Carlos Newton
Recebemos de Celso Luiz Costa um interessante comentário que merece uma resposta mais extensa.
“Todos os dias pela manhã, costumava tomar meu café com o celular em mãos e ler os artigos da Tribuna da Internet.
Uma pergunta ao editor: porque artigos de jornais claramente voltados à esquerda (Uol, Folha, Estadão, Globo)? E|raramente um artigo voltado à direita? É sob o signo da liberdade?”
PÕE PIMENTA – A mensagem de Celso Costa foi imediatamente respondida por outro prestigiado comentarista, James Souza Pimenta, nos seguintes termos:
“Celso, originariamente este site é de esquerda, desde os tempos de Hélio Fernandes. Eu sou um conservador, sou de direita. O lado positivo é que assim tenho mais chances de fazer o contraponto e peitar os devotos do experimento soviético.
Citar as matanças dos grandes carniceiros da humanidade com essa ideologia e mostrar Stalin matando os ucranianos de fome, no chamado Holodomor, ou a picaretada que ele mandou dar na cabeça de Trotsky, isso é suficiente para sacolejar os possíveis neurônios que ainda possam ter os devotos.
Na Tribuna, quando aparece um artigo do Guzzo é como dar uma pedrada na casa de marimbondos, provoca uma ira santa e o amor guardados no subconsciente da esquerda aflora como um novo Átila, o flagelo de Deus”.
ERRO DE DOSIMETRIA – Bem, amigos, desculpem se cometemos erros de dosimetria ideológica aqui na Tribuna. Se ocorrem, não são propositais. Nosso espaço não é editado para favorecer esta ou aquela ideologia. Pelo contrário, nosso objetivo editorial é transcrever o que de mais importante está sendo publicado na mídia, para que cada leitor chegue à sua conclusão.
Não queremos direcionar nada. Além dos citados UOL, Folha, Globo e Estadão, publicamos habitualmente CNN, Veja, Gazeta do Povo, Correio Braziliense, BBC News, Metrópoles, Poder360 etc.
Repita-se que o objetivo não é privilegiar o que é de esquerda, mas divulgar o que é mais importante. Pessoalmente, sou um dos jornalistas que mais criticam o PT e Lula, porque estão no poder e quem governa tem obrigação de fazer o que é certo. É por isso que Millôr Fernandes dizia: “Jornalismo é oposição; o resto é armazém de secos e molhados”.
BALANÇO – Como sempre fazemos, vamos divulgar agora o balanço de contribuições. Primeiro, o que faltou no balanço de outubro, quando estive com problemas de saúde e não pude pegar o extrato da Caixa Econômica Federal, cujo cartão havia expirado.
D!A REGISTRO OPERAÇÃO VALOR
08 081152 DEP DIN LOT……….100,00
28 288903 DEP DIN LOT……….230,00
30 301757 TRANS P/ INT………200,00
Agora, as contribuições feitas também na Caixa, mas no mês de novembro:
12 121404 DEP DIN LOT………230,00
16 161022 DEP DIN LOT………100,00
Em seguida, os depósitos feitos na conta do Itaú/Unibanco, no mês de novembro:
01 TED 001.5977.JOSE A P J……….301,11
01 PIX TRANSF PAULO RO…………..100,00
04 PIX TRANSF JOSE FR………………150,00
12 PIX TRANSF JOAO AN……………….50,00
14 TED 001.4416.MARIO ACR……..300,00
29 TED 033.3591.ROBERTO SN…..200,00
Por fim, o depósito feito na conta do Bradesco em novembro:
21 3225948 LC BRANCO PAIM………400,00
Agradecendo muitíssimo a todos os amigos e amigas que colaboram para manter esse espaço independente na web, prometemos que vamos ter cuidado com a dosimetria, para que não fique parecendo que somos mais de esquerda do que de direita, ou vice-versa, muito pelo contrário.
###
P.S. – É uma lenda dizer que Helio Fernandes era de esquerda. Na verdade, ele era apenas um excepcional jornalista, que defendia os interesses públicos. E isso basta, porque é tudo. (C.N.)
