou a nossa democracia?

      • O LADRÃO corrupto, convicto e condenado; o “Daniel” criminoso, convicto e condenado; o Cabral cleptomaniaco, convicto e condenado a 200 anos de prisão; e o empreiteiro Odebrecht, que denunciou o “amigo, do amigo, de meu pai” estão TODOS soltos?

        Ainda tem uns otários que defendem este estado de coisas. Defendem a propria destruição de suas vidas, família e país.

        Repito: se esta bom pra vocês que vivem no Brasil, esta bom pra mim também. Eu não serei afetado por isso, nem minha esposa, nem meus filhos.

  5. Enquanto o Lulavirus segue contaminando as finanças públicas, o Cupim da República continua na sua labor destrutiva, roendo neurónios e desestabilizando a paz no país.
    #CampanhaNacionaldeSaúdeMentalJá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *