Bruno Boghossian
Folha
A malandragem arquitetada para destravar o pagamento de emendas parlamentares representa mais do que um dia comum na relação entre Planalto e Congresso. Ao definir regras que garantem a liberação do dinheiro no apagar das luzes de 2024, o governo Lula fecha um acordo generoso com o centrão para a segunda metade deste mandato.
O bloqueio imposto por Flávio Dino à farra das emendas colocava detonadores na estrutura de escoamento de verba montada pelo Congresso nos últimos tempos.
RETOMAR O PODER – O governo não escondia que enxergava a decisão como uma oportunidade para recuperar o poder sobre a distribuição de recursos em troca de apoio em votações na Câmara e no Senado.
Mas o Planalto deu um passo atrás ao perceber que não seria capaz de vencer essa guerra, nem mesmo com o apoio do STF.
A ameaça pública de paralisia das operações políticas de interesse do governo foi suficiente para convencer Lula a preservar engrenagens importantes do arranjo que abastece os parlamentares.
BRECHAS DA FESTA – A portaria do governo empurra o Congresso na direção de alguma transparência na indicação da verba e dá uma certa discricionariedade ao Planalto para abrir e fechar a torneira de pagamentos, mas deixa brechas suficientes para manter parte da festa.
Uma delas permite que as emendas de comissão continuem a ser fatiadas pelos mandachuvas do centrão, agora camufladas sob a assinatura de líderes partidários.
O acerto não é só um ajuste burocrático desse balcão de negócios e indica que o governo voltou a sentir a necessidade de oferecer uma abertura maior para o Congresso.
CENTRÃO EM ALTA – Não por acaso, o pacto coincide com a volta de rumores de que Lula poderia nomear um deputado do centrão para chefiar a articulação política, o que facilitaria ainda mais a distribuição das emendas.
O acordo também foi fechado com a cortesia de outra coincidência, que desnuda a desfaçatez do centrão. Na segunda (9), o deputado Elmar Nascimento avisou que a pauta de votações estava travada pelo bloqueio dos pagamentos.
No dia seguinte, um primo do parlamentar foi preso numa operação contra o desvio de emendas, depois de jogar uma sacola de dinheiro pela janela.
PERNÁQUIA NA CARA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA! Lembro que o grande e inesquecível comediante Ronald Golias gostava de gritar ‘’pernáquia’’ para seus desafetos da ‘’Família Trapo’’, que tanto fazia rir o povo da Ditadura de 64! As mulheres inglesas heroínas da Segunda Grande Guerra colocaram o nome de ‘’Operação Pernáquia’’ em seus jogos de guerra que acabaram com os submarinos assassinos seriais de Hitler. Quando o comandante da marinha britânica perguntou o nome da operação, elas disseram: ‘’Pernáquia, senhor, pernáquia na cara do Hitler’’. Eu convido todo o povo brasileiro a soltar uma ‘’pernáquia’’ em homenagem à democracia assassina das Diretas-Já, 40 anos. Imaginem que a pernáquia vai em direção ao focinho dos membros do Estado brasileiro e dos 3 Poderes torturadores e assassinos de cidadãos do bem que não suportam mais essas bestas-feras entronadas a cada eleição, como deuses do Olimpo Brasileiro! Pernáquia na cara dos jornalistas e formadores de opinião da grande Mídia drogada e prostituída, que passam boa parte do dia elencando crimes hediondos de criminosos que o Estado brasileiro coloca de volta nas ruas para massacrar a população do bem! Mesmo assim, essa corja imunda de hipócritas e celerados não passam um minuto do resto do dia sem falar na grande e maravilhosa democracia brasileira. Pernáquia na cara deles e delas! Pernáquia na cara dos âncoras, jornalistas e repórteres que correram para o Rio Grande do Sul, para convencerem o povo a não reclamarem da ‘’Democracia’’, não culparem os políticos pelo dilúvio devastador que irá, por certo, se repetir em breve, se nada for feito, a não ser dar esmolas e donativos ao povo gaúcho, como se ele fosse mendigo! Já falei que uma ‘’muralha chinesa’’ de 4 mil metros de altura, coluna vertebral da América do Sul/Brasil, escoa toda a chuva do novo clima em direção ao Sul do Brasil. Pernáquia na cara dos canalhas negacionistas! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.
Pergunto e sugiro: Porque Senado e Camara ainda não destacaram componentes habilitados de suas conjuntas Comissões de Saúde, para que se desloquem ao Sirio Libanes e constatem o que existe de real a respeito do interno Barba? Cobrem de Senadores e Deputados tal iniciativa elucidadora!
Veja https://x.com/i/status/1867623166266253748
E sem curativos !!!
Lula ganhou (a eleição), mas não levou
O governo do PT de Lula é um governo fraco, e que só consegue manter a ‘fachada de poder’ distribuindo o dinheiro público.
Veja https://x.com/i/status/1867623166266253748
E sem curativos !!!
Nem na nuca !!!