É preciso definir o que é ser de esquerda ou de direita. Se refere a quê? Costumes ou economia?
Ditaduras não valem, pois não se enquadram.
Em costumes sou mais conservador que progressista.
Em economia prefiro a social democracia que me parece o regime que traz menos desigualdades.
Políticas econômicas protecionistas podem ser enquadradas em que ideologia? Na política de esquerda ou de direita?
Prefiro o que seja melhor à maioria, desde que o país esteja em equilíbrio fiscal.
Por falar em equilíbrio fiscal, as classes mais privilegiadas já começam a reação contra medidas que tentam moralizar um pouco mais as disparidades de rendimentos existentes. O Congresso irá resistir às pressões e, como sempre, usará o chicote no lombo dos que podem menos? Pelo jeito, essa hipótese parece ser a mais provável.
Não resta dúvida, numa visão do século XX, a dinâmica geopolítica mundial atesta que a Social Democracia recuperou, estabilizou e promoveu o bem estar social em inúmeros países vítimas da falta de recursos naturais, do rescaldo econômico da 2ª Guerra e de ditaduras fascistas.
Já pensou, Sr. José, este paraíso de recursos minerais, florestais, hídricos e climáticos governado sob o império da Lei e o objetivo da felicidade nacional por um governo social democrata…Suíço…ou Dinamarquês.
Pois é, lembrando que a social democracia é o meio termo entre o capitalismo e o socialismo.
Hélio Fernandes, em:
https://web.archive.org/web/20211022225317/https://heliofernandesonline.blogspot.com/
Outros “dendos”, em:
https://www.facebook.com/share/p/5uH4qtqFMED2m5KG/
“TEMER, CORRUPTO, CORRUPTOR, FARSANTE, DELINQUENTE, ACUMULANDO DENUNCIAS DE ROUBALHEIRAS, CAÇADO PELOS 3 PODERES E PELA POLICIA FEDERAL. AOS PÉS DO CADAFALSO, ACREDITA E SE IMAGINA UM REDIVIVO ROBESPIERRE, SERÀ ENTERRADO POLITICAMENTE NO DEPARTAMENTO DE LIMPEZA PÚBLICA
HELIO FERNANDES
Desde que o vice Floriano Peixoto derrubou Deodoro e se apoderou arbitrariamente do poder, muitos vices assumiram, usando o mesmo subterfúgio. E a mesma tática e estratégia da conspiração das madrugadas. Em apenas 3 anos, de 1951 a 1954, levaram Vargas a um fim glorioso e histórico, desprezando o poder, preferindo deixar a vida para entrar na Historia. O vice articulador de tudo, assumiu mas não governou, queria mais poder. Foi afastado pelo Supremo Tribunal Federal, em 22 de novembro de 1955.
(Rapidamente para lembrar e comparar com o Supremo de hoje. O advogado do vice em exercício, Café Filho, entrou no Supremo pretendendo continuar no poder. Sorteado relator, o notável Nelson Hungria levantou e mesmo de pé, improvisou um voto magistral, afirmando, ” o vice conspirador não pode continuar”. Seguido por unanimidade o voto de Hungria, Café Filho foi afastado, Juscelino assumiu sem susto em 31 de janeiro de 1956, depois de viajar 32 dias pelo mundo, como presidente eleito e ainda não empossado.
Assisti a essa sessão histórica, sentado na primeira fila, entre os extraordinários Milton Campos e Dario de Almeida Magalhães. Alguns ministros de hoje, não todos, (mas a maioria) poderiam rever os anais. Que diferença. Talvez agissem de outro modo, recuperando o prestigio do judiciário e salvando o país).
OS 3 PODERES,DESUNIDOS, DESARMÔNICOS, DESARTICULADOS, SUBMETIDOS E DEPENDENTES
57 anos depois desse episodio,um outro vice usurpador está no poder. Café Filho tinha apoios isolados, era conspirador desde 1935, mas não roubava. Antes da vice, morava num apartamento modestissimo. Como vice continuou morando ali, no Rio, só o presidente da Republica tinha palácio.
