Aborrecido com o PT, Lula não comparece ao jantar da bancada

Lula diz que governo vai “brigar muito” por espaço na Eletrobras

Lula teve de botar o pé no freio da anistia por causa do PT

Carlos Newton

A política brasileira é tão surrealista que nem mesmo seus personagens principais conseguem acompanhar a velocidade das mudanças de temperatura e pressão. Agora, por exemplo, está havendo uma distensão, desde a visita “fora da agenda” que os comandantes militares fizeram ao presidente Lula da Silva no Palácio da Alvorada, sábado passado, quando lhe pediram que envidasse esforços para aprovar a anistia aos golpistas, para “zerar o jogo” e “desanuviar o ambiente político”.  

Era tudo o que Lula precisava para iniciar uma negociação com a base aliada, para aprovar o projeto de anistia que já está tramitando. Com isso, pacificaria o país e se fortaleceria para a eleição de 2026, quando voltará a enfrentar Bolsonaro, que estaria enfraquecido pela concorrência de outro forte candidato de direita, Pablo Marçal, com quem dividirá os votos.

REBELIÃO PETISTA – Mas nem tudo são flores para Lula, porque o Diretório do PT, sem consultá-lo, acaba de aprovar novas diretrizes para proibir que militares atuem na política e para boicotar o Centrão, que tem participação na base aliada. Em tradução simultânea, Lula terá de enfrentar primeiro essa rebelião petista, liderada pelo casal Lindbergh Farias (líder na Câmara) e Gleisi Hoffmann (presidente do partido), que pretendem esquerdizar o PT.

Outro problema de Lula é a oposição do Supremo, com o ministro Alexandre de Moraes à frente, apresentando novas provas do envolvimento dos militares.

Somente depois de pacificar o PT é que Lula poderá negociar com o Supremo e a base aliada a aprovação da “anistia Tabajara”, no dizer do comentarista José Luis Espectro.

CANCELAMENTO – Aborrecido com a intransigência do PT, Lula cancelou sua participação no jantar com os 68 deputados do partido, organizado pelo ministro da comunicação, Paulo Pimenta, e que foi realizado nesta quarta-feira.

O pior mesmo é a posição de Jair Bolsonaro, que ainda não entendeu o que significa a aproximação entre o Planalto e os comandantes militares. Assim, ao invés de ficar quieto e deixar Lula jogar o jogo, o ex-presidente fica se dizendo perseguido político, pensando (?) que Donald Trump o salvará, através de pressões ao Brasil, como se o presidente americano não tivesse mais o que fazer.

Agora, só resta a Lula aguardar a passagem do final do ano, para retomar as negociações dessa “anistia Tabajara”, torcendo para que Bolsonaro e as lideranças petistas parem de atrapalhar a “entente cordiale”, como se dizia antigamente na política, quando havia possibilidade de acordo.

9 thoughts on “Aborrecido com o PT, Lula não comparece ao jantar da bancada

  1. Sr. Newton

    Imagine a dupla de bandidos corruptos nadando nesses bilhões.??

    “..Juscelino concentra poder sobre os R$ 3,1 bi do 5G após aval de Lula

    Antes, projetos bancados com essa verba precisavam de autorização da Anatel

  2. “Se não é parlamentarista, nem presidencialista, nem semipresidencialista”, o sistema de governo seria então o que? Uma Cleptocracia (*)?

    O ministro Flávio Dino escreveu que o atual sistema de governo não é parlamentarista, nem presidencialista, nem semipresidencialista. É algo “singular”, cujo grau de ingerência do Congresso no orçamento público não se equipara a nenhum outro.

    Suspeita-se, diz o ministro, que esse sistema de emendas possui uma “face oculta” (a falta de transparência) que leva a “perpetuação do poder” e “continuísmo político”.

    O Congresso avançou sobre o Executivo na posse de uma ferramenta clássica de política: a alocação de recursos via orçamento público.

    Consolidado como está, e com um Executivo sem votos no Legislativo, o atual sistema de governo não volta ao falecido “presidencialismo de coalizão”, que Lula achou que assumiria.

    O Estado de S. Paulo, Opinião, 04/12/2024 | 20h00 Por William Waack

    “(*) Cleptocracia é um governo cujos líderes corruptos (cleptocratas) usam o poder político para se apropriar da riqueza de sua nação, geralmente com o desvio ou apropriação indevida de fundos do governo às custas da população em geral.

    Uma característica do roubo socioeconômico de base política é que muitas vezes não há anúncio público explicando ou se desculpando por apropriações indevidas, nem quaisquer acusações legais ou punições cobradas contra os infratores.

    Em uma cleptocracia, os políticos corruptos enriquecem secretamente e ilegalmente, por meio de propinas, subornos e favores especiais, ou simplesmente direcionam fundos do estado para si próprios e seus associados.

    Além disso, os cleptocratas frequentemente enviam grande parte de seus lucros para países estrangeiros, para garantir segurança financeira caso percam o poder.”

  3. ô xente! (sou nordestino)… lembrei-me da Tríplice Entente que foi uma aliança militar entre a França, o Império Russo e o Reino Unido, estabelecida entre 1907 e 1917. Ao contrário da Tríplice Aliança, a Entente não consistia em uma aliança militar de defesa mútua obrigatória. fui…

    • A Tríplice Aliança foi um massacre do Brasil, da Argentina e do Uruguai contra o Paraguai.
      Oitenta e cinco por cento dos homens paraguaios foram dizimados.
      A Inglaterra instalou os três países covardes por natureza.
      O Brasil não tem moral para acusar Israel de genocídio em Gaza. É melhor ficar quietinho se não quiserem levar um tranco dos israelenses, que não revidaram a agressão de Lula, por desconhecerem completamente a história da região sul americana.

      • Sr Roberto, esta tese da participação da Inglaterra na Guerra do Paraguai foi criada pela esquerda na década de 60. Não se sustentou. Esta guerra estourou quando Brasil e Argentina derrubaram o Presidente eleito do Uruguai ( amigo do Paraguai) e como revide, Solano Lopes invadiu o Mato Grosso.

  4. Ninguém perdeu nada, com a falta do Presidente Lula na reunião do Partido. Poucos suportam os discursos sem eira nem beira do mandatário, sem lógica, enfadonhas, repetitivos e até vulgares no vocabulário tosco. Muitos até dormem ou fazem cara de paisagem, como o ministro Ruii Costa, que olha para cima, olha para os lados, revira os olhos, obrigado a suportar a ladainha inútil. Observem e poderão constatar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *