Isabela Mendes
(Broadcast)
O médico Roberto Kalil Filho, que liderou a equipe que tratou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante internação no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, afirmou, em entrevista exclusiva ao Estadão/Broadcast, que Lula está “completamente apto” a se lançar candidato à reeleição para o cargo em 2026, quando seu atual mandato se encerra.
Lula teve alta hospitalar na manhã deste domingo, 15, mas continua em São Paulo pelo menos até quinta-feira próxima, 19, quando fará um novo exame antes de ser liberado para voltar a Brasília.
DISSE O MÉDICO – “Se depender da saúde do presidente, ele está completamente apto”, destacou Kalil. Segundo o médico, o quadro do presidente foi um caso delicado, em que ele foi transferido para São Paulo, operou e saiu bem da cirurgia. “Uma semana, claro, de muita atenção, inclusive pós-operatório”, disse.
Kalil acrescentou que Lula ficará em observação pela equipe médica no próximo mês, mas que pode voltar a trabalhar e despachar da sua residência. A única restrição para o petista, reiterou, é atividade física.
Sobre visitas, o cirurgião afirmou que não estão proibidas ao presidente, mas que não são recomendadas neste momento. “Se ele quiser receber uma pessoa ou outra, veja, vai estar em casa. Aí depende muito do presidente. Em relação à sugestão médica, quanto mais ele ficar restrito, resguardado, essa semana seria bom”, ressaltou.
QUEDA COMUM – Em relação à queda sofrida por Lula, Kalil descartou a possibilidade de haver alguma condição de saúde preexistente que a tenha causado, como labirintite ou pressão alta, por exemplo. “Não, não. É como se ele tropeçasse. Ele mesmo falou: foi cortar a unha com o auxílio de um banquinho e escorregou. É uma queda comum”, ponderou o cardiologista na entrevista. Kalil enfatizou, no entanto, que o chefe de Estado brasileiro teve alta hospitalar, e não alta médica.
Para o médico, Lula deve aguardar pelo menos um mês para retomar as viagens ao exterior como presidente da República. “Ele deve esperar um pouco, a depender do próximo mês. Depois de um mês, ele obviamente vai retomando, talvez, viagens internacionais”, afirmou.
Kalil também observou que o presidente “cuida da saúde, cuida da dieta, se preocupa com o peso e faz exercício”, e, portanto, é uma pessoa saudável.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É comovente a atitude do médico, que atua como marqueteiro do presidente, garantindo que ele pode ser candidato daqui a dois anos, quando está claro que a validade de Lula está praticamente vencida, pois confunde Macrom com Sarcozy e a banda de Paraibuna com a bunda da paraibana. Nem o médico, nem Janja, nem Mãe Dinah podem dar essa garantia. É irresponsabilidade. Aliás, o médico é inconfiável. Disse que fez uma trepanação no crânio de Lula, mas na verdade foram duas, conforme se vê nos dois curativos – um na área lobo-frontal e outro na parietal. (C.N.)
Isso é um canalha. Isso é um escroto. Isso é um vagabundo. Isso é um decrépito. Isso é um completo imbecil. Ah país vagabundo.
Lobo frontal?
Será que não foi lobotomia?
Mais um médico monstro, igual aquele que disse “é só uma gripezinha”….
Esse como o outro não chegam perto dos meus animais de estimação……
Um banquinho, um tamborete de perna falsa? Quem o colocou lá?
Quem acredita nisso, o cara que tem zilhões de funcionários no palácio presidencial, se duvidar tem um até para limpar seu ‘ass’, vai cortar as unhas dos pés, com o auxílio de um banquinho… conta outra pestistas. Ele tava era mamado.