Vargas tinha dois, o Catete para trabalhar, o Guanabara para morar. Achou um exagero, eram vizinhos, ficou morando e trabalhando no belíssimo Catete, doou o Guanabara para o então Distrito Federal. (Temer logo vitoriosa a conspiração, se apossou de 3 palácios).
Michel Temer preparou e consumou a conspíração parlamentar que o levou ao poder, com apoio ostensivo, enrustido ou escondido dos Três Poderes. E dentro deles, o que havia de mais podre em toda a História Republicana. Os que não participaram se acumpliciaram coletiva e pessoalmente pela omissão. Estão sendo recompensados até agora pela bandalheira comandada diária e diretamente, pelo maior LADRÃO da Republica. O próprio Temer, na acusação publica do ex-amigo tambem LADRÃO, Joesley Batista.
O POVO NÂO SUPORTA TEMER, TEMER TEM PANICO DO POVO
Depois de mais de 16 meses da elevação da vice a presidente, caiu para 3% de popularidade.. Presidentes, ditadores, vices em exercício, se exibiam e gostavam da comemoração do 7 de Setembro.Temer foi o primeiro que assistiu de longe, não participou,teve medo da repulsa geral. Não vai a lugar algum, se apavora com a possibilidade ou a expectativa de uma simples vaia, que ele sabe que virá.
Sua realidade, quase certeza, que transmite a áulicos e cúmplices, pelo menos os que ainda estão em liberdade, apesar de vastamente denunciados: “Nosso mandato vai até 2018, conto com vocês”. E não abandona aquele sorriso melífluo, blandicioso, dúbio, supérfluo, cansativo. Sua outra ideia fixa e repetida: se comparar com Robespierre e com a Revolução Francesa.
Temos que nos livrar de Temer, nada a ver com a Revolução de1789. A bela “Marselhesa” (que era para ser o hino da oposição mas não da Revolução), em determinado momento chama e conclama: “Ás armas, Cidadãos”. Não queremos as armas e sim os cidadãos.
Temos que expulsar Temer. Com apoio do Legislativo e do Judiciário se for possível. Sem eles se for necessário.”
1) Penso que hoje, essa coisa de Direita/Esquerda está muito misturada…
2) Viva Millôr Fernandes e Helio Fernandes !
Subscrevo
Bom dia a TODOS. Viva a liberdade!! Viva a Tribuna da Internet! A tribuna é livre e o “microfone” sempre aberto para qualquer comentário não ofensivo.
Frequento a Tribuna da Imprensa e da Internet há algum tempo.
Temas atuais são bons para debates, o que se aprende deixando de lado as verdades absolutas ditada por ideologia compensa se eliminarmos as agressões gratuitas e depreciativas.
Vamos que vamos antes que a bagaça vá para o brejo.
Carlos, força na peruca que Xandão vem aí!
Esqueci de dizer, sou fã de Millor Fernandes, cérebro privilegiado.
Hélio Fernandes era muito amigo de Carlos Lacerda ( aliás, acho que a Tribuna da Imprensa era do Lacerda). Quando Lacerda comunicou ao Hélio que iria abandonar a política, Hélio lhe falou :
– “Carlos, não desista agora. Você é a pessoa mais preparada para governar o Brasil.”
Lacerda respondeu ao Hélio ( acho que foi profético)
” Hélio, talvez você possa até ter razão, mas eu não sou o mais preparado para conseguir os votos pra isto “
Sr. Newton
Talvez o Sr. Celso não entendeu que a Extrema-Imprensa Sabuja Corrupta Porca Imunda tem o monópolio da informação, por enquanto é claro,
A cada dia a Midia Picareta com seus jornazistas nazi-fasci-mussolinos ficam sem credibilidade, mesmo com o controle das notícias.
Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, merval, a Imprensa Alternativa está tomando conta da situação, e logo vai ter o controle das noticiais, ai é só fechar a tampa do caixão da Mídia Nefasta junto com todos os jornazistas…..
Aquele abraço
Já que o assunto é imprensa e comunicação, gostaria de deixar aqui uma reflexão que publiquei a respeito no começo do ano, até como uma despedida de minha atividade pseudo literária.
https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-politica/8009171